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Gestão de Apontamentos de Auditoria

Sandra Alves, CEGRC, CIEIE, CISI, CIGR, CPSI, MBS

Especialista em Segurança Empresarial pela Fecap e Brasiliano INTERISK. Certificácion Internacional de Gestión de Riesgos pela CEAS Espanha. É Diretora de Relacionamento da Brasiliano INTERISK.

Maio | 2022 

 

Como sabemos, o processo de gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Se tomarmos, por exemplo, a Gestão dos Apontamentos que a organização recebe no cotidiano envolvendo as partes interessadas, como as observações apontadas pela Auditoria Interna, pela Auditoria Externa, pelos Órgãos Fiscalizadores e pela Gestão de Riscos, veremos que só aí já se terá material de bastante complexidade.

 

São muitos os apontamentos que têm como alvo as atividades de gestão de qualquer organização, tanto em relação às exigências e normas existentes quanto no que diz respeito à identificação de falhas dos controles internos e assim por diante.

 

Não podemos esquecer que todos somos gestores de risco. Riscos são elementos inerentes a todas as atividades da empresa e fazem parte do dia a dia, estando presentes nos processos, produtos e serviços. Gerenciar adequadamente os riscos é condição essencial para a sustentabilidade das empresas.

 

Considerando a premissa acima, precisamos ressaltar o papel da primeira linha de defesa - Gestor da Área, o qual é responsável por definir e implantar os planos de ação para no que diz respeito aos apontamentos efetuados pelas Auditoria Interna, Auditoria Externa, Órgãos Fiscalizadores, Gestão de Riscos e demais órgãos de supervisão e fiscalização.

 

É fundamental compreender o que leva a estas não conformidades (apontamentos) e como podem ser tratados, traçando para tal fim um plano de ação.

 

A segunda e a terceira linhas de defesa, no desempenho de seus papéis e responsabilidades, devem revisar e acompanhar, periodicamente, o tratamento dado aos apontamentos efetuados pelas Auditoria Interna, Auditoria Externa, Órgãos Fiscalizadores, Gestão de Riscos e demais órgãos de supervisão e fiscalização.  Isso inclui o acompanhamento, nas reuniões periódicas, das providências tomadas em relação a cada apontamento até a sua solução, de modo a evitar novos apontamentos e responsabilizações.

 

Após a identificação das ações corretivas e implementação das soluções encontradas, é necessário que seja realizada a avaliação de efetividade pela área técnica responsável.

 

Quanto mais sistematizada for a Gestão dos Apontamentos, maior a confiabilidade no tratamento dos apontamentos, isso compreende menos planilhas e melhores análises, incluindo índice de cumprimento dos planos de ação decorrentes de apontamentos.

 

O Módulo Gestão de Apontamentos de Auditoria - GAA do Software INTERISK estabelece uma Gestão dos Apontamentos, através de um processo estruturado e automatizado, evidenciando e supervisionando o cumprimento de todas as obrigações.

O que o Módulo GAA oferece:

 

- Cadastro dos apontamentos;

- Realização de parecer das partes interessadas, visando emitir uma reposta referente ao apontamento, incluindo os Gestores e Diretores das áreas;

- Elaboração e gestão dos planos de ação, com a notificação dos planos por e-mail;

- Emissão de relatórios;

- Dashboard - Painel de Tarefas que auxilia no monitoramento das respostas aos apontamentos.

Cadastro de Apontamento - Software INTERISK

Resposta do Apontamento - Diretor da Área - Software INTERISK

Análise e Classificação - Plano de Ação - Software INTERISK

Plano de Ação - Software INTERISK

Painel de Tarefas - Software INTERISK

Dashboard - Software INTERISK

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