top of page
Captura de tela 2021-05-12 120452.png

Área de Compliance ganha mais eficácia com o uso da Gestão de Demandas Regulatórias

Roselaine Araujo
Jornalista da Brasiliano INTERISK - raraujo@brasiliano.com.br

12/05/2021

Abril | 2021

O Módulo de Demandas Regulatórias do Software INTERISK otimiza processos e agiliza as tomadas de decisões na área Compliance. Setor é um dos mais beneficiados pela solução GDR, especialmente no Brasil que anuncia mudanças de modo constante em normas e leis. O investimento na solução garante mais segurança, evitando multas e prejuízos irreparáveis na imagem das empresas.

Compliance é uma área que ganhou mais espaço dentro das empresas brasileiras nos últimos anos. O termo vem de comply, que significa agir de conforme as regras. No meio empresarial, esse departamento é responsável por garantir que as leis e regulamentos internos sejam cumpridos. Mas não é só isso. Outras funções como criação de códigos de conduta, auditorias e controles de gestão de riscos também fazem parte do cotidiano de quem trabalha com o assunto.

 

A origem da área é antiga. Depois da quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, os bancos passaram a ter maior preocupação com a credibilidade dos seus negócios. A partir daí, surgiu o profissional destinado a checar a solidez das instituições, verificando o cumprimento de normas e leis.

 

Segundo a Associação Nacional de Compliance, a área ganhou mais notoriedade no Brasil no início dos anos 1990, quando houve uma maior abertura comercial para a entrada das multinacionais. De acordo com uma pesquisa recente da Câmara Americana de Comércio no Brasil, hoje 59% das organizações brasileiras investem em melhores políticas de compliance.   

 

Software INTERISK - Módulo Demandas Regulatórias (GDR)

 

Nosso consultor, Bruno Machado, explica os riscos de não se atentar para as normas vigentes.

“O descumprimento regulatório, dependendo da sua complexidade, pode gerar grandes perdas financeiras por meio de multas, mas além disso, a imagem da empresa pode sofrer impactos irreversíveis por estar em desacordo com órgãos reguladores”, afirma.

 

Para auxiliar empresas de todos os tamanhos e segmentos, a Brasiliano INTERISK disponibiliza ao mercado uma solução que facilita e resolve uma série de desafios típicos da área de Compliance. Trata-se do Módulo de Demandas Regulatórias (GDR) do Software INTERISK.

 

A solução foi desenvolvida para atender uma fatia considerável do mercado. “Nossos clientes demonstraram a necessidade de realizar a gestão e o entendimento da aplicabilidade de Requisitos Normativos por meio do Software INTERISK. Antes, a maioria das empresas realizam essa gestão por meio da limitada planilha Excel, utilizando o envio de e-mails de maneira manual. O GDR foi criado como uma solução prática e objetiva, que proporciona ao cliente a automatização no processo de recebimento e o controle do fluxo de informações das demandas regulatórias”, explica Machado.

 

Aqui no Brasil há uma série de requisitos regulatórios que são criados e alterados pelos órgãos oficiais de modo constante. Novas instruções normativas são lançadas com frequência, mudando a rotina de inúmeras empresas de diferentes setores, como instituições financeiras, operadoras de planos de saúde, entre outras.

 

“Esta realidade de mudanças constantes nas normas e leis aumentou a conscientização das empresas sobre a importância de ter uma gestão integrada das Demandas Regulatórias. Com o Software INTERISK, garantimos que essa operacionalização é bem mais eficaz. A automatização dos processos reúne todas as informações numa base de dados de confiança, que ajuda na tomada de decisões”, complementa Bruno Machado. O Módulo de Demandas Regulatórias (GDR) do Software INTERISK oferece ao gestor uma visão completa sobre o Fluxo Demanda Regulatória. Veja:

ImagemNews.png
ImagemTexto.png

Conheça as principais etapas do GDR:

  • Cadastrar uma demanda regulatória baseada num novo normativo pode impactar na organização. É preciso anexar os normativos quando necessário e direcioná-los às áreas envolvidas para que emitam seus respectivos pareceres. O Interisk já dispara um e-mail diretamente aos envolvidos para emitirem o parecer no prazo estipulado.

 

  • No recebimento da demanda, o responsável pela área envolvida irá emitir a sua posição quanto aos possíveis impactos que o normativo pode acarretar. Com o módulo GDR, o profissional envia, via Software, o seu parecer para o diretor responsável avaliar se concorda ou discorda do parecer gerado.

 

  • Mediante o parecer das áreas envolvidas, o diretor responsável pela área de Compliance irá fundamentar sua avaliação, apontando se é necessário fazer adequações legais. Esta análise, poderá depois passar pelo crivo do diretor de riscos/compliance. Nessa etapa, é importante visualizar o benefício da gestão no INTERISK, pois a área de Compliance terá numa única tela com todos os pareceres das áreas envolvidas e seus respectivos diretores para consulta, o que facilita o entendimento e a gestão das demandas.

 

  • Baseado na avaliação da área de Compliance e no entendimento do diretor responsável, deve-se classificar a demanda regulatória a fim de gerar um Plano de Ação. Desta forma, é possível atender o dispositivo legal ou realizar o seu encerramento, caso seja necessário. Com o Módulo GDR, todo o fluxo de trabalho é disposto, o que ajuda a entender de modo mais claro o cumprimento das normas. Caso haja necessidade de elaborar o Plano de Ação, ele será facilitado devido ao acompanhamento inteiro do processo até o seu encerramento.

Neeews.png

Há muitas outras vantagens do Módulo de Demandas Regulatórias do Software INTERISK. Conheça a solução de modo integral e descubra todos os benefícios que ela proporciona para sua empresa. Para saber mais acesse aqui!

bottom of page