4ª Revolução Industrial –

razões para abandonar planilhas e
começar a utilizar sistemas de Gestão de Riscos

Março | 2018

Estamos vivenciando a chamada 4ª Revolução Industrial, uma nova era de automação e desenvolvimento tecnológico que deixaram as tarefas manuais ultrapassadas. Apesar dessa evolução contínua, um dos grandes desafios é mostrar para os gestores que insistem em métodos ineficazes que os sistemas com inteligência são a solução que melhoram o trabalho e trazem muito retorno.

Se o momento é da 4ª Revolução Industrial, o cenário é completamente VICA! O mundo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, possui um volume enorme de informações para serem cadastradas e analisadas. Quando o assunto é riscos corporativos, são incontáveis disciplinas, ferramentas e métricas que os gestores se deparam ao realizar as análises.

4ª Revolução Industrial, Christoph Roser at AllAboutLean.com

Fonte: Christoph Roser at AllAboutLean.com

Máquinas a vapor, energia hidráulica, novas ferramentas

Produção em massa, linha de montagem, eletricidade

Computação e Automação

Internet das coisas, computação em nuvem

Por exemplo: uma instituição financeira pode ter 2 mil riscos que precisam ser cadastrados e fazer isso manualmente, por meio do SAP (Sistema Avançado de Planilhas), é totalmente arriscado uma vez que a probabilidade de erro é grande e o trabalho é muito complexo. Mas não precisa ser assim.

As tecnologias emergentes e as inovações são difundidas praticamente em tempo real com mais velocidade e alcance pelo nosso mundo interconectado. Aproveitar os sistemas que temos à disposição é a melhor saída para que os profissionais ganhem agilidade, facilidade e precisão durante a gestão de riscos e auditoria consequentemente.  

Aqueles que desejam sobreviver em um mercado competitivo como o que existe atualmente precisam estarem aptos para se adaptarem as mudanças e acompanharem a evolução. Em algumas empresas a realidade artificial e robótica como ferramentas e até mão de obra são realidade e estão inseridas no dia a dia em atividades cotidianas.

As empresas não podem mais realizar a gestão de riscos com planilhas, elas precisam possuir um sistema que suporte todas as informações, filtrando-as e facilitando o controle.

Você conhece o software INTERISK?

A Brasiliano tem como carro chefe o software INTERISK, trazendo soluções para as áreas relacionadas à riscos corporativos. São diversos módulos integrados como: Gestão de Riscos Corporativos, Auditoria Baseada em Riscos e Gestão de Continuidade dos Negócio; Inúmeras disciplinas de riscos e suporte completo da equipe de consultores especializados.

O software permite que todas as disciplinas sejam integradas, independente do segmento e métrica utilizada, de forma que possamos trabalhar todas em um único Framework e assim, visualizar todas em uma única matriz gerencial.

INTERISK ainda permite avaliar a interconectividade entre os riscos, com mais precisão e resultando nos riscos que precisam de priorização no tratamento. Confira a seguir o exemplo da matriz de Priorização dos Riscos, com filtro nos riscos que precisam de tratamento prioritário.

Software interisk, software gestão de riscos
Software interisk, software gestão de riscos
Software interisk, software gestão de riscos