A Alta Administração + 3 linhas de defesa

Outubro | 2017

A prestação de contas sobre o estabelecimento dos objetivos da organização é dever da alta administração e os órgãos de governança. As linhas de Defesa precisam de integração para facilitar o entendimento das informações reportadas sobre os fatores de riscos críticos e controles ao mesmo tempo em que precisam de papéis definidos com clareza para evitar que uma linha realize o trabalho da outra, sobrecarregando a defesa.

Os papéis:

  • Primeira linha (Gerentes Operacionais) -

Os controles são desenvolvidos como sistemas e processos sob sua orientação de gestão operacional, sendo responsável por manter controles internos eficazes e conduzir procedimentos de riscos e controles diariamente.

  • Segunda linha (Gerenciamento de Riscos e Conformidade) -

A segunda linha de defesa ao assumir função de conformidade que monitore diversos riscos específicos, tais como a não conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, reporta diretamente à alta administração e, em alguns setores do negócio, diretamente ao órgão de governança.

  • Terceira linha (Auditoria Interna) –

A segunda linha de defesa tem um propósito vital, mas não pode oferecer análises verdadeiramente independentes aos órgãos de governança acerca do gerenciamento de riscos e dos controles internos. São os auditores internos que fornecem ao órgão de governança e à alta administração avaliações abrangentes baseadas no maior nível de independência e objetividade dentro da organização.

  • Linhas adicionais (Externos) –

Os auditores externos, reguladores e outros grupos externos à organização fornecem avaliações às partes interessadas da organização, incluindo o órgão de governança e a alta administração. No entanto, as informações de riscos reunidas são menos extensas do que o escopo abordado pelas 3 linhas internas.

 

Para que as linhas de defesa façam a troca das informações de maneira mais ágil e completa, e a alta administração tenha a visão holística de todo o processo, elaboramos a solução que permite a análise de todos os riscos da empresa, mesmo com diferentes métricas e ferramentas, em baixo de um único framework. A vantagem para a auditoria está no fato de que todos os fatores de risco podem ser visualizados em uma única matriz, a primeira e segunda linha podem cadastrar diferentes disciplinas de riscos de diferentes setores da empresa que as informações serão integradas, proporcionando a visão holística para a alta administração.

Entre em contato para falar com um de nossos especialistas e conhecer melhor o software que agiliza e deixa a gestão dos riscos na sua empresa mais completa.

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004

  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle