O que fazer para não cometer os erros frequentes na Gestão de Riscos?
Abril | 2018
Com avanço tecnológico de forma exponencial, as atividades que antes eram feitas de forma manual estão sendo automatizadas. Quando analisamos o cenário corporativo de riscos, auditoria e compliance, notamos uma grande evolução no quesito “facilidade e agilidade no trabalho”. Porém mesmo com toda tecnologia e ferramentas à disposição, ainda notamos que a falta da metodologia correta durante às atividades atrapalha o desempenho do profissional. Quais são os erros que você precisa evitar?
As atividades desenvolvidas pelos profissionais que fazem a gestão de riscos / auditoria interna nas empresas exigem muita cautela e expertise dos profissionais. Com a tecnologia e automação à disposição o trabalho está mais simples, mas não adianta contarmos com um software moderno se não temos metodologia e experiencia guiando as etapas.
As principais falhas dos profissionais podem ser resumidas como:
- Não considerar a interconectividade entre riscos
Sem o cálculo da motricidade entre os riscos não sabemos quanto um risco pode influenciar os outros. Uma vez que um risco moderado influencia a ocorrência de um risco crítico, este deve ser tratado com prioridade.
- Aplicar a metodologia errada
A metodologia na gestão dos riscos e suas respectivas ferramentas precisam ser selecionadas com assertividade, sendo definidos de acordo com o escopo e natureza do projeto. A escolha inadequada resulta em excesso, escassez ou incoerência no tratamento de riscos adotado.
- Mitigar riscos em excesso
A falta de foco na gestão de riscos atrapalha o tratamento dos riscos que realmente são críticos, quando o custo/esforço de tratamento não excede o prejuízo do evento, levando em conta seu impacto e probabilidade.
- Não fazer o registro e relato
A Gestão de Riscos precisa ser documentada, não pode ficar só na fase das ideias ou no entendimento pessoal dos gestores. É preciso que ele esteja arquivado em um lugar de fácil acesso e que o relato seja realizado para os responsáveis, assim, quando necessário, todos ficam cientes e sabem onde consultar.