O que é 6 D´s – Qual o conceito de Pensamento Linear x Exponencial?

Junho | 2018

O mundo muda constantemente e faz com que vivemos a famosa 4 revolução industrial. O cenário é VICA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) e as pessoas precisam de desenvoltura para acompanhar essas mudanças. Conheça a jornada exponencial da tecnologia que já está mudando o cenário de Gestores e Auditores.

O avanço tecnológico trouxe alguns termos como Automação, Inteligência Artificial e Realidade Virtual, onde a maioria dos equipamentos e tarefas cotidianas mudaram drasticamente a forma como vivemos e encaramos o mundo. A jornada exponencial de uma tecnologia digital pode ser apresentada na forma de “6Ds Exponenciais”, ou seja, com seis fases de uma tecnologia passa para alcançar o crescimento exponencial.  Ou seja, o crescimento deixa de ser gradativo e passa a dobrar cada vez mais!

Os 6 D´s seguem a ordem:

  • Digitalização: Uma tecnologia inicia a jornada exponencial uma vez que ela se torna digitalizada (se baseia em informações digitalizadas), assim damos início à curva de crescimento exponencial. Qualquer coisa pode ser digitalizada, representada por uns zeros, de forma que haja compartilhamento e troca de ideias.

- A Gestão de Riscos era realizada com análises manuais e pouca organização sobre o alto volume de informações. Hoje, existem diversos sistemas digitais que automatizam e integram essas análises facilitando o trabalho do gestor.   

 

 

  • Decepção (Dissimulado): Normalmente leva algum tempo para que a tecnologia introduzida ganhe velocidade, o crescimento é mínimo e a desconfiança é enorme. Os executivos precisam redobrar a atenção nesse estágio, uma vez que sem enxergar o início do crescimento disruptivo eles podem perder a janela da oportunidade  

- A Robótica e a Inteligência Artificial passaram pela decepção e superaram este período enganoso.

 

  • Disrupção: Assim que um avanço tecnológico atinge um ponto crítico, ele começa a ter efeitos dramáticos, superando o paradigma anterior em eficácia e custo. As tecnologias desempenham um papel na subversão das indústrias estabelecidas.

- Os Softwares estão rompendo com as planilhas e sistemas manuais de análises de riscos. Este processo de substituição de produtos antigos por novos também é conhecido por “destruição criativa”.

 

  • Desmonetização: Tecnologias Exponencias eliminam os custos que as ultrapassadas utilizam. Quando o produto é desmonetizado, ninguém mais consome o produto anterior.

- Sistemas com preços altos tendem a cair em função dos novos softwares com preços baixíssimos no mercado.

 

  • Desmaterialização: Se a desmonetização desaparece com o preço, a desmaterialização desaparece com os produtos ou serviços!

- Existem diversas ferramentas, diversas matrizes, diversas funções que os gestores de riscos e auditores precisam desempenhar para ter excelência em seu trabalho. A desmaterialização ocorre quando tudo é englobado e acessível via software (App).

 

  • Democratização: Essas tecnologias tornam-se cada vez mais baratas. A tendência é que os custos tangíveis fiquem tão baixos que se tornam acessíveis para todos.

- É o resultado lógico da soma da Desmonetização e da Desmaterialização.

 

É fundamental que os profissionais fiquem cientes desse conceito evolutivo e foquem nos produtos e serviços que se enquadram no pensamento exponencial. Acompanhar o mercado não é uma tarefa fácil e persistir em utilizar o pensamento linear se torna mais uma barreira para alcançar os objetivos.

 

O software INTERISK por exemplo, segue essa linha de pensamento exponencial para atender as necessidades do mercado. Faça o download dos manuais de Gestão de Riscos e de Auditoria Baseada em Riscos para ver algumas das funcionalidades no software

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato
  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004