Como melhorar a Gestão de Continuidade de Negócios!
Março | 2019
Todas as empresas, de qualquer setor ou tamanho, estão sujeitas a passarem por eventos indesejáveis. Eventos estes, que podem trazer impactos negativos e consequências catastróficas para o negócio.
A resposta a um evento ou incidente que resulte na interrupção não programada das atividades no negócio requer a mobilização de toda a organização, de forma estruturada, rápida e concisa para diminuir ou evitar:
-
Prejuízos financeiros e fiscais;
-
Ações legais movidas contra a empresa;
-
Parada da produção;
-
Exposição negativa da imagem;
-
Perda de credibilidade junto a seus clientes e acionistas.
Um Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios – SGCN, permite que a empresa tenha planos e procedimentos necessários para uma recuperação efetiva, minimizando os impactos a organização. Sem os planos de contingência a empresa está sujeita a atrasos no processo de recuperação ou até mesmo impactos irreversíveis e para isso, caso ocorra uma catástrofe, é necessário saber:
-
Por quanto tempo a empresa consegue sobreviver com a paralisação das atividades?
-
Quais ações devem ser tomadas para manter a empresa funcionando?
-
O que deve ser recuperado em primeiro lugar?
-
Quais os procedimentos que os colaboradores devem cumprir?
-
Consegue garantir que os Planos de Continuidade realmente vão funcionar?
A Gestão de Continuidade de Negócios deve representar uma abordagem integrada que envolve a mobilização da organização por inteiro para gerenciar crises e recuperar as operações após a ocorrência de qualquer evento que resulte em falhas na operação.
Desta forma:
-
O Plano de Emergência, utilizado quando todas as prevenções tiverem falhado, define as necessidades e ações imediatas;
-
O Plano de Gestão de Crises endereça todos os elementos necessários à atuação coordenada durante a crise, tomada de decisão de contingência e acionamento das equipes;
-
O Plano de Continuidade descreve as ações e processos necessários para recuperar as rupturas nas operações;
-
O Plano de Recuperação determina o planejamento para que, uma vez controlada a contingência e passada a crise, a empresa retome seus níveis originais de operação
Contar com um sistema para realizar a Gestão de Continuidade de Negócios (GCN) representa maior garantia de segurança para a empresa, uma vez que com tudo registrado e acesso fácil, todos conseguem seguir o sistema de GCN com mais organização e agilidade.
O Software INTERISK é ideal para estruturar a Gestão de Continuidade de Negócios com diversas funcionalidades que permitem realizar a análise de risco, análise de processos críticos, elaboração e acompanhamentos dos planos. De forma a garantir visão estruturada e realista sobre as respostas que possam ser necessárias e a preparação para gerenciar as consequências, minimizando os impactos e tempo de resposta.
Conheça o Módulo de Gestão de Continuidade de Négocios do Software INTERISK -> Clique Aqui