A interconectividade entre riscos:
O arquipélago dos Riscos Corporativos

Janeiro | 2018

A gestão de riscos corporativos contém inúmeras disciplinas de riscos corporativos, que quando são tratadas isoladamente, podem gerar resultados equivocados na análise. Podemos definir a análise das disciplinas de riscos como “ilhas no oceano”, se olhar uma única ilha, será impossível saber o tamanho do arquipélago.

Existem inúmeras disciplinas de riscos corporativos, sendo que essas disciplinas vão evoluindo e mudando durante o tempo. O risco cibernético que a pouco tempo não tinha relevância, atualmente é uma das maiores preocupações para as pessoas e empresas.

Confira algumas das disciplinas existentes:

√ Processo √ Estratégico √ Segurança Empresarial Avançado √ Fraude √ Social √ Crédito √ Gerencial √ Meio Ambiente
√ Saúde e Segurança do Trabalho √ Projeto √ Tecnologia da Informação √ Ativo √ Cibernético √ Compliance √ Mercado
√ Regulatório √ Suborno e Corrupção √ Produção √ Cadeia Logística √ Qualidade √ Liquidez √ Gestão de Capital

vantagens software Interisk, brasiliano interisk, inteligência em riscos, auditoria, matriz de risco

Matriz de Risco - Software INTERISK

O volume de riscos, em cada disciplina é enorme. Cada risco possui uma motricidade, um nível de influência sobre outro, para que os gestores tenham uma visão holística deste quadro há a necessidade de saber quais riscos são motrizes (possuem grande influência em todos o universo de riscos da empresa), quais são os de ligação ( os que são ao mesmo tempo motrizes e dependentes, ou seja há uma incerteza muito grande, embora estes também influenciem os riscos dependentes), quais são os riscos dependentes (aqueles que para concretizarem dependem dos motrizes e os de ligação) e os denominados franco atiradores, os independentes, que não são influenciáveis por ninguém.

 

Para fazer a gestão dos riscos corporativos, os profissionais necessitam desta visão. Para isso a Brasiliano utiliza-se do Teorema de Bayes, probabilidades Condicionantes e da Matriz de Impactos Cruzados, vinda da área de Cenários Prospectivos, do cenarista francês Michel Godet.

vantagens software Interisk, brasiliano interisk, inteligência em riscos, auditoria, matriz de impacto cruzado

Matriz de Impactos Cruzados - Software INTERISK

Visando possuir a criticidade versus a motricidade dos riscos, a Brasiliano INTERISK, sendo única no mercado, cruzou as duas matrizes ( Risco x MIC), tendo como resultado uma terceira matriz,  Matriz de Priorização de riscos, que traz como resultado quais riscos são os mais relevantes para a corporação.

Matriz de priorização de riscos - Interisk

Matriz de Priorização de Riscos - Software INTERISK

Qual a grande vantagem desse cruzamento?

O gestor passa a enxergar, além dos riscos críticos, os riscos sistêmicos, aqueles que possuem alta motricidade, ou seja embora não seja crítico acaba por influenciar um ou mais críticos. Se o gestor não tratar este risco sistêmico irá literalmente enxugar gelo, pois a causa raíz continuará atuante, não eliminando a influência de concretizar os riscos.

Essa visão holística e estratégica só pode ser suportada pela integração de informações, gerando INTELIGÊNCIA EM RISCOS, que somente um sistema de tecnologia pode fornecer.

A interconectividade entre riscos passa a ser um diferencial estratégico, além de agregar valor para a estratégia e performance da empresa.

Solicite uma demonstração do software INTERISK para visualizar na prática, como a visão holística e integração dos módulos de Auditoria Baseada em Riscos, Gestão da Continuidade de Negócios e Gestão de Riscos Corporativos podem colaborar com seu trabalho agilizando e facilitando sua análise.

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004

  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle