top of page
Firefly software Operational Management 63495.jpg

Mapeie, Antecipe e Mitigue Riscos:
A abordagem do Software INTERISK
para Gestão Operacional!

Bruno Diego Machado, CISI, CEGRC, CIEAI, CIGR, CIEAC, CIEIE

Especializado em Gerenciamento de Projetos – Master Business in Administration – MBA pela EBS - Estação Business School. Graduado em Ciências Contábeis pela FAE Business School. Consultor Sênior de Gestão de Riscos da Brasiliano INTERISK.

Março | 2025                                                                                                                                                    

Como o mapeamento de processos pode fortalecer a gestão de riscos operacionais?
Sua empresa já utiliza fluxogramas para identificar e mitigar riscos operacionais?
E se você pudesse integrar o mapeamento de processos e a análise de riscos em uma única plataforma?

 

Quando falamos em Identificação de Risco Operacional, para um bom levantamento é extremamente necessário compreender como os processos são operacionalizados (mapeamento dos processos) na organização. A forma mais assertiva para tal é por meio de um fluxograma, a partir do qual é possível realizar a análise do fluxo do processo com uma representação esquemática, com o objetivo de compreender todas as inter-relações das entradas que o compõem, as tarefas, as saídas e as responsabilidades dos envolvidos. Após esse mapeamento, os eventos que afetem negativamente os processos podem ser identificados, analisados e mitigados. Afinal, muitos dos problemas operacionais podem surgir de riscos existentes, mas não previstos, e vice-versa. Assim, identificar as fraquezas e ameaças é extremamente necessário para ser mais assertivo nas respostas e para isso é fundamental entender o processo como um todo.

 

Sempre em busca de oferecer o melhor aos nossos clientes e ao mercado, o Software INTERISK permite desenhar o fluxograma do processo (seguindo o BPMN), com um grande diferencial que é a possibilidade de ir acrescentando as fontes de riscos (red flags) e os controles identificados no referido processo.

 

Essa visão é extremamente importante, porque faz com que os Gestores visualizem as fragilidades que potencializam os riscos e principalmente pensem fora da caixa, levantando não apenas situações já ocorridas (ficar olhando no retrovisor) mas também visualizando GAPS que talvez nunca tenham ocorrido mas que possuem potencial de materializar riscos no processo.

Com esse software, vale ressaltar que é possível mapear de forma estruturada as partes interessadas, atividades, fatores de risco e controles dentro dos processos da organização. Os diagramas criados são armazenados no próprio sistema e podem ser exportados em formato de imagem para facilitar o compartilhamento. Além disso, a funcionalidade mantém os dados em uma base única, proporcionando mais organização e eficiência na gestão de riscos.


Quer conhecer o INTERISK e suas funcionalidades que simplificam a rotina do gestor? Acesse esse link e descubra como ele pode agregar mais eficiência e segurança à sua organização!

voltar

bottom of page