top of page
Captura de Tela 2021-07-05 às 11.12_edited.jpg

Porto Rico enfrenta ataque cibernético e incêndio em Companhia Elétrica

Roselaine Araujo
Jornalista da Brasiliano INTERISK - raraujo@brasiliano.com.br

05/07/2021

Junho | 2021

No início de junho, a ilha de Porto Rico ficou no escuro. Com um incêndio numa subestação elétrica, milhares de pessoas ficaram sem luz. A companhia elétrica informou também que sofreu um ciberataque DDoS, embora não tenha associado imediatamente o fogo ao crime cibernético.
 

"Um incêndio significativo foi relatado na subestação de Monacillos, no município de San Juan. O incêndio causou apagões significativos em toda a ilha. A situação ainda está sendo avaliada e foi feito um trabalho intenso para restaurar o sistema. A Luma descobriu um ataque de negação serviço distribuído (DDoS) voltado para o portal do cliente My Luma e o aplicativo móvel", divulgou a Luma Energy, no Twitter.

 

A invasão no sistema da companhia elétrica foi noticiada duas horas antes do apagão. O ataque DDoS gerou 2 milhões de visitas por segundo, o que impediu os clientes de acessar suas próprias contas.

Um ataque de negação de serviço (DDoS) à plataforma dos clientes não pode gerar uma explosão. No entanto, a empresa informou que está investigando uma possível relação entre os casos. 

 

Não é primeira vez que a companhia elétrica revela falhas no seu sistema. Segundo a Associated Press, a Luma Energy já notificou problemas técnicos que interromperam seu serviço de distribuição de energia elétrica. Autoridades locais revelaram que a empresa está enfrentando apagões desde quando começou iniciou o seu trabalho no local.

 

O governo de Porto Rico não revelou oficialmente o número de pessoas que ficaram sem trabalhar devido ao apagão. Segundo a representante de Porto Rico perante o Congresso em Washington, Jenniffer González, o apagão afetou 500 mil pessoas. "O incêndio em Monacillos e o apagão afetaram mais de meio milhão de residentes, setores sem luz por uma semana e ambos não parecem acontecimentos isolados. Tenho alertado entidades federais da lei e da ordem para que cada evento seja investigado. Prejudicaram o povo, são eles que sofrem", postou Jenniffer em seu Twitter.

 

A Luma Energy é uma empresa criada para atender Porto Rico - território dos Estados Unidos no Caribe - sob as empresas-mãe ATCO e Quanta Services, ambas líderes na América do Norte. O escritório do FBI em San Juan declarou à imprensa que está investigando os incidentes. O ataque foi o mais recente em uma cadeia de crimes cibernéticos que afetou a infraestrutura crítica nos Estados Unidos e em satélites como Porto Rico.

 

Para evitar riscos críticos cibernéticos dessa natureza, a Brasiliano INTERISK oferece ao mercado o Software INTERISK, que permite a empresa visualizar os riscos de forma estruturada. O INTERISK é uma solução na nuvem, operando em tempo real, compartilhando entre as partes interessadas as informações com eficiência e segurança. Invista em Tecnologia Cibernética e proteja os dados e a credibilidade da sua empresa.

Há muitas outras vantagens do Software INTERISK.

Para saber mais acesse aqui!

bottom of page