Maior organização de Angola
aposta no Software INTERISK para otimização dos seus processos
Marcos Alves Junior
Redator, Editor de texto, Criador de vídeos. Cursou Gestão Empresarial na anhanguera. Formado pela Uninove – Universidade Nove de Julho em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como Assistente de Comunicação e Marketing na Brasiliano INTERISK.
Outubro | 2022
Com uma história de quase 70 anos realizando a administração e a exploração do petróleo e gás natural em Angola, a Sonangol (Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola) está em processo de implementação do Software INTERISK.
O Grupo Sonangol é considerado a maior empresa de Angola. Contando com mais de 30 subsidiárias, a empresa atua em diversos países e gera cerca de 10 mil empregos.
A organização também possui participações em empresas de diversos ramos de negócios, tais como bancários, financeiros etc.
Durante duas semanas alguns membros da Direção de Inteligência e Segurança Empresarial - DIS da empresa Angolana fizeram um treinamento de implementação do Software INTERISK, as aulas foram realizadas presencialmente na cidade de São Paulo.
Este treinamento foi ministrado pelo especialista Bruno Machado com o apoio do consultor sênior, Ary Neto e suporte da equipe de Tecnologia da Informação da Brasiliano.
Legenda da esquerda para a direita: Eduardo João de Souza Santos,
António de Jesus Figueiredo Torres, Jairo Viriato Aguilar, Bruno Machado, Alone Mateus Pereira, Pedro José Salvador e Enza Cirelli.
Conversamos com alguns integrantes da Direção de Inteligência e Segurança Empresarial da Sonangol
e entrevistamos o Sr. Eduardo João de Sousa Santos, diretor da área.
1. Como você avalia o treinamento de implementação do Software INTERISK?
Foi muito bom, porque deu uma ideia prática daquilo que será a implementação da ferramenta na nossa empresa. Os técnicos que vieram ao Brasil já conheciam a metodologia da Brasiliano, porém na versão anterior. Por isso estamos fazendo esta evolução para o Sistema INTERISK. É uma ferramenta nova e contamos com o auxílio do Bruno Machado para customizar, adaptando o INTERISK ao que é a realidade da nossa empresa. Essa foi uma experiência prática muito boa e já é possível visualizar a evolução e as melhorias que temos pela frente.
2. Através do treinamento, já é possível visualizar os benefícios que o INTERISK trará a sua organização?
Sim! Já é possível visualizar claramente, porque a ferramenta por si só é uma evolução da metodologia e do trabalho. No nosso caso, traz facilidade aos técnicos nas análises de riscos com base cientifica e facilita a montagem dos planos de ação. Também permite a nós, profissionais de segurança, entregar à Alta Gestão um diagnóstico correto e preciso do que são os riscos da empresa. Assim poderemos, de forma credível, sensibilizar a gestão de que de fato aqueles é que são os riscos. O investimento é necessário para que possamos dispor de uma ferramenta que vai trazer um salto qualitativo no trabalho da DIS (Direção de Inteligência e Segurança Empresarial) da Sonangol.
3. Durante o treinamento houve alguma tipo dificuldade por parte da equipe? Se sim, qual?
As dificuldades foram aquelas inerentes ao próprio aprendizado, pois não estávamos familiarizados com o sistema. Precisávamos nos familiarizar, mas depois de termos algumas sessões de treinamento, já conseguimos entrar e nos habituar, montar uma análise de risco, a partir do próprio software. Foi se tornando mais fácil com o passar do tempo. Só em um primeiro momento houve um pouco de dificuldade ao identificar as formas de como se pode chegar ao relatório. Mas foi muito bom.
4. Atualmente qual é a importância de uma ferramenta de gestão de riscos para a Sonangol?
É de total importância. Porque a Sonangol, como uma empresa de petróleo, tem que estar focada na segurança em primeiro lugar. As operações de petróleo são feitas com segurança de alto padrão e por isso existe a direção de segurança, exatamente para garantir que as operações da Sonangol sejam feitas com a maior segurança possível. Por isso, cabe a nós estarmos à altura deste compromisso da empresa com relação à segurança, porque isso impacta muito na imagem da empresa, além de outros setores.
5. Quais foram os principais critérios usados pela Sonangol na contratação do INTERISK?
Nós já tínhamos uma referência anterior da Brasiliano, pois já havia trabalhado conosco em 2007, antes mesmo de desenvolver o INTERISK. A Brasiliano nos ajudou a fazer uma reforma na área de segurança e, portanto, já tínhamos esta experiência anterior do seu trabalho. Por isso, foi uma escolha natural, por conhecer a experiência e a qualidade do trabalho da Brasiliano.
6. Na sua visão, qual é o papel do Software em relação à competitividade e ao crescimento da organização?
Hoje em dia, um software como o INTERISK é necessário porque proporciona uma capacidade competitiva muito grande a quem emprega essa ferramenta. É uma ferramenta transversal, cujo emprego não se restringe à área de segurança. Nós achamos que nossa empresa, ao implementar o INTERISK em vários setores, vai ter uma grande competitividade em comparação com outras empresas. Nós consideramos o software INTERISK uma ferramenta revolucionária.
Para saber mais sobre o nosso Software de Gestão de Riscos Corporativos, acesse aqui!