O Endomarketing na Gestão de Riscos
Olavo Tokutake
Consultor em Gestão de Riscos e Especialista em Endomarketing da Brasiliano INTERISK
Agosto | 2022
Um dos maiores desafios para a gestão de riscos, seja qual for a área de atuação da empresa para a qual ela é feita, é, claramente, o fator humano. A explicação para isso é bastante simples: dotado de emoções, raciocínio, vontade própria e capacidade física finita, o ser humano não faz tudo de modo automático e repetido, sempre da mesma exata maneira, segundo uma programação inserida em seu hard-disk cerebral. E como o antigo ditado diz, “errar é humano”.
Os erros humanos podem ter uma infinidade de motivações, como desconhecimento, cansaço ou estresse, engano, descuido, negligência ou mesmo a má-fé, entre outros. Da mesma maneira, eles podem ser fatores para incontáveis riscos e consequências, das mais leves às desastrosas. Isso porque a falha humana carrega o potencial para jogar por terra controles de alta complexidade e eficácia. Por exemplo: a decisão do capitão do Titanic, de navegar em velocidade máxima, foi decisiva para a colisão do então maior e mais seguro transatlântico do mundo com o iceberg.
Vista a capacidade das ações humanas de potencializar a materialização de riscos dos mais variados, pensemos em como poderíamos tratá-las para reduzir as chances de causarem as ocorrências. Uma boa resposta para essa questão é a utilização do Endomarketing, que planeja, cria e executa ações de comunicação especialmente desenvolvidas para os colaboradores da empresa. Por meio desses esforços, a Gestão de Riscos pode informar, conscientizar, alertar, promover mudanças de atitudes e, claro, engajar o público interno a respeito de temas importantes e conhecimento e práticas fundamentais.
Além da redução da falha humana por meio da disseminação da informação e de boas práticas, há outro papel muito importante que o Endomarketing é capaz de desempenhar na organização: o de engajar os colaboradores. Assim, uma campanha de comunicação interna pode avivar seu orgulho de pertencer àquela empresa e fazê-los vibrar pelo alcance do objetivo em comum (neste caso, o combate aos riscos). E para se conseguir esse efeito, as campanhas de Endomarketing de sucesso trazem elementos emocionais, sejam eles de bom humor, de sentimentos, de preocupação, entre outros, como maneira de ganhar a atenção do colaborador e romper a barreira de prevenção aos “informativos chatos” da empresa, bem como vencer a concorrência contra o mar de informações que inunda o mundo atual – e-mails, posts nas redes sociais e mensagens do WhatsApp, entre outras formas de comunicação. Neste cenário, para se ganhar a chance de ser visto com interesse pelo seu público-alvo, é preciso receber sua atenção e, para isso acontecer, é fundamental ser atrativo, tanto visualmente quanto no conteúdo.
A importância do Endomarketing é tão grande que, tanto a ISO 31.000 quanto o COSO, que são as bases do Framework Brasiliano Interisk, têm a Comunicação como fundamental em todo o processo da Gestão de Riscos, estrategicamente relevante para toda a empresa e cujos resultados impactam a todos, sem exceção. Por isso, fazer os colaboradores, de todos os níveis da empresa, inclusive os membros do Conselho, aderirem e vestirem a camisa contra a materialização dos possíveis riscos, é mais que importante: é necessário.
Todos os conceitos e requisitos aplicados no Software INTERISK atendem aos principais padrões de mercado e metodologias nacionais e internacionais, como a ISSO 31.000 e o COSO, citados acima. Caso tenha interesse em saber mais sobre as normas e padrões às quais a nossa solução se aplica, acesse aqui.