Revista Gestão de Riscos
A Brasiliano INTERISK é uma empresa de software de Gestão de Riscos que tem como propósito quebrar paradigmas constantemente. A revista Gestão de Riscos faz parte dessa quebra de paradigma, uma vez que propaga gratuitamente a metodologia da empresa e experiência de consultores e parceiros.
É disponibilizada no formato Online, onde você lê as matérias individualmente pelo nosso site ou, caso preferir, você pode fazer o download completo da revista em pdf.
Revista GR - 134
Risco Econômico: a economia brasileira decola ou não? Eis a questão!
Confira essa matéria do Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano.
E veja também: conjuntura e alternativas para a segurança; o compliance no contexto da proteção do conhecimento; a prosperidade sustentável no Rio de Janeiro.
Revista GR - 133
Qual é o verdadeiro Risco Brasil de hoje? Por que a economia não decola? Você não imagina?
Confira essa matéria do Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano.
Veja também: Consultoria na Segurança; Como a LGPD vai impactar o ambiente tecnológico nas empresas; Shopping Center, os novos riscos.
Revista GR - 132
O Legislativo do Brasil está cada vez mais míope, aumentando a materialização da recessão e estagnação econômica. A demora para aprovar a reforma da previdência faz o papel sistêmico de ser um impulsionador do efeito dominó.
Veja também: Segurança eletrônica no contexto da segurança patrimonial; A Terceira Linha de Defesa – Auditoria Interna, Audita com eficácia?.
Revista GR - 131
Brasil segue com grande exposição ao Risco Político, pois se refere às decisões do governo e de seus atores, que podem alterar o resultado esperado e o dado valor de uma ação econômica.
Veja também: Como entender a relevância dos seus processos na Gestão de riscos e Como se proteger num mundo de incertezas com Gestão de Continuidade de Negócios.
Revista GR - 130
A tentativa de ajuda humanitária para a Venezuela não saiu como esperado, pois as forças leais a Nicolás Maduro reagiram com o bloqueio da fronteira. Qual o próximo passo que o Brasil dará? E em que condições? Quais os Riscos?
Veja também: Gerenciamento de Riscos Fundos de Pensão; Ameaça Real do Mundo Virtual; Cidade Matarazzo com Inteligência em riscos.
Revista GR - 129
Parece inacreditável, mas infelizmente vivenciamos uma nova catástrofe com o rompimento da barragem em Brumadinho. Como novamente pode ocorrer uma tragédia desta proporção e pior, em um prazo tão curto de tempo? Será que não aprendemos nada com a tragédia de Mariana?
Veja também: Como os controles em excesso podem ser prejudiciais; A tentativa de desconstrução da Imagem do Presidente Bolsonaro; Sumário executivo do Global Risk Report.
Revista GR - 128
2018 chegou ao fim e a expectativa para o próximo ano é grande, precisamos nos atentar aos erros do passado para transformarmos em aprendizado para 2019. No quesito economia, com a nova estruturação política, a pergunta que fica é, o que esperar do mercado?
Veja também: Qual o balanço da Intervenção no RJ; Como a Gestão de Riscos poderia
ter evitado os principais eventos massivos; e quais os cenáros políticos para 2019
Revista GR - 127
A falha de manutenção, pela falta de gestão de riscos em ativos de infraestrutura é mais um sintoma de incompetência e irresponsabilidade que resultou no desabamento do Viaduto em São Paulo. Confira o ponto de vista do Antonio C. R. Brasiliano, presidente da empresa de softwares Brasiliano INTERISK, sobre o tema.
Veja também: A Quarta revolução industrial a era da conectividade onipresente; Continuidade de Negócio, Auditorias Investigativas, Compliance, Governança; Benefícios e Vantagens de uma Certificação Profissional.
Revista GR - 126
O Brasil está cansado, a forma como a politicagem nacional tem sido praticada esgota a paciência da população e pode ser definida como uma grande “Fraude Moral” e como um trabalho integrado de Desinformação. Confira a análise do prof. Dr. Antonio C. R. Brasiliano sobre os fatos, que marcam a eleição para Presidência da República 2018.
Veja também: Os Desafios da Gestão Integrada de Riscos no Cooperativismo de Crédito; Gestão de riscos no poder executivo; e a Priorização de Ações.
Revista GR - 125
Para as organizações, o risco político é a probabilidade de que uma ação política possa afetar significativamente seus negócios, o atual contexto para o Brasil é crítico e o risco político agrava ainda mais nossa democracia após o Atentado ao Bolsonaro.
Veja também: Análise sobre o incêndio no Museu Nacional, como nossa história virou pó por falta de Gestão de Riscos
Revista GR - 124
A análise da economia do submundo do crime digital brasileiro mostra um amadurecimento contínuo, apesar da falta de desenvolvimento das ferramentas e táticas, sua empresa está protegida?
Veja também: Fake News auditadas; Compliance nas Organizações; Paul Sobel no CLAI 2018 e mais sobre Fraudes Corporativas.
Revista GR - 122
Após a legislação europeia – GDPR de proteção dos dados, Senado Federal aprova projeto de lei 53/2018, que garantirá mais controle das informações pessoais e autorização explícita para coleta e uso dos dados dos cidadãos brasileiros.
Veja também: Entrevista com a gerente de Facilities Rosângela de Queiroz; A Interconectividade na Gestão de Riscos e Realidade das Fraudes na Saúde.
Revista GR - 121
O futuro do armazenamento está na nuvem e por ainda estar num cenário desafiador e com inúmeros casos de vazamento de informações, é preciso voltar as atenções para o Cloud Security.
Veja também: A importância estratégica do processo integrado na gestão de riscos; As oportunidades da gestão de riscos e a Fraude na área da saúde.
Revista GR - 120
A calamidade do desabamento da habitação na cidade de São Paulo levantou questionamentos sobre a posição dos gestores públicos – Mais uma vez assumindo a atitude Avestruz!
Veja também: Nova resolução de segurança cibernética para Bancos; Auditoria em um degrau acima; A ética e gestão de riscos; Teoria do crime em Shoppings; Cenários Prospectivos; Fraude como perigo ou risco; FMEA como ferramenta estratégica e a nova ferramenta para tomada de decisão.
Revista GR - 119
Nesta edição da Revista Gestão de Riscos analisamos o quanto as empresas estão preparadas para enfrentar o risco de ataque cibernético, também definido como o Risco de maior magnitude do século XXI.
Veja também: A estratégia em Gestão de Riscos; as diferenças entre vigilante e vigia; como é o futuro da Gestão de Risco na quarta Revolução Industrial; estratégias Corporativas e por fim, a primeira parte da análise sobre a nova ferramenta para tomada de decisões.
Revista GR - 118
Nessa edição da Revista Gestão de Riscos falamos sobre a atual situação do Rio de Janeiro e como o governo precisa combater os fatores mais influentes de forma efetiva e contínua para descontinuar a atual estrutura criminosa.
Veja também: As mudanças com a revisão da nova ISO 31.000:2018; a visão geral da técnica FMEA; Ferramenta multi-critério; E o papel da Gestão de Riscos na sociedade.
Revista GR - 117
Nessa edição falamos sobre como os cenários prospectivos e a gestão de riscos são ferramentas estratégicas capazes de enfrentar o mundo VICA, uma vez que as atualizações do COSO ERM e da ISO 31000 recomendam o foco na estratégia das empresas. Veja também: como o judiciário aplicou as 3 linhas de defesa na condenação do Lula; Porque e como aplicar a gestão de riscos; Os efeitos do Big Data no gerenciamento de riscos corporativos e a estratégia em gestão de riscos.
Revista GR - 116
O COSO II, 2004, denominado de ERM – Enterprise Risk Management, ou Gestão Integrada de Riscos ganhou ampla aceitação pelas organizações em seus esforços para gerenciar riscos corporativos. Mas com o mundo VICA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), os riscos estão interconectados, interdependentes e em tempo real, por isso o COSO precisou se atualizar! Confira tudo sobre a nova atualização nessa edição da GR 116!
Revista GR - 115
Novamente um lobo solitário ataca e deixa mortos e feridos, dessa vez em Nova York, utilizando uma caminhonete, no primeiro atentado terrorista com mortes na cidade desde o 11 de setembro de 2001. Como nós devemos reagir? Veja também: Por que decidimos pela fragilidade, ignorando a probabilidade; Os Impactos do estatuto da segurança privada nos serviços de monitoramento de sistemas eletrônicos de segurança; A importância da gestão de riscos em projetos arquitetônicos e o Registro e investigação de ocorrências. Confira!!
Revista GR - 114
Somente a ousadia do rebelde e do nexialista podem fazer a diferença no mundo VICA! Leia mais sobre essa matéria e muito mais nessa edição que também aborda um estudo de caso real na ferrovia, como a tecnologia em nuvem permite bairros e cidades monitoradas, a introdução a gestão de riscos de sustentabilidade e o ensino superior da gestão de segurança privada. Confira!
Revista GR - 113
Nesta edição mostramos como as empresas devem se comportar como “Fenix” e “Hidra” para sobreviverem no mundo VICA. também falamos sobre a importância da Auditoria Interna na Gestão Integrada; a Gestão dos Riscos em pontos de rupturas, a presença de um dos maiores influenciadores globais em auditoria no Brasil e o CFTV como diferencial do negócio. Confira!
Revista GR - 111
A estratégia dos terroristas vai além de matar, eles querem causar impacto psicológico em toda a sociedade alvo, nesta edição da revista GR veja a Razão para Possuir Inteligência contra o terror do século XXI; A Análise Quantitativa de Riscos; A Corrupção na Mira de Auditores Éticos e por fim, O desafio para Lideres com a Gestão de Riscos e um Mundo em Constante Mutação. Confira!
Revista GR - 110
A primeira barreira contra a fuga de informações e ataques cibernéticos é a classificação dos dados da empresa, saiba como essa classificação pode ser implantada na cultura da empresa e os benefícios gerados a partir dela. Veja também como gerir riscos no mundo com ameaças e oportunidades exponenciais, a segurança patrimonial como solução de problemas, o perfil Nexialista e os informes do Instituto dos Auditores Internos do Brasil - IIA. Confira!
Revista GR - 109
Conformismo é sinônimo de mediocridade e deve ser extinto do cotidiano das pessoas que almejam o sucesso, confira na edição 109 da revista Gestão de Riscos a importância de romper o Status Quo para conseguir destaque. Veja também a matéria internacional que fala sobre a solução para um problema econômico com investimento em segurança, o artigo sobre corrupção e custos de transação, o informe do IIA e a visão integrada da gestão de riscos corporativos. Confira!
Revista GR - 108
Em 2017, o Global Risk Report definiu a interconectividade entre riscos como um fator crítico de sucesso para a gestão de riscos. Veja também as análises: o apetite ao risco em segurança do trabalho; Gerir e mitigar a ameaça crescente do terrorismo; e o quanto estamos seguros para a quarta revolução industrial? Confira!

Revista GR - 107
Estamos vivendo um verdadeiro terremoto na Política Brasileira, com as principais lideranças envolvidas em possíveis ações ilícitas. Nesta edição falamos sobre Risco Político; por que as empresas relutam em praticar inteligência em riscos corporativos e analisamos se as empresas estão voltadas adequadamente à gestão de riscos. Confira!

Revista GR - 106
Adicione informações sobre este item
Os gestores devem avaliar o apetite ao risco da organização ao analisarem as estratégias, definindo os objetivos relacionados e desenvolvendo mecanismos para gerenciar os respectivos riscos, precisamos assumir certos riscos. Nessa edição, além do Apetite aos Riscos, também abordamos a dificuldade de discutir riscos com a alta administração e como podemos lidar com os desastrosos cisnes negros. Confira!

Revista GR - 105
Adicione informações sobre este item
O patrimonialismo não é um problema exclusivo do Brasil e muito menos um desafio contemporâneo, no caso do Brasil, vivemos um Risco político ou seria Caos Político? Também detalhamos o risco das vibrações que mostramos na edição anterior e mostramos a importância da visão holística e estratégica para que o gestor de riscos evite a obsolescência da profissão. Confira!

Revista GR - 104
Adicione informações sobre este item
A Inteligência em Riscos Corporativos é essencial pois permite a interpretação e análise das informações dos inúmeros riscos, dentro de um grande espectro. Sendo que, sem a visão de interconectividade em riscos, a compreensão dos riscos motrizes globais é impactada. Veja também o risco da exposição a vibrações e a ISO 37001, nova diretriz de sistemas de gestão antissuborno. Confira!

Revista GR - 103
Adicione informações sobre este item
Realizamos a análise: Faltou inteligência em riscos no ano de 2016? Veja também os artigos sobre inteligência empresarial, foco em processo de antecipação e emprego nas empresas e reflita, você possui o verdadeiro valor agregado nos negócios das organizações inteligência em riscos corporativos? Os Gestores de Riscos estão preparados para os Riscos Cibernéticos? Confira!

Revista GR - 102
Adicione informações sobre este item
Os riscos cibernéticos são uma grande fragilidade para a competitividade, empresas de médio e grande porte sofrem sequestros digitais e a previsão é de que os ciber ataques irão aumentar, estamos preparados e qualificados? Veja também a diferença do pensamento intuitivo e deliberativo sobre riscos, a inteligência empresarial no contexto estratégico da administração de empresas, a relação Governança Corporativa e Gestão de Risco e o processo estratégico de antecipação. Confira!

Revista GR - 101
Adicione informações sobre este item
O combate a corrupção depende de coragem moral, o fortalecimento das regras de governança corporativa e dos mecanismos que garantam seu cumprimento são fundamentais em empresas e no estado, mas sozinhos não são capazes de eliminá-la. Governança corporativa e compliance como pilar efetivo e o foco em segurança patrimonial. Veja também a Inteligência empresarial e sua utilização com foco na antecipação e gestão de riscos. Confira!

Revista GR - 100
Adicione informações sobre este item
O mundo digital está repleto de oportunidades, infelizmente, também oferece grande potencial de exploração por parte dos criminosos. Conheça quatro riscos estratégicos cibernéticos. Veja também o mal e os remédios da corrupção, a miopia ética, governança corporativa e compliance, sua aplicação nas empresas e a ferramenta para a eficácia empresarial. Confira!

Revista GR - 99
Adicione informações sobre este item
O contexto de Gestão de Riscos Corporativos das organizações, está cada vez mais complexo e dinâmico, exigindo um processo com alta flexibilidade e tempestividade na avaliação contínua e na resposta a potenciais cenários de riscos. A nova função do gestor é fornecer inteligência em riscos! A transparência como meta da alta administração, as vantagens da governança corporativa e compliance para as empresas da atualidade e como a falta deles podem comprometer os objetivos estratégicos e o novo campo de batalhas nos Cyberataques. Confira!