Como a Inteligência Artificial ajuda na
Gestão de Riscos e Auditoria?
Janeiro | 2018
A Inteligência Artificial (IA) já é realidade para muitas pessoas e empresas, sendo uma das principais tendências que terão impacto no gerenciamento de riscos corporativos segundo o Sumário Executivo da revisão do COSO ERM. A automação é uma das vantagens que mais agregam valor com a IA.
Com o cenário VICA, definição dada ao mundo atual que é: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo os profissionais de diversos setores buscam soluções que colaborem com agilidade na coleta de informações facilitando o trabalho. Com os Gestores de Riscos Corporativos e Auditores não é diferente, a procura por facilidade e velocidade em um ambiente tecnológico e competitivo tem a Inteligência Artificial como saída.
Como definição, Inteligência Artificial é um ramo de pesquisa da Ciência da Computação que se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio humano. Uma das principais qualidades que torna a Inteligência Artificial tão atrativa é a automação.
Dentro dos sistemas tecnológicos o poder da mineração de dados ajuda a evitar novas falhas, automatizando as tarefas e resultados, permite que os empregados ganhem mais tempo e qualidade na coleta de informações da empresa, diminuindo a margem de erro que sistemas sem automação, como planilhas por exemplo, possuem.
Em outras palavras: com automação o potencial para contribuir com a melhoria da eficiência dos negócios, geração de valor e redução de custos é enorme. Um exemplo de software com automação é a solução INTERISK, que contempla os módulos integrados de Gestão de Riscos Corporativos, Gestão da Continuidade de Negócios e Auditoria Baseada em Riscos com automação nas etapas dos processos e análises, sendo o único no mercado capaz de calcular a interconectividade entre riscos, mesmo com métricas e ferramentas diferentes, em um único framework gerencial solicite uma demonstração com um de nossos especialistas de Inteligência em Riscos.