top of page
Screenshot_41.png

Software INTERISK: 4 Estratégias Essenciais de Resposta ao Risco Segundo a ISO 31000

Bruno Diego Machado, CISI, CEGRC, CIEAI, CIGR, CIEAC, CIEIE

Especializado em Gerenciamento de Projetos – Master Business in Administration – MBA pela EBS - Estação Business School. Graduado em Ciências Contábeis pela FAE Business School. Consultor Sênior de Gestão de Riscos da Brasiliano INTERISK.

Abril | 2025                                                                                                                                                    

Como parte essencial da gestão de riscos, os profissionais que integram a segunda linha de defesa das organizações estão habituados a lidar com diferentes tipos de riscos. No entanto, é comum que muitos gestores ainda adotem uma visão distorcida, acreditando que a gestão de riscos serve apenas para evitar riscos — o que contribui para a formação de uma cultura de aversão ao risco. Essa abordagem, embora muitas vezes bem-intencionada, pode limitar o potencial estratégico da organização e dificultar a tomada de decisões. A forma como o profissional encara o risco é essencial, pois isso define o centro da cultura de gestão dentro da organização.

Por isso, é sempre importante reforçar que a Gestão de Riscos não tem como objetivo eliminar totalmente os riscos, tampouco promover uma cultura de medo. Pelo contrário — seu principal propósito é construir confiança, permitindo que os gestores reconheçam, tratem e mitiguem os riscos de forma consciente, estratégica e estruturada.

Adotar uma postura de aversão total ao risco pode levar a uma gestão engessada, que dificulta a inovação e impede o alcance dos objetivos organizacionais. A verdadeira maturidade em gestão de riscos está em saber equilibrar cautela com visão estratégica.

Uma maneira segura e eficaz de equilibrar o processo de gestão de riscos — evitando posturas de medo ou aversão — é adotar estratégias bem definidas para o tratamento e a resposta aos riscos que exigem atenção, conforme o grau de exposição da organização.

Resposta ao risco é um conjunto de medidas tomadas para reduzir ameaças e/ou melhorar oportunidades. Essas medidas são definidas após uma análise de riscos. 

 

 Estratégias que podem ser adotadas para o tratamento dos riscos:

 

  • Evitar o Risco

Esta estratégia consiste em tomar medidas para eliminar completamente a exposição a eventos ou situações de risco. Pode ser aplicada quando um risco identificado está além do apetite a risco da empresa. Envolve a decisão de não se envolver ou descontinuar atividades que ocasionam o risco, por exemplo.

  • Transferir

Isto envolve a transferência total ou parcial do impacto da ameaça a um terceiro. Um exemplo simples disto é fazer um seguro. Um contrato de compartilhamento de riscos com um fornecedor é outro exemplo.

  • Reduzir

A redução de uma ameaça pode ter como objetivo reduzir a chance de que ela ocorra (prevenção) ou reduzir o impacto (mitigação) que teria se ocorresse. Por exemplo: melhorar a especificação de um componente reduz a chance de que ele falhe. A introdução de um segundo componente de backup reduz o impacto da falha.

  • Aceitar/Assumir

Quando os custos para evitar, transferir ou mitigar um risco superam os benefícios que poderiam ser alcançados com essas ações, é possível que a Alta Gestão da empresa tome a decisão de aceitá-los. Assim sendo, a aceitação passiva de determinada ameaça acontece quando a Alta Gestão opta por não tratar os riscos correspondentes a ela. Cabe destacar que tal decisão geralmente precisa ser objeto de formalização em Ata de Reunião ou formulário de risco assumido. Não é recomendável e nem deveria ser aceito que a Alta Gestão opte por aceitar riscos de grande magnitude para a empresa.

 

No software INTERISK, é possível estabelecer a “estratégia de resposta” para cada risco avaliado, conforme apresentado abaixo:

Screenshot_34.png

Para cada risco, ao estabelecer-se a estratégia, é possível escrever uma justificativa da decisão, bem como anexar evidências (por exemplo, uma Ata onde estejam formalizadas as decisões de resposta, o formulário de risco assumido etc.).

Screenshot_35.png

Para manter o histórico das decisões tomadas na linha do tempo, é possível estabelecer “ciclos de respostas aos riscos”. Exemplo: no ano de 2024 a empresa havia assumido determinado risco, porém, em 2025 a estratégia mudou e optou-se por reduzi-lo.

voltar

bottom of page