top of page

As consequências para a imagem
das empresas, como se prevenir?

Julho/2017

As empresas sabem o valor que sua imagem representa no mundo dos negócios, onde qualquer deslize pode ser catastrófico, gerando enormes prejuízos e podendo leva-la a falência. Por isso, o cuidado em transparecer uma boa imagem é um dos principais fatores críticos de sucesso no ambiente corporativo.

Reverter crises que denigrem a imagem é um dos maiores desafios para as empresas e todo cuidado é pouco por se tratar de um assunto tão delicado. Estamos acostumados a ver o nome de grandes corporações entrarem repentinamente em uma “corda-bamba” devido a escândalos que colocam a marca em xeque e resultam na perda de sua credibilidade.

 

Os fatores que podem representar riscos para a empresa variam de escândalos de Fraudes/Corrupção até polemicas envolvendo colaboradores (como o caso da companhia aérea que retirou um passageiro a força num voo com overbooking). A inteligência na gestão de riscos auxilia os gestores na detecção desses tipos de riscos e a elaboração de um plano de controle, visando preparar a empresa com controles diante dos riscos críticos que podem afetar o negócio.

As crises e falhas, em um mundo tão dinâmico quanto o nosso, estão sujeitas a acontecerem com frequência, por isso as empresas precisam de alguns cuidados para se prevenirem e estarem preparadas para reagir caso necessário. Algumas práticas e investimentos que podem auxiliar sua empresa são:

 

- Planos anticorrupção

- Auditoria baseada em Riscos

- Gestão de Continuidade de Negócios

- Media Training

- Definir com clareza as áreas e processos críticos da empresa

- Gestão de Fraude

- Comunicação Corporativa

A metodologia da Brasiliano em conjunto do software INTERISK, a solução de inteligência em riscos que integra todas as disciplinas de riscos da sua empresa em um único Framework, auxiliam sua empresa na tomada de decisão. A criticidade dos riscos na empresa é avaliada pela interconectividade, resultando em uma gestão muito mais ágil com o melhor custo-benefício.

bottom of page