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Dicas para potencializar o sucesso da Gestão de Riscos com a ajuda do Endomarketing | parte 2

Olavo Tokutake. CIGR, CPSI, CIEIE

Consultor em Gestão de Riscos e Especialista em Endomarketing da Brasiliano INTERISK

Janeiro | 2023                                                                                                                                                                     

Vamos dar continuidade às dicas que a experiência me mostrou serem bastante úteis para que o trabalho de Endomarketing seja desenvolvido de maneira prática, objetiva e, claro, com eficiência. Como mencionado anteriormente, a Comunicação com os colaboradores é fundamental para que o trabalho da Gestão de Riscos obtenha os resultados necessários e esperados.

 

Na newsletter anterior, passei as seis primeiras dicas e, com as que seguem abaixo, espero poder ajudar a Gestão de Riscos da sua empresa a dispor de uma Comunicação ainda mais eficaz.

Seguem as novas dicas:

 

7 – Imagens que ilustrem bem o conceito do que se quer transmitir são muito importantes, pois ajudam o público-alvo a entender, rapidamente, do que você está falando. Como as pessoas estão, atualmente, expostas a muitas informações (pode-se dizer até que de maneira excessiva), a comunicação tornou-se muito visual. Já diz o velho ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

 

8 – Chamadas curtas e objetivas são outra dica que, assim, como a anterior, são importantes para que o público-alvo entenda rapidamente o que é de fato a sua comunicação. Essas chamadas devem apontar, de maneira concisa, direta e, se possível marcante, o núcleo do conteúdo que se quer passar. Pode ser um convite irrecusável à leitura do texto que acompanha a peça ou que, por si só, já permita a compreensão do conceito principal.

 

9 – Evite textos longos. Caso sua matéria pareça muito extensa, faça um esforço para encurtá-la, cortando palavras que não sejam absolutamente necessárias para a compreensão. Textos curtos são mais atraentes. Use frases diretas, ordenadas de acordo com o raciocínio que você quer que o leitor siga, até a conclusão.

10 – Uma dica para iniciar a confecção de um texto é, primeiramente, listar palavras e conceitos ligados ao que se quer passar para o leitor. Com a lista feita, vá utilizando as palavras anotadas, costurando-as para redigir a sua mensagem. Isso ajuda a não deixar de lado pontos importantes e, também, a não repetir as mesmas palavras e expressões.

 

11 – Por mais que você escreva bem, peça sempre para outra pessoa revisar o seu texto. Afinal, todos são passíveis de cometer pequenos erros, inclusive os de digitação, e quem escreve dificilmente consegue encontrar os próprios deslizes.

 

12 – Procure dar celeridade ao processo de avaliação/aprovação do trabalho proposto pela equipe de planejamento/criação da campanha. Lembre-se de que a Comunicação é um ponto muito importante para a Gestão de Riscos: sem ela, todo o restante do trabalho pode ficar enfraquecido, sem o engajamento do público-alvo. Isso pode muito bem acontecer se os colaboradores não forem impactados pela informação no momento correto e de maneira eficaz.

 

Espero que essas dicas sejam úteis para você, no dia a dia da Comunicação na Gestão de Riscos. Se tiver alguma dúvida em relação a elas, envie um e-mail para otokutake@brasiliano.com.br que eu procurarei saná-la para você.

 

Até a próxima, com mais algumas dicas.

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