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Até que ponto as Notícias Falsas podem interferir na sua marca?

Agosto | 2017

Se as empresas já sentem dificuldades em obter uma boa imagem no mercado com preocupação voltada para riscos estratégicos e operacionais, as consequências negativas para a imagem da empresa podem aparecer da mesma forma a partir de notícias falsas. É preciso ter atenção e um plano de respostas emergencial para reagir em casos como esses..

Desde sempre as notícias falsas existem e representam uma forte ameaça para a imagem das empresas, mas com a internet e o avanço da tecnologia a propagação da informação se dá em uma velocidade exponencial e atinge um número muito grande de pessoas, desta forma, as notícias falsas acabam ganhando proporções enormes e são tratadas como notícias reais pelas pessoas, exigindo uma resposta rápida e eficaz. 

 

Um dos fatores mais preocupantes das notícias mentirosas é que mesmo em grandes plataformas elas podem aparecer. Isso cria um cenário desafiador para marcas que querem preservar sua imagem e não se associar a conteúdos duvidosos, pois a maioria das pessoas que compartilham as notícias, não tem cuidado em checar a fonte ou veracidade.  

 

Quanto maior for a dimensão da marca, maior é a repercussão da notícia. Mas, para uma marca não tão grande, ter sua reputação questionada pelas mídias sociais tem um peso até mais devastador.

 

Metade das agências e profissionais de marketing acreditam que suas marcas estão associadas a sites de notícias falsas e conteúdo inapropriado e 70% reconhecem o impacto negativo da exposição, segundo uma sondagem apresentada pelo diretor de conteúdo do UOL, Rodrigo Flores

 

Como sugestões para evitar que a imagem da empresa seja relacionada com notícias falsas ou mitigar os danos depois de falsos rumores, podemos utilizar alguns passos:

 

  1. Ter um plano de respostas estruturado e pronto para ser aplicado caso necessário, para reagir da maneira mais rápida e assertiva possível;

  2. Disponibilizar informações e canais de comunicação oficiais da empresa (Redes Sociais, Site, Newsletters) onde o cliente possa confiar nas informações;

  3. Investir na comunicação da empresa para alcançar toda a base de clientes e consumidores, dando a resposta e esclarecimentos necessários sobre as notícias falsas,

Quanto mais rápida for a reação da marca em responder os comentários, menos rumores negativos irão se espalhar. A prevenção com o gerenciamento dos riscos é fundamental, não deixe para começar a fazer o primeiro passo quando algo acontecer, pois as pessoas não esquecerão tão cedo como a marca lidou com a situação.

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