O combate à Corrupção e fraudes
necessita ganhar mais força no Brasil para reagir
Fevereiro | 2018
A Transparência Internacional divulgou no dia 21/02/2018 o Índice de Percepção da Corrupção (IPC), indicador de corrupção mais utilizado no mundo, e o Brasil nunca recebeu uma nota tão baixa, despencando 17 posições desde o último release. Mas mesmo com os escândalos de fraudes e corrupção que assolaram nossa pátria nos últimos tempos, ainda esperamos contar com avanços significativos no compliance das empresas.
As sujeiras políticas e diversas fraudes nos mais varíados setores, inevitavelmente mancharam a imagem (que nunca foi totalmente limpa) de nosso país. A percepção dos outros países e dos próprios brasileiros passou a ser pessimista quando o assunto é honestidade, consolidando o estereótipo do “jeitinho-brasileiro” que sempre leva vantagem em tudo e nunca tem a punição justa.
Foi somente com a investigação Lava-Jato e com as prisões realizadas a partir dela, que a esperança de justiça ressurgiu. A maioria das empresas acusadas de envolvimento ilegal foram reestruturadas com melhorias nas áreas de compliance, gestão de riscos e auditoria, passando agora, a impressão de que a corrupção não faz mais parte da cultura. Claro que reconquistar a confiança perdida leva muito tempo, e sabemos que a Fraude é uma eterna luta entre: Controles Internos/Externos x Fator Humano, mas já podemos notar um grande avanço por parte dessas empresas e temos o dever de nos mantermos atentos para cobrar qualquer situação anormal.
Algumas práticas adotadas pelas empresas como forma de Programa Antifraude são:
-
Política de Gestão de Riscos de Fraude;
-
Processo de Gestão de Riscos de Fraude – FRA;
-
Manual AntiFraude/AntiCorrupção: Código Conduta;
-
Canal de Denúncia;
-
Processo Investigativo;
-
Programas de Treinamento;
-
Seguir as melhores práticas do mercado e legislações vigentes.
As empresas que apresentam uma boa aplicação de compliance e demonstram, com transparencia, um trabalho organizado e eficaz das áreas de gestão de riscos e auditoria, agregam valor sob o ponto de vista dos clientes. Incrementar a gestão de riscos corporativos e a auditoria baseada em riscos de forma completa e integrada, é hoje, essencial para o sucesso corporativo.
Uma vez que, segundo pesquisas mundiais, de 5% à 10% do faturamento das empresas no mundo é desviado por fraudes, com o combate à fraude e corrupção, as empresas podem se diferenciar de seus concorrentes aos olhos do mercado e têm a capacidade de aumentar o lucro.
O software INTERISK é uma das soluções da Brasiliano INTERISK que colaboram com o combate à fraude e corrupção nas empresas, sendo uma ferramenta com módulos de Gestão de Riscos Corporativos, Auditoria Baseada em Riscos e Gestão da Continuidade dos Negócios; nosso software integra todas as disciplinas de riscos corporativos em uma única matriz, dando a visão holística para os gestores e auditores. Os gestores ganham facilidade para cadastrar e avaliar os fatores e riscos críticos da empresa e os auditores tem agilidade para analisar quais são os controles que precisam ser testados para comprovar a eficácia e garantir a segurança do processo.
Figuras – Software INTERISK | Disciplinas