idea-3338440_1920.jpg

Novo normal impulsiona inovação em diversos setores econômicos

Roselaine Araujo
Jornalista da Brasiliano INTERISK -raraujo@brasiliano.com.br

data da publicação 01/03/2021

Fevereiro | 2021

Inovar é a palavra de ordem no mercado mundial, especialmente depois da pandemia provocada pelo surgimento da covid-19 em 2020, que acelerou ainda mais esse processo dentro da chamada 4ª Revolução Industrial.

Segundo Larry Keeley, diretor da prática de Inovação da Deloitte, inovar num ambiente de convergência de diversos setores, requer menos criatividade do que se pressupõe. O que são de grande valia são as novas mentalidades, além de métodos mais adequados para realidade atual. Em entrevista recente concedida à imprensa, o especialista no assunto declarou que a tecnologia faz parte dessa revolução, mas a parte mais desafiadora é pensar de forma inovadora, produzindo de modo mais autêntico e encantador.

Organizações bem-sucedidas não faltam para inspirar o mundo corporativo. A Natura, por exemplo, recebeu no ano passado o título da empresa mais inovadora do mercado brasileiro, segundo a última edição do Prêmio Valor Inovação Brasil, que faz um levantamento pela PwC  e pelo Valor Econômico.

A empresa que sempre apostou em consultoras espalhadas por todo país, tinha como base de desenvolvimento o relacionamento presencial e direto com seus clientes. No entanto, desde 2012, a cia planejou e investiu no atendimento online.

 

Com o isolamento social, a Natura Digital trouxe ótimos resultados e a demanda pelas compras online cresceram o suficiente para concretização do plano de e-commerce. Agora, a maioria das colaboradoras da marca são consultoras digitais, atendendo numa plataforma de venda, cujo atendimento é personalizado e ainda oferece outros tipos de descontos e créditos.

Já no ranking da Forbes, entre as 10 empresas mais inovadoras do Brasil, destaca-se a MRV Engenharia, uma construtora brasileira que há mais de 80 anos atua no segmento da construção civil. Apesar de estar num setor considerado mais tradicional, a MRV ganhou espaço ao aperfeiçoar processos, unindo sua experiência de construção à soluções criativas.

Em 2020, a empresa lançou a campanha #FiqueEmCasa e preparou seus canais digitais para que a busca pela compra dos apartamentos e o processo de documentação fossem feitos de maneira totalmente online.

Com isso, seus processos foram todos otimizados. Mesmo com fechamento de seus stands de vendas e adiamento de lançamentos previstos para o primeiro trimestre, a MRV conseguiu registrar um aumento de 28% em suas vendas.  A redução dos impactos da crise não aconteceu somente por conta do trabalho online, mas sim pela maneira de reinventar procedimentos internos de uma forma segura e inovadora.

SOFTWARE INTERISK OFERECE VISÃO INTEGRADA DE RISCOS E FACILITA TOMADA DE DECISÕES

De acordo com o Information Services Group (ISG), a pandemia e os lockdowns aceleraram os esforços em inovação como resposta à crise, levando as empresas a realizarem em dois meses, o que seria feito em anos.

No entanto para que esse avanço fosse possível, os principais setores econômicos tiveram que expandir investimentos em automação e colaboração virtual. Para a ISG, soluções e serviços de negócios digitais são essenciais para a maioria as organizações que querem se manter ativas e, sobretudo competitivas num mercado cada vez mais acirrado e repleto de desafios.

Para evitar riscos desnecessários, empresas de diferentes setores precisam contar com ferramentas interativas, analíticas, multidisciplinares e que promovam o melhor engajamento entre equipes.

O Software INTERISK atende todos esses requisitos. A solução é ideal para a Gestão de Riscos, Auditoria Interna e Gestão de Continuidade de Negócios de qualquer organização interessada em elevar sua produtividade de forma responsável, transparente, estruturada e integrada com diferentes disciplinas de riscos.

O INTERISK funciona na nuvem, operando em tempo real, compartilhando entre as partes interessadas as informações com eficiência e segurança. Fabio Teixeira, gerente de governança, risco e compliance da Unimed, destaca: “o INTERISK hoje é essencial porque reduz e controla melhor o programa de gerenciamento de riscos. Assim, a gestão é feita por uma empresa confiável que demonstra habilidade na prestação do serviço, além de conhecimento profundo sobre o tema”.

Para Marcella Figueiredo da auditoria interna da Valid, o sistema foi além das expectativas. “O Software INTERISK é mais que um sistema, é uma proposta de gestão estruturada de metodologia e consultoria especializada, favorecendo assim todos os setores da empresa. Com a utilização do software, temos uma economia no tempo de processar as informações e monitoramento dos riscos”.

Outra empresa de prestígio que investiu no INTERISK foi a Whirlpool, considerada a maior fabricante mundial de eletrodomésticos. A empresa contratou o Software INTERISK por não possuir um processo sistemático e padronização de análise e gestão de riscos, considerando os diferentes fatores existentes nas unidades.

 

A Whirlpool investiu nos Módulos de Gestão de Riscos Corporativos - GRC, Gestão de Não Conformidades - GCN e Gestão de Perdas - GP. A implementação incluiu diversos ambientes da empresa, como, fabricação, logística, escritórios e áreas de suporte. “O software INTERISK oferece um direcional importante na definição das estratégias de curto, médio e longo prazo por meio da parametrização, cruzamento e classificação dos riscos”, ressaltou Robson Lemes, Corporate Security - Regional Senior Manager, da Whirlpool.

 

Conheça mais e melhor todos os módulos que Solução INTERISK pode oferecer a sua empresa, acesse aqui!

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato
  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004