A materialização de riscos é um fato, pois não existe segurança 100%.
Dentro deste enfoque, visando haver uma prevenção eficaz, há necessidade da sua empresa possuir um banco de dados de ocorrências dos seus riscos.
Estas ocorrências, irão estudar as possíveis falhas e impactos, gerando para a sua empresa e para o gestor de riscos uma inteligência com base no registro, análise e investigação.
O registro e a apuração das perdas são extremamente importantes para que sua organização tenha um banco de dados, oferecendo histórico e inteligência para mensurar a probabilidade e impacto dos riscos, de forma efetiva, aplicando o conceito de antecipação aos riscos.
No Software INTERISK o Módulo Gestão de Perdas está integrado com o Módulo de Gestão de Riscos por disciplina e tipologia de riscos, fornecendo agilidade e interconectividade.
O módulo de perdas possui ainda indicares que podem ser gerados por:
O módulo de Gestão de Perdas é de simples manuseio e possui as seguintes fases:
1
Registro
Realiza a abertura da ocorrência e classifica em qual disciplina de riscos o evento ocorreu, fazendo uma descrição dos danos, dos envolvidos, repercussão na mídia, paralisação da operação e notificação do grupo de emergência.
Análise e Parecer
Lista as fragilidades da ocorrência, controles, envolvidos, registro oficial das áreas, impacto real e potencial, para que você possua informações estruturadas, garantindo a tomada de decisão para uma investigação eficaz.
2
3
Investigação
A investigação é a inspeção dos fatos, identificando a causa raiz das perdas com a aplicação da ferramenta Diagrama de Causa e Efeito (DCE), neste momento temos a visão dos fatores de riscos identificados pelo gestor da área possibilitando acrescentar novos fatores de riscos mediante a apuração dos fatos.
Encerramento / Conclusão
4
Mediante o resultado da investigação é necessário realizar o plano de ação, atuando na causa raiz do problema, aplicando a ferramenta 5W2H. Otimizando recursos com uma gestão automatizada do plano de ação!