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6 dicas para potencializar o sucesso da Gestão de Riscos com a ajuda do Endomarketing

Olavo Tokutake

Consultor em Gestão de Riscos e Especialista em Endomarketing da Brasiliano INTERISK

Novembro | 2022                                                                                                                                                                           

Se você é profissional da área de Gestão de Riscos, já sabe bem que a Comunicação tem papel muito importante em seu dia a dia, em todas as fases do trabalho. Tanto é que a ISO 31000 e o COSO a têm como fundamental, desde o início até a implementação e monitoramento das ações de gerenciamento dos riscos. O framework desenvolvido pela Brasiliano Interisk, inclusive, possui uma área específica para documentar as ações de comunicação previstas.

 

Porém, apesar de saber da importância da Comunicação para a Gestão de Riscos, talvez você não saiba de alguns detalhes que podem fazer a sua comunicação interna alcançar melhores resultados. Por isso vou passar, para você, algumas dicas que a experiência me mostrou serem bastante úteis para o trabalho ser desenvolvido de maneira mais prática, objetiva e, claro, com eficiência.

 

1 – Um briefing com boas informações possibilita uma comunicação mais eficiente.

Parece óbvio, né? Mas muitas vezes, se não na maioria delas, o desenvolvimento de uma campanha de Endomarketing fica muito prejudicada porque as informações passadas para os criadores não eram corretas, eram insuficientes ou não chegaram com antecedência. Não é necessário passar uma enciclopédia de informações mas, para o desenvolvimento de um bom trabalho, é importante que você informe:

• O problema ou oportunidade a ser tratado;

• Quem é o seu público-alvo e onde ele está;

• O que eu quero/preciso passar de informação para o público-alvo;

• Qual atitude que o público-alvo precisa/deve adotar;

• Qual o budget para a realização da campanha;

• Book da marca;

• Período da campanha;

• Objetivos da Gestão de Riscos;

• Outras informações que você achar importante.

 

2 – Crie, junto da equipe de Endomarketing, um cronograma de trabalho, com cada fase da campanha – desde o briefing até a entrega da campanha.

 

3 – Fazer reuniões presenciais, principalmente para o briefing e para as apresentações de planejamento e de criação. Certamente, as chances de acerto serão bem maiores, pois a interação presencial facilita a troca de informações, assim como o entendimento de detalhes, muito mais que numa reunião virtual – tanto para a equipe de Comunicação quanto para a da Gestão de Riscos.

 

4 – Se tiver qualquer dúvida, exponha-a assim que ela surgir. Deixar para depois pode levar a um grande retrabalho, que não será necessário se a dúvida for sanada logo que apareceu. E retrabalhos podem gerar atrasos no cronograma.

 

5 – Se a campanha criada ficou confusa para você, ela também pode parecer confusa para o público-alvo. Peça a opinião de outras pessoas e, caso a sensação persista, solicite que a equipe do Endomarketing reavalie e retrabalhe as peças; mensagens que não são claras não trazem resultado.

 

6 – Procure responder às perguntas da equipe de Endomarketing com rapidez. A informação solicitada pode ser um fator chave para o desenvolvimento da campanha e, assim como no caso de retrabalhos, uma demora pode gerar atrasos no cronograma.

 

Essas são as seis primeiras dicas para ajudar você a solicitar uma campanha de Endomarketing. Claro que não pretendo, aqui, esgotar o assunto. Afinal, não chegamos nem perto disso. Mas creio que podem iluminar um pouco do caminho. Até a próxima, com mais algumas dicas para ajudar você com o Endomarketing na Gestão de Riscos.

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