Método de Integração das Disciplinas no Processo de Gestão de Riscos
Marcos Alves Junior
Redator, Editor de texto, Criador de vídeos. Cursou Gestão Empresarial na anhanguera. Formado pela Uninove – Universidade Nove de Julho em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como Assistente de Comunicação e Marketing na Brasiliano INTERISK.
Outubro | 2022
Para entender o que as disciplinas de riscos representam no processo de gestão de riscos das organizações e como é feita a sua integração, precisamos saber o que são as disciplinas de riscos.
As disciplinas de riscos são basicamente as diversas categorias de riscos existentes nas organizações. As disciplinas de riscos podem conter diferentes critérios, no entanto devem ser tratadas de acordo com a mesma metodologia, presente em um único framework. Veja abaixo alguns exemplos de disciplinas de riscos:
1. Riscos Estratégicos;
2. Riscos nos Processos;
3. Riscos de Tecnologia da Informação;
4. Riscos de Meio Ambiente;
5. Riscos de Saúde e Segurança do Trabalhador;
6. Riscos de Segurança Empresarial;
7. Riscos Financeiros;
8. Riscos Legais;
9. Riscos Sociais;
10. Riscos de Fraudes;
11. Riscos na Cadeia Logística;
12. Riscos no Projeto etc.
Cada uma dessas disciplinas de riscos pode contar com seus próprios critérios de riscos, mas as disciplinas devem ser gerenciadas de maneira integrada.
Atualmente, uma das principais dificuldades encontradas pelos profissionais que lidam diretamente com a gestão de riscos corporativos é a falta de velocidade e organização para realizar a atividade de integração com êxito.
O que não pode acontecer de jeito nenhum na integração das disciplinas de riscos em um processo otimizado, é:
- A Organização utilizar diversos frameworks - um para cada disciplina - sob o pretexto da especificidade;
- A Organização empregar várias metodologias, isto é, diferentes maneiras de praticar o gerenciamento de riscos;
- A Organização pôr em prática várias políticas e diretrizes de gestão de riscos;
- A Organização servir-se de diferentes matrizes de riscos, uma para cada disciplina de risco.
Quando cometidos, esses equívocos podem deixar as análises míopes e cheias de divergências. Além disso, a Alta Gestão e o Conselho de Administração da empresa não terão condições de supervisionar a atuação do gestor de riscos, por não disporem de parâmetros claros para isso.
A função do gestor, segundo esse entendimento, é integrar todos os riscos no mesmo framework/metodologia, sem esquecer que cada organização dispõe de suas próprias disciplinas de gestão de riscos, ou seja, cada empresa usa critérios próprios.
Quando praticada da forma correta, a integração das disciplinas de riscos viabiliza a visão holística de todos os riscos em um único framework.
Muitos colaboradores que fazem parte do processo levantam questionamentos quanto ao que iria mudar com a integração de todas as disciplinas. Algumas mudanças são:
- Utilização de um mesmo Framework para a organização como um todo (mesmo que ela conte com grande diversidade e abrangência);
- Uniformização das ferramentas e critérios para estimar probabilidades e impactos/consequências dos riscos que podem se concretizar;
- Concentração de todas as disciplinas em uma única matriz, o que possibilita à empresa utilizar a mesma linguagem e calcular de forma integrada o apetite ao risco da organização, sem deixar de avaliar com precisão a criticidade de cada risco.
Uma vez que sua organização esteja pronta para fazer este processo, é importante escolher uma ferramenta de TI compatível com os processos que já existem na sua organização, pois isso facilitará em muito a vida do gestor. O Software INTERISK, por exemplo, é uma solução integrada que tem como objetivo estimular o aculturamento de Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance nas organizações, incorporando automação e praticidade.
Diferentemente da grande maioria das ferramentas de gerenciamento de riscos, o INTERISK não cobra licenças em função do número de usuários, ou seja, não importa o número de colaboradores que irão utilizar a solução, o custo da licença será sempre o mesmo.
Se você tem alguma dúvida sobre outros diferenciais do Software INTERISK e até mesmo sobre a otimização de processos que ele pode proporcionar a sua organização, acesse aqui e solicite uma demonstração com um de nossos especialistas.