4ª Revolução Industrial –

razões para abandonar planilhas e
começar a utilizar sistemas de Gestão de Riscos

Março | 2018

Estamos vivenciando a chamada 4ª Revolução Industrial, uma nova era de automação e desenvolvimento tecnológico que deixaram as tarefas manuais ultrapassadas. Apesar dessa evolução contínua, um dos grandes desafios é mostrar para os gestores que insistem em métodos ineficazes que os sistemas com inteligência são a solução que melhoram o trabalho e trazem muito retorno.

Se o momento é da 4ª Revolução Industrial, o cenário é completamente VICA! O mundo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, possui um volume enorme de informações para serem cadastradas e analisadas. Quando o assunto é riscos corporativos, são incontáveis disciplinas, ferramentas e métricas que os gestores se deparam ao realizar as análises.

Fonte: Christoph Roser at AllAboutLean.com

Máquinas a vapor, energia hidráulica, novas ferramentas

Produção em massa, linha de montagem, eletricidade

Computação e Automação

Internet das coisas, computação em nuvem

Por exemplo: uma instituição financeira pode ter 2 mil riscos que precisam ser cadastrados e fazer isso manualmente, por meio do SAP (Sistema Avançado de Planilhas), é totalmente arriscado uma vez que a probabilidade de erro é grande e o trabalho é muito complexo. Mas não precisa ser assim.

As tecnologias emergentes e as inovações são difundidas praticamente em tempo real com mais velocidade e alcance pelo nosso mundo interconectado. Aproveitar os sistemas que temos à disposição é a melhor saída para que os profissionais ganhem agilidade, facilidade e precisão durante a gestão de riscos e auditoria consequentemente.  

Aqueles que desejam sobreviver em um mercado competitivo como o que existe atualmente precisam estarem aptos para se adaptarem as mudanças e acompanharem a evolução. Em algumas empresas a realidade artificial e robótica como ferramentas e até mão de obra são realidade e estão inseridas no dia a dia em atividades cotidianas.

As empresas não podem mais realizar a gestão de riscos com planilhas, elas precisam possuir um sistema que suporte todas as informações, filtrando-as e facilitando o controle.

Você conhece o software INTERISK?

A Brasiliano tem como carro chefe o software INTERISK, trazendo soluções para as áreas relacionadas à riscos corporativos. São diversos módulos integrados como: Gestão de Riscos Corporativos, Auditoria Baseada em Riscos e Gestão de Continuidade dos Negócio; Inúmeras disciplinas de riscos e suporte completo da equipe de consultores especializados.

O software permite que todas as disciplinas sejam integradas, independente do segmento e métrica utilizada, de forma que possamos trabalhar todas em um único Framework e assim, visualizar todas em uma única matriz gerencial.

INTERISK ainda permite avaliar a interconectividade entre os riscos, com mais precisão e resultando nos riscos que precisam de priorização no tratamento. Confira a seguir o exemplo da matriz de Priorização dos Riscos, com filtro nos riscos que precisam de tratamento prioritário.

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato
  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004