Qualidade e Inovação a serviço das Instituições financeiras: Implantação da Resolução do BACEN 4557.

Junho/2017

O ambiente regulatório das instituições financeiras passa por uma profunda alteração. A Resolução do Conselho Monetário Nacional, CMN, através do Banco Central, publicou, em 23 de fevereiro deste ano, a resolução número 4.557.

Esta nova resolução exige que as instituições financeiras implementem uma estrutura de gerenciamento contínuo e integrado de riscos e de capital.

Neste cenário de mudanças, é necessário contar com parceiros experientes e com as competências necessárias para atuar na área de gestão de riscos, controles, auditoria baseada em riscos e governança.

Com mais de 30 anos de mercado, a Brasiliano INTERISK dispõe de metodologia e ferramentas de TI para ajudar as instituições financeiras a realizar a implantação da integração das disciplinas de riscos e a gestão de capital.

Realizamos a consultoria, integrada com o software INTERISK, de acordo com a segmentação determinada pelo Banco Central – BACEN, adotando uma estrutura centralizada da gestão integrada de riscos e de capital para os sistemas das instituições financeiras.

Na prática, o que o Banco Central deseja é que as instituições financeiras tenham a chamada Inteligência em Riscos Corporativos (IRC).

IRC é a integração de todas as informações de todas as disciplinas de riscos em um único Framework de Gestão de Riscos, utilizando a mesma ferramenta de TI, no nosso caso o INTERISK, que possui a facilidade de integrar as diferentes métricas e metodologias das disciplinas em um único “pano de fundo”, que é a Matriz de Risco.

Desta forma, a instituição financeira, embora com métricas diferentes, irá enxergar riscos e os controles mais críticos da instituição financeira, de uma área, processo ou atividade. Outra grande vantagem do INTERISK é que ele realiza também, de forma inédita, a interconectividade entre riscos, enxergando quais riscos são motrizes e quais são dependentes.  

O INTERISK fornece agilidade e organização, para as três linhas de defesa, para que a Diretoria e o Conselho possam compreender os riscos de forma sistêmica e otimiza-los de maneira proativa.  

A Resolução 4.557 exige inteligência em riscos, INTERISK é a ferramenta que aplicada em conjunto com a metodologia da Brasiliano permite que o CRO possa fornecer à Diretoria e ao Conselho informações precisas e melhores condições de monitorar os riscos e controles, além de variáveis exógenas macroeconômicas e sociais.

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004

  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle