Sistema Sicredi recebe treinamento da Brasiliano INTERISK 

Outubro | 2018

Durante os dias 30 e 31 de outubro, o Presidente da empresa de software Brasiliano INTERISK, prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, esteve em Curitiba-PR para ministrar treinamento “Modelo de Governança – 3 Linhas de Defesa, Gestão de Riscos Corporativos” para os inspetores de controle interno (2ª linha de defesa) das agências do Sicredi: Central Sicredi Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. 

O treinamento realizado via Sescoop/Sistema Ocepar, teve como objetivo conscientizar os profissionais do Sistema de Crédito Cooperativo sobre a importância da Gestão de Riscos Corporativos integrada com os controles internos, abordando os principais temas para alcançar o Modelo de Governança esperado, durante os dois dias, algumas das pautas abordadas foram:

 

- ISO 31000 – Revisada em 2018, essa ISO tem a função de fornecer diretrizes, princípios, estruturas e um processo para gerenciar riscos.

 - Coso I – Para a análise de Riscos de forma geral.

- Coso ERM – Revisado em 2017, passou por uma mudança drástica em seu Framework, evidenciando o foco estratégico.

- 3 Linhas de Defesa - Modelo de governança corporativa homologado pelo Instituto dos Auditores Internos - IIA em 2013, é uma forma simples e eficaz de melhorar a comunicação do gerenciamento de riscos e controles por meio do esclarecimento dos papéis e responsabilidades essenciais.

- Resolução nº 4557/17 – BACEN – Publicada em 2017, exige que as instituições financeiras implementem uma estrutura de gerenciamento contínuo e integrado de riscos e de capital.

 

Os treinamentos da Brasiliano INTERISK são ministrados como forma complementar ao software INTERISK, solução que atende ao escopo do GRC (Governança, Riscos e Compliance) e é utilizado com a metodologia Brasiliano.

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004

  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle