top of page
Os Riscos Cibernéticos – Não baixe a guarda!
Outubro | 2017
O mundo VICA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) é impiedoso para as empresas que não conseguem acompanhar a velocidade das mudanças. A tecnologia segue o mesmo caminho evoluindo exponencialmente e resultando em oportunidades e ameaças para as pessoas e empresas. Ao mesmo tempo que facilita e agiliza o gerenciamento dos negócios e informações, aumenta a vulnerabilidade dos ativos corporativos.
O armazenamento de dados, pessoais e corporativos, dentro das organizações deve ser tratado com cautela, uma vez que as informações contidas nesses dados sensíveis são alvos de hackers e resultam na divulgação pública de dados sigilosos, fuga ou sequestro de informações.
Os principais meios de crimes cibernéticos são:
-
Falhas na segurança do sistema,
-
Contaminação por vírus,
-
Falha humana: Principal causa e ponto de vulnerabilidade nas empresas,
-
Roubo ou furto de código de acesso,
-
Corrupção de dados armazenados,
-
Roubo de hardware
-
Violação na segurança de dados;
As consequências do crime cibernético podem variar da insegurança dos clientes até a imagem comercial prejudicada, reduzindo vendas e o valor de mercado da empresa.
Para implantar controles de segurança eficazes nos ambientes ligados à computadores ou tecnologias que contenham informações sigilosas para empresa, é necessário realizar uma gestão de riscos bem estruturada, para avaliar os fatores de riscos e controles.
Algumas das medidas básicas de segurança que toda empresa deve tomar são:
-
Atualização de antivirus e firewalls
-
Implantar a cultura defensiva na empresa
-
Classificar todas os dados da empresa (para definir o que é crítico)
bottom of page