top of page
covida-newsletter-brasiliano_edited.jpg

Deltacron: o que se sabe sobre a nova cepa? Devemos nos preocupar?

Marcos Alves Junior
Assistente de Comunicação e Marketing da Brasiliano INTERISK

Março | 2022                                                                                                                                                                       

No dia 9 de março, foram identificados três pacientes com a Deltacron na França, de acordo com um estudo preliminar, no qual a cepa é citada como uma mistura da Delta com a Ômicron. Além disso, nesse estudo divulgado pela agência de notícias britânica Reuters, também foram constatadas infecções provocadas pela nova variante nos EUA e no Reino Unido.

No dia 15 de março, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, confirmou dois casos da Deltacron, nova variante da SARS-CoV-2. Segundo o ministro, os casos confirmados no Brasil foram identificados nos estados do Pará e Amapá. Ele afirmou que se trata de uma variante de importância e que requer monitoramento, mas também procurou tranquilizar a população brasileira.
 

O que já se sabe da Deltacron?

A variante apelidada de Deltacron tem uma estrutura recombinante descendente da AY.4 (Delta) e BA.1 (Ômicron), ou melhor, ela combina o material genético das duas cepas. De acordo com cientistas do Instituto Pasteur, da França, que foram responsáveis pela descoberta da linhagem, também identificaram que a cepa tem o gene da proteína Spike, responsável por infectar as células, agindo de forma semelhante à ômicron. Jáo o formato da nova cepa guarda semelhança com o da variante delta.

Uma curiosidade é que os nomes Deltacron ou Delta-ômicron não são nomes oficiais, e sim nomes populares. A OMS reconheceu a origem do que chama “cepa recombinante”. Ela também destaca que essa linhagem híbrida está sendo pesquisada a fim de obter maiores informações.

Quando são abordadas as características da cepa, a pergunta mais frequente é se ela é mais transmissível, já que se trata de um produto híbrido de duas variantes de preocupação (VOC, na sigla em inglês), consideradas mais transmissíveis do que as demais variantes do SARS-CoV-2. Segundo Simon-Loriere, do Instituto Pasteur, ainda não existem indícios de que a Deltacron seja mais letal que as demais VOCs. Além disso, ele também destaca que a nova cepa não demonstrou capacidade de crescer exponencialmente.

Apesar de as evidências obtidas até agora nos mostrarem uma probabilidade baixa de a cepa se espalhar de maneira significativa, vale ressaltar que os estudos referentes à nova variante estão apenas no início, e não podemos subestimar este vírus e as mutações que ele vem tendo, desde a sua detecção em dezembro de 2019. Até porque um dos motivos de ele ter se espalhado tão rapidamente no início da pandemia foi ter sido subestimado pelos governantes da nossa e de outras nações. Pagamos caro por isso.

De acordo com informações publicadas no dia 31 de março de 2022 na Folha de São Paulo, 84% da população brasileira recebeu pelo menos uma dose da vacina, 74,8 da população está com o 1º ciclo vacinal completo e 36% da população já recebeu a dose reforço. Pode-se dizer que nosso país está avançado na vacinação, ou seja, contamos com uma imunidade coletiva maior diante a SARS-CoV-2 e suas mutações.
 

Nós da Brasiliano INTERISK contamos com Software INTERISK, uma ferramenta que atende as melhores práticas alinhado com tecnologia e conceito, trazendo análises com visão ampliada dos possíveis cenários, facilitando a otimização desses riscos e os seus impactos. Hoje o INTERISK contém 13 módulos, um desses módulos é o de Segurança Pública – SP, no qual é possível fazer análises estruturadas com informações relevantes da pandemia de COVID-19.

 

Quer saber mais sobre os módulos do Software INTERISK? Acesse aqui para ter mais informações!

Referências:

G1 – Queiroga confirma dois casos de deltacron no Brasil: um no Pará e outro no Amapá p.1, 15 de março de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/coronavirus/noticia/2022/03/15/queiroga-confirma-dois-casos-de-deltacron-no-brasil-um-no-para-e-outro-no-amapa.ghtml

REUTERS – Variant that combines Delta and Omicron identified; dogs sniff out virus with high accuracy p.1, 9 de março de 2022. Disponível em: https://www.reuters.com/business/healthcare-pharmaceuticals/variant-that-combines-delta-omicron-identified-dogs-sniff-out-virus-with-high-2022-03-09/

INSTITUTO BUTANTAN – O que é a deltacron? Conheça 5 características da nova variante da Covid-19 p.1, 22 março 2022. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/o-que-e-a-deltacron-conheca-5-caracteristicas-da-nova-variante-da-covid-19

UOL – Veja como está a vacinação no Brasil . Uol, Folha de São Paulo, p. 1, 31 março 2022. Disponível em: https://arte.folha.uol.com.br/ciencia/2021/veja-como-esta-a-vacinacao/brasil/

voltar

bottom of page