Classificação de dados, a primeira barreira contra os ataques cibernéticos

Julho | 2018

A segurança cibernética é essencial para as pessoas e empresas, mas existem falsos preceitos adotados pelas pessoas que podem abrir brechas enormes e gerar prejuízos inimagináveis. A classificação de dados é primordial, sendo a primeira barreira contra os ataques, uma vez que como sabemos o que é necessário proteger, sem saber o que é importante? 

Um dos maiores erros adotados pelas pessoas é acreditar que investir enormes quantias de dinheiro em tecnologias de proteção cibernética, como antivírus, firewalls ou criptografia, bastam para garantir a segurança no meio virtual. Primeiramente, é necessário saber o que proteger para garantir que o investimento nessas tecnologias realmente seja útil.

A classificação de dados é uma abordagem para gerenciar informações vitais envolvendo as pessoas em estratégias de proteção e assim garantir que todas as tecnologias de proteção de dados funcionem melhor, sendo o primeiro passo para garantir a segurança cibernética, uma vez que todos os documentos, mensagens e dados têm diferentes níveis de relevância para a empresa e por isso devem ser protegidos com prioridades diferentes.

Com a classificação sabemos o que deve ser priorizado para receber os controles e investimentos além de diminuir a probabilidade de uma falha humana ocorrer. Desta forma as organizações podem avançar no atendimento ao compliance a partir de um ecossistema tecnologicamente mais eficaz na proteção dos dados.

Uma das formas de classificar as informações é através de etiquetas visuais em todos os dados digitais criados. Os dados passam a ser gerenciados, protegidos e compartilhados com segurança e confidencialidade, não importando se estão dentro ou fora da organização.

As categorias mais utilizadas para a classificação são:

- Confidencial: Onde o conteúdo só pode ser acessado por pessoas selecionadas, o acesso a esse tipo de informação é altamente restrito.

- Interno: A informação é acessível somente aos colaboradores. Não pode ser repassada para o público externo.

- Geral: É o tipo de informação acessível ao grande público e que não representa ameaça estratégica para a empresa.

 

- Pessoal: Como o nome sugere, são as informações que somente o autor deve ter acesso.

 

Após ter os dados corretamente catalogados conforme a relevância que eles representam para a empresa, temos mais insumos para saber quais soluções tecnológicas devemos utilizar para evitar que informações críticas caiam em mãos erradas.

As organizações buscam proteger suas informações críticas, sendo que um dos maiores riscos é a perda acidental de dados dentro da própria organização. Com os dados corretamente classificados a margem de erro diminui.

Por meio da parceria firmada entre a Brasiliano INTERISK e a empresa britânica Boldon James, oferecemos aos nossos clientes a solução de classificação de dados, garantindo o sigilo, segurança das informações e permitindo o início do trabalho quanto à conscientização dos usuários donos da informação digital em relação à prevenção da perda de dados confidenciais.

Principais benefícios:

- A classificação de dados permite que os usuários atribuam uma etiqueta visual para os todos os dados criados;

- Os dados passam a ser gerenciados, protegidos e compartilhados com segurança e confidencialidade, tanto dentro como fora da organização;

- Faz com que as políticas de gestão de riscos para a disciplina de segurança da informação sejam implementadas de fato;

- Complementa e viabiliza projetos de Prevenção de Perda/Violação de Dados (DLP), Archiving e Criptografia;

- Vincula o usuário dono da informação como responsável pela classificação e gerenciamento;

- Solução simples de instalar e gerenciar;

- Atende as principais normas e regulamentações internacionais.

O classificador de dados permite que todos os dados digitais da sua empresa sejam catalogados com etiquetas visuais, garantindo a segurança da informação e prevenção de dados internos.

 

Conheça mais sobre o software Boldon James clicando aqui!

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004

  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle