Quer ter o controle da frequência do risco? O Software INTERISK Gestão de Perdas ajuda você!

Outubro | 2019

O que isto significa na prática? Significa que se estou realizando uma auditoria de Não Conformidades na Categoria de Riscos Segurança e Saúde Ocupacional e porventura algum risco se materializa, automaticamente esta ocorrência, além de ficar registrada no Módulo de Não Conformidade para fins estatísticos, irá para o Módulo de Gestão de Perdas do INTERISK.

O objetivo de haver esta interconectividade é a de registrar o acidente no módulo de gestão de perdas para haver uma investigação das suas causas, com o objetivo tornar o acidente materializado menos provável de ocorrer. A maioria das perdas ocorridas em empresas, possuem atividades, que se forem estudadas poderão serem redesenhadas operacionalmente, tornando-as passíveis de terem menos problemas no futuro.

 

O Módulo Gestão de Perdas do INTERISK tem o efeito de reduzir a frequência das perdas em lugar de afetar a severidade quando elas ocorrerem. Portanto é de suma importância a gestão das frequências das materializações das perdas, pois eventos de alta frequência causam grandes efeitos marginais sobre o risco.

 

Então o gestor realizando o framework da não conformidade, conforme abaixo, ele possui também a interconectividade da gestão de perdas, tendo uma clara visão de quanto custou para a empresa aquele risco materializado.

Framework da Não Conformidade

O Módulo de Gestão de Perdas INTERISK consegue reduzir a frequência porque na investigação, ataca de forma incisiva suas fontes em lugar de apenas lidar com os sintomas de falha. Esta é a diferença crucial que o gestor deve estar atento na gestão de perdas.

 

A Gestão de Perdas muda a curva da distribuição de perdas, afetando a frequência esperada perda – risco e afeta apenas indiretamente a variância, e, por consequência as perdas inesperadas. Felizmente, a diminuição do nível médio de frequência também tende a diminuir a variância das perdas agregadas; daí que as perdas inesperadas tendem a decrescer com o efeito colateral.

O ciclo abaixo, de identificação e análise de riscos, demonstra claramente esta integração necessária na gestão de perdas para gerar Inteligência em Riscos.

Abaixo telas do Módulo de Gestão de Perdas:

A análise de ocorrência é primordial para o levantamento dos impactos que o risco causou na sua materialização. Deve-se levar sempre em conta: o impacto direto na operação - IDO  + substituições de ativos e ou trabalhos de RH permanentes  - SP + substituições de ativos e ou trabalhos de RH temporários ( locação) - ST + custos consequentes ( imagem + regulatório ) – CC + ( indenização de seguro  I – prêmio pago até a materialização do risco - P ). Com isso temos a fórmula:

 

Custo da Perda = IDO + SP + ST + CC + ( I – P)  

A análise do levantamento da perda quantifica de forma clara a perda esperada, com a diminuição da frequência, este referencial diminui.

O Diagrama de Causa e Efeito é uma ferramenta estratégica para identificar a causa raíz do motivo da materialização.

O plano de ação sugere medidas para a redução da frequência do risco, diminuindo o impacto na margem do risco.

O nosso Sistema INTERISK, composto de 10 Módulos, proporciona a Inteligência em Riscos, que significa a integração entre os módulos e as categorias de riscos. Esta integração em riscos fornece ao gestor a visão holística e estratégica, fazendo com que possa enxergar de forma estruturada os riscos sistêmicos e motrizes da instituição.

 

Os 10 módulos existentes, 8 integram-se de harmoniosa, possuindo canais de comunicação interrelacionados, visando manter a troca de informações entre eles:

- Gerenciamento de Riscos

– Auditoria Baseada em Riscos

– Continuidade de Negócios (incluindo Emergência – Crise e Recuperação)

– Não Conformidade

– Gestão de Perdas

– Demandas Regulatórias

– Compliance

– Governança.

 

O INTERISK é a única ferramenta de Gestão de Riscos Corporativos que oferece a Inteligência em Riscos, o que dá ao gestor uma grande vantagem competitiva para sua empresa ao ter condições de enxergar holisticamente, de forma prospectiva e com antecipação, riscos e seus impactos. Desta forma o gestor e sua empresa podem tanto prevenir e ao mesmo tempo reduzi a frequência do risco, evitando sua materialização.

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004

  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle