
9 Motivos para aperfeiçoar sua Auditoria e proteger seu Negócio!
Marcos Alves Junior, CIEIE, CIGR, CPSI
Redator, Editor de texto, Criador de vídeos. Cursou Gestão Empresarial na Anhanguera. Formado pela Uninove – Universidade Nove de Julho em Comunicação Social – Jornalismo.
Assistente de Comunicação e Marketing na Brasiliano INTERISK.
Março | 2025
Como já sabemos, estruturar os processos de uma empresa não é uma tarefa simples. No entanto, após essa etapa, é igualmente necessário manter a organização eficiente e em constante aprimoramento.
Nesse contexto, a Auditoria desempenha um papel fundamental, garantindo conformidade, transparência e aprimoramento contínuo dos processos. Ela atua na identificação de riscos, na avaliação da eficácia dos controles internos e na recomendação de melhorias estratégicas, fortalecendo a governança corporativa e a sustentabilidade do negócio.
A Auditoria Baseada em Riscos (ABR) é recomendada pelo IIA (Instituto dos Auditores Internos). Diferente da abordagem tradicional, a ABR integra a gestão de riscos à auditoria, permitindo uma visão prospectiva e focada no futuro. Esse método testa controles críticos e cobre aspectos essenciais para a gestão, tornando-se mais eficaz na mitigação de riscos.
Para que essa abordagem seja eficiente, a auditoria e a gestão de riscos devem estar integradas e em sincronia. Os gestores identificam riscos críticos e fatores de risco, enquanto os auditores analisam e ajustam as avaliações dentro dos processos estratégicos.
Enquanto os auditórios tradicionais ainda utilizam planilhas eletrônicas, como Excel, para análise de dados, essa prática apresenta vulnerabilidades, como riscos de erro humano, baixa segurança e funcionalidades limitadas. A digitalização de auditorias por meio de softwares especializados oferece mais precisão, eficiência e confiabilidade para as empresas.
Dito isto, vamos falar das empresas que não realizam ou realizam de forma ineficiente a Auditoria Baseada em Riscos (ABR) e que por isso podem enfrentar diversas consequências negativas, comprometendo sua sustentabilidade e competitividade. Confira as principais:
-
Riscos não identificados e mal avaliados;
-
Exposição a fraudes e erros operacionais;
-
Não conformidade com normas e regulamentos;
-
Perdas financeiras significativas;
-
Reputação da empresa comprometida;
-
Tomada de decisões ineficazes;
-
Baixa eficiência operacional;
-
Falha na detecção de riscos emergentes;
-
Redução da resiliência organizacional.
A falta de uma Auditoria Baseada em Riscos bem estruturada pode comprometer a segurança, a eficiência e a competitividade da empresa. Investir nesse processo não é um custo, mas uma estratégia essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento no longo prazo.
Por isso, na Brasiliano INTERISK, recomendamos o uso de uma ferramenta especializada para a Auditoria Baseada em Riscos, garantindo um processo mais ágil, preciso e estratégico. Com essa tecnologia, é possível otimizar o tempo, facilitar análises e aumentar a eficácia, tornando a auditoria mais rápida, produtiva e eficiente.
O INTERISK dispõe do Software de Auditoria Baseada em Riscos – ABR, que está integrado com o Software de Gestão de Riscos Corporativos - GRC, garantindo que as informações cadastradas pelo gestor de Riscos possam ser validadas pelo auditor.
Dessa forma, a Auditoria poderá otimizar seu tempo e direcionar esforços para atividades estratégicas, como auditoria contínua, auditoria investigativa e demandas específicas do conselho de administração, entre outras.
Além disso, o Software ABR segue as melhores práticas internacionais, garantindo conformidade com ISO 31000, COSO I, COSO ERM, Três Linhas de Defesa, ISO 31010 e a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF - International Professional Practices Framework), incluindo tanto orientações mandatórias quanto recomendações do IIA.
Quer saber mais sobre o nosso software e tudo que ele pode agregar para a auditoria da sua organização?
Clique aqui e fique por dentro de tudo!