Como lidar com o Risco de Fraude e Corrupção no Cotidiano

Setembro | 2017

Infelizmente a fraude e corrupção viraram assuntos corriqueiros em nosso dia a dia e representam fortes ameaças para todas as empresas, independentemente do tamanho ou setor, pois pode vir de pessoas próximas e necessita da colaboração massiva das pessoas para ser superada.

As consequências negativas da corrupção para a empresa afetam diretamente as finanças e imagem, gerando desperdício de dinheiro, perdendo eficiência e credibilidade.

Eliminar a fraude e corrupção do ambiente corporativo é possível e requer um processo estruturado, onde o ponto focal é a disseminação de uma cultura antifraude e anticorrupção. Para isso algumas práticas podem ser úteis:

  1. Implantar o Processo de Gestão de Riscos de Fraude para todos os processos da empresa, compreendendo as questões das pressões que a pessoa pode vir a sofrer, como também a racionalização, ou seja a sua tomada de decisão em realizar ou não a fraude;

  2. Implantar o Programa de Compliance na empresa, com uma forte campanha interna, visando sensibilizar os colaboradores e parceiros;

  3. Ter os códigos de ética e conduta bem objetivos, visando deixar claro para os funcionários o comportamento desejado;

  4. Ter no código de ética as consequências se o colaborador infringir o respectivo código. Este item é de supra importância, pois ajuda o colaborador refletir se compensa desviar sua conduta;

  5. Realizar treinamentos periódicos e contínuos sobre Fraudes, Compliance, e Código de Ética;

  6. Enfatizar nos treinamentos as responsabilidades de cada ator da empresa, utilizando para isso o Modelo das 3 linhas de defesa;

  7. Possuir procedimentos específicos para prevenir fraudes e ilícitos

  8. Sempre incentivar a transparência da pessoa jurídica

  9. Teste de Controles dos riscos de fraude e corrupção, devem ser constantemente operacionalizados pela Auditoria.

  10. Fazer os contratos de forma minuciosa, sem deixar espaço para manobras que pequem contra a ética da empresa;

  11. Implantar canais de denúncia, visando dar a chance e oportunidade dos colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes, realizarem a denúncia anônima para que a empresa possa investigar.

 

Nada adianta desenvolver um código de ética, pregar a moral e ter um discurso contra a corrupção se os líderes da empresa cometem deslizes – mesmo que pequenos no dia a dia. Uma empresa íntegra é construída por todos, então, cabe ao gestor dar o exemplo.

Com os processos sendo auditados e monitorados constantemente, o risco de corrupção diminui e empresas especializadas como a Brasiliano INTERISK podem colaborar com treinamentos e implantação de processos de Gestão de Riscos de Fraude e de Compliance. Entre em contato para solicitar uma demonstração de nosso serviço.

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato
  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004