
Proteção dos Dados, prioridade absoluta!
Os avanços da tecnologia, o aumento da utilização de meios eletrônicos e escândalos de vazamentos de dados, faz com que as organizações, sejam obrigadas a apresentar uma política de segurança cibernética, bem como implementar soluções que atendam às novas exigências regulatórias.
O Banco Central do Brasil, anunciou no dia 26 de abril de 2018, a Resolução 4658, abordando a política de segurança cibernética e os requisitos para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem a serem observados pelas instituições financeiras.
A resolução orienta que as instituições financeiras implementem e mantenham a política de segurança cibernética. Formulada com base em princípios e diretrizes que busquem assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados e sistemas de informação utilizados.
A política de segurança cibernética fornece algumas diretrizes para as instituições financeiras, entre elas, a classificação de dados e das informações quanto à relevância.
Saber quais documentos são sigilosos e quais os respectivos níveis de acesso, ajuda na prevenção contra a fuga de informação. Os principais condutores para a classificação de dados são:

As métricas para a classificação de dados são definidas e parametrizadas conforme a política de segurança de cada instituição financeira e permite que saibamos qual o nível de acesso de cada informação. Com a classificação de dados sabemos o que é confidencial, pessoal, público ou interno.



A líder mundial em classificação de dados e soluções de mensagens seguras é uma empresa britânica chamada Boldon James, que faz parte da QinetQ (desenvolvedora de sistemas que garantem a soberania de governos e órgãos de defesa em todo o mundo) e oferece software para classificação de dados como uma das suas soluções.
A Brasiliano INTERISK é a representante oficial da Boldon James no Brasil e pode auxiliar a sua organização na implementação da Resolução 4658. Uma vez que com as informações classificadas conseguimos saber o que é mais relevante, evitando a fuga de informações e garantindo a primeira barreira contra ataques cibernéticos.
Oferecemos o software que permite aos usuários atribuir etiquetas visuais para todos os dados digitais criados, de modo que decisões possam ser tomadas de como é gerenciado, protegido e compartilhado, tanto dentro como fora da sua organização.
Boldon James permite que a classificação de dados, o acesso e catálogo de informações sejam feitos de forma automática, conforme cada documento é criado ou editado
Conheça o software Classifier da Boldon James