Captura de Tela 2021-02-04 às 10.45.14.

Conheça a história do Dia Internacional da Proteção de Dados

Marcos Alves Junior
Assistente de Comunicação e Marketing da Brasiliano INTERISK

Janeiro | 2021

Desde o dia 26 de abril de 2006, o Comitê de Ministros do Conselho da Europa (CE) instituiu que a data 28 de janeiro marcaria a comemoração do Dia Internacional da Proteção de Dados.

O objetivo do Comitê é a conscientização dos usuários sobre a importância da proteção dos milhares de dados que são transmitidos a cada segundo, via Internet, para diferentes partes do mundo.

No Brasil, o debate sobre a proteção de dados é intenso e existe há anos. Porém, ganhou mais evidência em 2015, quando o Ministério da Justiça apresentou uma nova versão do anteprojeto com a finalidade de regulamentar o uso e a proteção dos dados armazenados no país. O objetivo principal é fortalecer a segurança dos cidadãos e aumentar o controle de empresas que utilizam dados pessoais.

A determinação do Dia Internacional da Proteção de Dados é um incentivo global para a conscientização de todos os usuários. Este cuidado maior com as informações é ultra importante diante do aumento mundial de crimes cibernéticos. Estamos diante de um cenário de grande fragilidade agravado pela pandemia, que forçou boa parte da população a trabalhar remotamente.

Segundo o presidente da empresa de segurança de infraestruturas críticas TI Safe, Marcelo Branquinho, de março a junho de 2020, houve um aumento de 460% de ataques cibernéticos direcionados às empresas de fornecimento de energia. As informações foram divulgadas numa entrevista cedida à Reuters, agência internacional de notícias britânica. Vale lembrar que neste período somente as organizações de serviços essenciais, como as de energia, podiam funcionar seguindo as restrições determinadas pelos órgãos de saúde.

Como as pessoas vivem cada vez mais conectadas, a atenção dada aos diversos tipos de aplicativos e programas devem ser redobradas. Somente assim é possível oferecer segurança suficiente na organização de atividades, que levariam horas para serem feitas sem o auxílio das atuais ferramentas tecnológicas.

Diante da grande tendência de conectividade, a proteção de dados será imprescindível com o passar do tempo.

A Brasiliano INTERISK está comprometida com a conscientização das pessoas.  Por isso, em nossa nova versão do módulo Self Risk Assessment – SRA, temos um questionário online e gratuito no qual você pode ter uma análise preliminar do nível de maturidade da sua empresa em relação a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Prepare-se melhor para o futuro.  Fale com a gente!

 

Fontes:

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/07/03/ataques-ciberneticos-aumentam-com-pandemia-e-atingem-companhias-eletricas-no-brasil-e-no-mundo.ghtml

https://www.justica.gov.br/news/mj-apresenta-nova-versao-do-anteprojeto-de-lei-de-protecao-de-dados-pessoais