Por que o Endomarketing é valioso
para as Três LInhas de Defesa
Olavo Tokutake
Consultor em Gestão de Riscos e Especialista em Endomarketing da Brasiliano INTERISK
Outubro | 2022
Muito já se falou nas Três Linhas de Defesa, um modelo de Governança Corporativa da área de Gestão de Riscos, Compliance, Controles Internos e Auditoria que pode ser utilizado em empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação. Seus benefícios também são bastante difundidos, entre eles, a facilidade que cria para a comunicação e troca de informações entre todos os participantes da empresa, em benefício da eficácia prevenção e tratamento dos riscos que podem afetar tanto a instituição quanto as pessoas.
A Comunicação, aliás, é um dos pontos mais importantes das Três Linhas de Defesa e do qual muito pouco se fala. Isso acontece apesar de a Comunicação receber um alto grau de relevância tanto na ISO 31.000 como no COSO, as duas principais referências mundiais quando se trata de Gestão de Riscos. E é justamente dela, da Comunicação, sob a ótica do Endomarketing, que falaremos um pouco neste artigo.
Apesar da clara importância merecidamente atribuída à Comunicação, muitas organizações acabam por deixá-la de lado, sem dar a devida importância à sua boa utilização. Seja por falta de conhecimento das ferramentas e técnicas ou simplesmente por não acreditarem em sua força, essas empresas traçam seus planos e executam ações de gerenciamento de riscos sem considerar aquele que seria, sem dúvida alguma, fator decisivo para o atingimento dos objetivos propostos. E é esse um dos motivos pelos quais o modelo das Três Linhas de Defesa pode apresentar lacunas em algumas organizações, deixando espaços descobertos e pelos quais, via de regra, os riscos encontram campo livre para se materializarem.
É preciso lembrar que as empresas são constituídas por pessoas; esse fato, por si só, já seria mais que suficiente para nos fazer entender que a comunicação empresa/colaborador é fundamental para o sucesso de toda e qualquer iniciativa. Afinal, seres sociáveis que somos, gostamos de nos comunicar e de adquirir conhecimentos, informações. E quando essas informações vêm apresentadas de maneira atraente, gostamos mais ainda e, daí, é um passo para o engajamento, levando a atitudes positivas em relação ao que é comunicado e ao movimento ao encontro do que nos é apresentado. Endomarketing, sacou? A comunicação da empresa com o colaborador pode, além de informar, demonstrar a consideração que a organização tem por ele, estabelecendo assim uma ligação que vai além do relacionamento empregador-empregado. Um endomarketing bem-feito promove o conhecimento de assuntos importantes para a empresa, ao mesmo tempo em que valoriza quem recebe a comunicação, gerando engajamento e adesão dos colaboradores e, consequentemente, melhores resultados para a organização.
Com o Endomarketing atuante, bem planejado e executado, os integrantes das linhas de defesa, bem como os da alta gestão e do Conselho, tornam-se mais bem informados sobre o que devem fazer e, com isso, os espaços desprotegidos passam a ser guarnecidos pelas linhas designadas pelo modelo de governança – mais que isso: guarnecidos por pessoas conhecedoras de suas missões e motivadas pelo orgulho de pertencer.
E para finalizar, deixo aqui uma das marcantes frases cunhadas por Abelardo Barbosa, o Chacrinha, um dos grandes comunicadores da história da televisão brasileira: “Quem não se comunica, se trumbica”.