top of page

Revista Gestão de Riscos

Âncora 1

A Brasiliano INTERISK é uma empresa de software de Gestão de Riscos que tem como propósito quebrar paradigmas constantemente. A revista Gestão de Riscos faz parte dessa quebra de paradigma, uma vez que propaga gratuitamente a metodologia da empresa e experiência de consultores e parceiros. 

 

É disponibilizada no formato Online, onde você lê as matérias individualmente pelo nosso site ou, caso preferir, você pode fazer o download completo da revista em pdf.

Revista GR - 134

Risco Econômico: a economia brasileira decola ou não? Eis a questão!
Confira essa matéria do Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano.

E veja também: conjuntura e alternativas para a segurança; o compliance no contexto da proteção do conhecimento; a prosperidade sustentável no Rio de Janeiro.

Revista GR - 133

Qual é o verdadeiro Risco Brasil de hoje? Por que a economia não decola? Você não imagina? 
Confira essa matéria do Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano.

Veja também: Consultoria na Segurança; Como a LGPD vai impactar o ambiente tecnológico nas empresas; Shopping Center, os novos riscos.
 

Revista GR - 132

O Legislativo do Brasil está cada vez mais míope, aumentando a materialização da recessão e estagnação econômica. A demora para aprovar a reforma da previdência faz o papel sistêmico de ser um impulsionador do efeito dominó. 

Veja também: Segurança eletrônica no contexto da segurança patrimonial; A Terceira Linha de Defesa – Auditoria Interna, Audita com eficácia?.

Revista GR - 131

Brasil segue com grande exposição ao Risco Político, pois se refere às decisões do governo e de seus atores, que podem alterar o resultado esperado e o dado valor de uma ação econômica.

Veja também: Como entender a relevância dos seus processos na Gestão de riscos e Como se proteger num mundo de incertezas com Gestão de Continuidade de Negócios.

Revista GR - 130

A tentativa de ajuda humanitária para a Venezuela não saiu como esperado, pois as forças leais a Nicolás Maduro reagiram com o bloqueio da fronteira. Qual o próximo passo que o Brasil dará? E em que condições? Quais os Riscos?

Veja também: Gerenciamento de Riscos Fundos de Pensão; Ameaça Real do Mundo Virtual; Cidade Matarazzo com Inteligência em riscos.

Revista GR - 129

Parece inacreditável, mas infelizmente vivenciamos uma nova catástrofe com o rompimento da barragem em Brumadinho. Como novamente pode ocorrer uma tragédia desta proporção e pior, em um prazo tão curto de tempo? Será que não aprendemos nada com a tragédia de Mariana?

Veja também: Como os controles em excesso podem ser prejudiciais; A tentativa de desconstrução da Imagem do Presidente Bolsonaro; Sumário executivo do Global Risk Report.

Revista GR - 128

2018 chegou ao fim e a expectativa para o próximo ano é grande, precisamos nos atentar aos erros do passado para transformarmos em aprendizado para 2019. No quesito economia, com a nova estruturação política, a pergunta que fica é, o que esperar do mercado? 

Veja também: Qual o balanço da Intervenção no RJ; Como a Gestão de Riscos poderia 
ter evitado os principais eventos massivos; e quais os cenáros políticos para 2019

Revista GR - 127

A falha de manutenção, pela falta de gestão de riscos em ativos de infraestrutura é mais um sintoma de incompetência e irresponsabilidade que resultou no desabamento do Viaduto em São Paulo. Confira o ponto de vista do Antonio C. R. Brasiliano, presidente da empresa de softwares Brasiliano INTERISK, sobre o tema.

 

Veja também: A Quarta revolução industrial a era da conectividade onipresente; Continuidade de Negócio, Auditorias Investigativas, Compliance, Governança; Benefícios e Vantagens de uma Certificação Profissional.

Revista GR - 126

O Brasil está cansado, a forma como a politicagem nacional tem sido praticada esgota a paciência da população e pode ser definida como uma grande “Fraude Moral” e como um trabalho integrado de Desinformação. Confira a análise do prof. Dr. Antonio C. R. Brasiliano sobre os fatos, que marcam a eleição para Presidência da República 2018.

 

Veja também: Os Desafios da Gestão Integrada de Riscos no Cooperativismo de Crédito; Gestão de riscos no poder executivo; e a Priorização de Ações.

Revista GR - 125

Para as organizações, o risco político é a probabilidade de que uma ação política possa afetar significativamente seus negócios, o atual contexto para o Brasil é crítico e o risco político agrava ainda mais nossa democracia após o Atentado ao Bolsonaro.

 

Veja também: Análise sobre o incêndio no Museu Nacional, como nossa história virou pó por falta de Gestão de Riscos

Revista GR - 124

A análise da economia do submundo do crime digital brasileiro mostra um amadurecimento contínuo, apesar da falta de desenvolvimento das ferramentas e táticas, sua empresa está protegida?

 

Veja também: Fake News auditadas; Compliance nas Organizações; Paul Sobel no CLAI 2018 e mais sobre Fraudes Corporativas.

Revista GR - 123

Confira nesta nova edição da Revista Gestão de Riscos qual o modus operandi, motivos e que são Ataques Hacktivistas.

Veja também: O gerenciamento de crises; Como prevenir fraudes corporativas; E a mediação no processo

sucessório de empresas familiares.

Revista GR - 122

Após a legislação europeia – GDPR de proteção dos dados, Senado Federal aprova projeto de lei 53/2018, que garantirá mais controle das informações pessoais e autorização explícita para coleta e uso dos dados dos cidadãos brasileiros.

Veja também: Entrevista com a gerente de Facilities Rosângela de Queiroz; A Interconectividade na Gestão de Riscos e Realidade das Fraudes na Saúde.  

Revista GR - 121

O futuro do armazenamento está na nuvem e por ainda estar num cenário desafiador e com inúmeros casos de vazamento de informações, é preciso voltar as atenções para o Cloud Security.

Veja também: A importância estratégica do processo integrado na gestão de riscos; As oportunidades da gestão de riscos e a Fraude na área da saúde.  

Revista GR - 120

A calamidade do desabamento da habitação na cidade de São Paulo levantou questionamentos sobre a posição dos gestores públicos – Mais uma vez assumindo a atitude Avestruz! 

Veja também: Nova resolução de segurança cibernética para Bancos; Auditoria em um degrau acima; A ética e gestão de riscos; Teoria do crime em Shoppings; Cenários Prospectivos; Fraude como perigo ou risco;  FMEA como ferramenta estratégica e a nova ferramenta para tomada de decisão.  

Revista GR - 119

Nesta edição da Revista Gestão de Riscos analisamos o quanto as empresas estão preparadas para enfrentar o risco de ataque cibernético, também definido como o Risco de maior magnitude do século XXI.

Veja também: A estratégia em Gestão de Riscos; as diferenças entre vigilante e vigia; como é o futuro da Gestão de Risco na quarta Revolução Industrial; estratégias Corporativas e por fim, a primeira parte da análise sobre a nova ferramenta para tomada de decisões.  

Revista GR - 118

Nessa edição da Revista Gestão de Riscos falamos sobre a atual situação do Rio de Janeiro e como o governo precisa combater os fatores mais influentes de forma efetiva e contínua para descontinuar a atual estrutura criminosa.

Veja também: As mudanças com a revisão da nova ISO 31.000:2018; a visão geral da técnica FMEA; Ferramenta multi-critério; E o papel da Gestão de Riscos na sociedade.  

Revista GR - 117

Nessa edição falamos sobre como os cenários prospectivos e a gestão de riscos são ferramentas estratégicas capazes de enfrentar o mundo VICA, uma vez que as atualizações do COSO ERM e da ISO 31000 recomendam o foco na estratégia das empresas. Veja também: como o judiciário aplicou as 3 linhas de defesa na condenação do Lula; Porque e como aplicar a gestão de riscos; Os efeitos do Big Data no gerenciamento de riscos corporativos e a estratégia em gestão de riscos.

Revista GR - 116

O COSO II, 2004, denominado de ERM – Enterprise Risk Management, ou Gestão Integrada de Riscos ganhou ampla aceitação pelas organizações em seus esforços para gerenciar riscos corporativos. Mas com o mundo VICA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), os riscos estão interconectados, interdependentes e em tempo real, por isso o COSO precisou se atualizar! Confira tudo sobre a nova atualização nessa edição da GR 116!

Revista GR - 115

Novamente um lobo solitário ataca e deixa mortos e feridos, dessa vez em Nova York, utilizando uma caminhonete, no primeiro atentado terrorista com mortes na cidade desde o 11 de setembro de 2001. Como nós devemos reagir? Veja também: Por que decidimos pela fragilidade, ignorando a probabilidade; Os Impactos do estatuto da segurança privada nos serviços de monitoramento de sistemas eletrônicos de segurança; A importância da gestão de riscos em projetos arquitetônicos e o Registro e investigação de ocorrências. Confira!!

Revista GR - 114

Somente a ousadia do rebelde e do nexialista podem fazer a diferença no mundo VICA! Leia mais sobre essa matéria e muito mais nessa edição que também aborda um estudo de caso real na ferrovia, como a tecnologia em nuvem permite bairros e cidades monitoradas, a introdução a gestão de riscos de sustentabilidade e o ensino superior da gestão de segurança privada. Confira!

Revista GR - 113

Nesta edição mostramos como as empresas devem se comportar como “Fenix” e “Hidra” para sobreviverem no mundo VICA. também falamos sobre a importância da Auditoria Interna na Gestão Integrada; a Gestão dos Riscos em pontos de rupturas, a presença de um dos maiores influenciadores globais em auditoria no Brasil e o CFTV como diferencial do negócio. Confira!

Revista GR - 112

Nessa edição 112, falamos sobre a década perdida para o Rio de Janeiro; a importância de gerênciar os requisitos legais e  como podemos gerenciar os riscos conectados. Clique na imagem para ver as matérias completas!

Revista GR - 111

A estratégia dos terroristas vai além de matar, eles querem causar impacto psicológico em toda a sociedade alvo, nesta edição da revista GR veja a Razão para Possuir Inteligência contra o terror do século XXI; A Análise Quantitativa de Riscos; A Corrupção na Mira de Auditores Éticos e por fim, O desafio para Lideres com a Gestão de Riscos e um Mundo em Constante Mutação. Confira!

Revista GR - 110

A primeira barreira contra a fuga de informações e ataques cibernéticos é a classificação dos dados da empresa, saiba como essa classificação pode ser implantada na cultura da empresa e os benefícios gerados a partir dela. Veja também como gerir riscos no mundo com ameaças e oportunidades exponenciais, a segurança patrimonial como solução de problemas, o perfil Nexialista e os informes do Instituto dos Auditores Internos do Brasil - IIA. Confira!

Revista GR - 109

Conformismo é sinônimo de mediocridade e deve ser extinto do cotidiano das pessoas que almejam o sucesso, confira na edição 109 da revista Gestão de Riscos a importância de romper o Status Quo para conseguir destaque. Veja também a matéria internacional que fala sobre a solução para um problema econômico com investimento em segurança, o artigo sobre corrupção e custos de transação, o informe do IIA e a visão integrada da gestão de riscos corporativos. Confira!

Revista GR - 108

Em 2017, o Global Risk Report definiu a interconectividade entre riscos como um fator crítico de sucesso para a gestão de riscos. Veja também as análises: o apetite ao risco em segurança do trabalho; Gerir e mitigar a ameaça crescente do terrorismo; e o quanto estamos seguros para a quarta revolução industrial? Confira!

Revista GR - 107

Estamos vivendo um verdadeiro terremoto na Política Brasileira, com as principais lideranças envolvidas em possíveis ações ilícitas. Nesta edição falamos sobre Risco Político; por que as empresas relutam em praticar inteligência em riscos corporativos e analisamos se as empresas estão voltadas adequadamente à gestão de riscos. Confira!

Revista GR - 106

Adicione informações sobre este item

Os gestores devem avaliar o apetite ao risco da organização ao analisarem as estratégias, definindo os objetivos relacionados e desenvolvendo mecanismos para gerenciar os respectivos riscos, precisamos assumir certos riscos. Nessa edição, além do Apetite aos Riscos, também abordamos a dificuldade de discutir riscos com a alta administração e como podemos lidar com os desastrosos cisnes negros. Confira!

Revista GR - 105

Adicione informações sobre este item

O patrimonialismo não é um problema exclusivo do Brasil e muito menos um desafio contemporâneo, no caso do Brasil, vivemos um Risco político ou seria Caos Político? Também detalhamos o risco das vibrações que mostramos na edição anterior e mostramos a importância da visão holística e estratégica para que o gestor de riscos evite a obsolescência da profissão. Confira!

Revista GR - 104

Adicione informações sobre este item

A Inteligência em Riscos Corporativos é essencial pois permite a interpretação e análise das informações dos inúmeros riscos, dentro de um grande espectro. Sendo que, sem a visão de interconectividade em riscos, a compreensão dos riscos motrizes globais é impactada. Veja também o risco da exposição a vibrações e a ISO 37001, nova diretriz de sistemas de gestão antissuborno. Confira!

Revista GR - 103

Adicione informações sobre este item

Realizamos a análise: Faltou inteligência em riscos no ano de 2016? Veja também os artigos sobre inteligência empresarial, foco em processo de antecipação e emprego nas empresas e reflita, você possui o verdadeiro valor agregado nos negócios das organizações inteligência em riscos corporativos? Os Gestores de Riscos estão preparados para os Riscos Cibernéticos? Confira!

Revista GR - 102

Adicione informações sobre este item

Os riscos cibernéticos são uma grande fragilidade para a competitividade, empresas de médio e grande porte sofrem sequestros digitais e a previsão é de que os ciber ataques irão aumentar, estamos preparados e qualificados? Veja também a diferença do pensamento intuitivo e deliberativo sobre riscos, a inteligência empresarial no contexto estratégico da administração de empresas, a relação Governança Corporativa e Gestão de Risco e o processo estratégico de antecipação. Confira!

Revista GR - 101

Adicione informações sobre este item

O combate a corrupção depende de coragem moral, o fortalecimento das regras de governança corporativa e dos mecanismos que garantam seu cumprimento são fundamentais em empresas e no estado, mas sozinhos não são capazes de eliminá-la. Governança corporativa e compliance como pilar efetivo e o foco em segurança patrimonial. Veja também a Inteligência empresarial e sua utilização com foco na antecipação e gestão de riscos. Confira!

Revista GR - 100

Adicione informações sobre este item

O mundo digital está repleto de oportunidades, infelizmente, também oferece grande potencial de exploração por parte dos criminosos. Conheça quatro riscos estratégicos cibernéticos. Veja também o mal e os remédios da corrupção, a miopia ética, governança corporativa e compliance, sua aplicação nas empresas e a ferramenta para a eficácia empresarial. Confira!

Revista GR - 99

Adicione informações sobre este item

O contexto de Gestão de Riscos Corporativos das organizações, está cada vez mais complexo e dinâmico, exigindo um processo com alta flexibilidade e tempestividade na avaliação contínua e na resposta a potenciais cenários de riscos. A nova função do gestor é fornecer inteligência em riscos! A transparência como meta da alta administração, as vantagens da governança corporativa e compliance para as empresas da atualidade e como a falta deles podem comprometer os objetivos estratégicos e o novo campo de batalhas nos Cyberataques. Confira!

Revista GR - 98

Adicione informações sobre este item

Lidar com os Lobos Solitários é o maior desafio para Gerenciar o Risco de Terrorismo, dos serviços de inteligência e persistir com a pergunta: há gestão de riscos sobre eles? A ISO 19600 (sistema de gestão de compliance), Governança corporativa e compliance nas organizações e sua aplicação nas empresas. Confira!

Revista GR - 97

Adicione informações sobre este item

Nessa edição analisamos a ISO 37001, programa anticorrupção. Veja também: o Brasil tem a maior percepção mundial de corrupção nos negócios, Rio 2016 no quesito gerenciamento de riscos, Implantação e aplicação de compliance a favor da organização e o estudo de caso na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Confira!

Revista GR - 96

Adicione informações sobre este item

Análise da incompetência pela falta de Gestão de Riscos no projeto da ciclovia no Rio de Janeiro. Brasil o país do futuro?  A investigação como a melhor forma de prevenção de fraudes em empresas e a aplicação da governança corporativa e do compliance nas empresas. Confira!

Revista GR - 95

Adicione informações sobre este item

O compliance rege normas para estabelecer de forma sistêmica as atividades, visando estabelecer padrões de conduta e questões sobre lavagem de dinheiro no setor. Veja a criação do compliance e sua importância para as empresas e sua aplicação na operação Lava-jato, os caminhos para a resiliência em emergências e crises, o puxão de orelha do IBGC em carta para o Conselho de Administração e Diretores e o foco na aplicação do compliance nas empresas (Governança Corporativa). Confira!

Revista GR - 94

Adicione informações sobre este item

Os programas de compliance ganharam robustez e estrutura, passaram a ser levados a sério e são questão de sobrevivência para todas as empresas. Veja também a luta contra a impunidade, Olimpíada Rio 2016, a importância de Due diligence para contratos terceirizados, o Apetite ao risco como análise estratégica pouco executada, a relação entre cultura antifraude e alta gestão e a auditoria baseada em riscos com a metodologia Estrela de Davi. Confira!

Revista GR - 93

Adicione informações sobre este item

A ameaça de atentados terroristas, durante a Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, é uma hipótese que não pode ser desconsiderada, mesmo que o Brasil não tenha registros do gênero. Veja também como a educação é um risco estratégico da economia, o aprimoramento da Telemetria com avanços tecnológicos, a importância da inclusão da guarita no projeto arquitetônico, a relevância da estratégia na gestão de riscos corporativos, o Foco estratégico e Cenários prospectivos, na gestão de riscos e na construção de estratégias. Confira!

Revista GR - 92

Adicione informações sobre este item

- A perda dos objetivos estratégicos é pior do que os desvios financeiros da corrupção, rouba o foco do negócio. Nesta edição falamos sobre a crise como perigo e oportunidade, o mal gerenciamento do risco com a reputação, vantagem competitiva e incerteza, análise da Lei Federal para Segurança de Barragens, a relação entre comunicação e consulta na gestão de fraude e o gerenciamento de riscos no transporte de cargas. Confira!

Revista GR - 91

Adicione informações sobre este item

O ataque terrorista ao jornal francês Charlie Hebdo reforça que as estratégias terroristas exigem agilidade e flexibilidade. O desastre em Mariana; O fim da corrupção depende de nós e O caminho e as ferramentas da gestão de risco de fraudes. Veja ainda: O cenário das montadoras de veículos no Brasil, A importância de construir e gerenciar cenários, trabalhar com incertezas e desenvolver estratégias e cenários prospectivos. Confira!

Revista GR - 90

Adicione informações sobre este item

Nesta edição falamos sobre o programa de integridade, acentuando a essencialidade do compliance no âmbito corporativo e a incerteza como a única certeza que temos. Veja também, por que é importante fazer a análise de riscos no entorno de edificações? Qual a verdadeira estratégia empresarial? Qual a melhor abordagem diante do futuro? Cenários projetivos ou prospectivos? Confira!

Revista GR - 89

Adicione informações sobre este item

O contexto atual é chamado como “VUCA”, o Brasil está preparado para enfrentar este cenário? Saiba a importância dos Comitês de Gerenciamento de Crises e como as pessoas, as organizações e as mudanças se relacionam. Veja também a estratégia sob vários olhares e como ela é a vida nas empresas sendo mais que o caminho para os objetivos. Confira!

Revista GR - 88

Adicione informações sobre este item

O tipo mais comum de inimigo interno é o fraudador, o colaborador que já entra com a intenção de fraudar a empresa. Saiba como evitar desvios no processo produtivo, a importância de contar com uma auditoria interna e de ter uma ferramenta estratégica na gestão de riscos. Confira!

Revista GR - 87

Adicione informações sobre este item

O uso de dispositivos móveis é indispensável nas empresas, conheça a filosofia em tempos de desgovernança, a ferramenta BIA Business Impact Analysis, o desafio que o roubo de cargas é para empresas e autoridades, cenários prospectivos na economia brasileira e a segurança corporativa na estratégia dos negócios. Confira!

Revista GR - 86

Adicione informações sobre este item

Você conhece a importância de mapear os processos? E como podemos prever os riscos futuros? Como uma gestão integrada pode trazer benefícios para você? Veja as respostas e a análise sobre cenários prospectivos e controles internos nesta edição. Confira!

Revista GR - 85

Adicione informações sobre este item

Com a temática voltada para corrupção e fraude corporativa essa edição aborda o grande desafio dos gestores no século 21, a importância do compliance e a nova lei anticorrupção, como proceder com as fraudes e a análise dos indicadores para decisões estratégicas. Confira!

Revista GR - 84

Adicione informações sobre este item

A dimensão das consequências operacionais nem sempre são visíveis, por isso é essencial conhecer o tamanho dos seus riscos, veja como gerenciar crises, por que alguns gestores ainda utilizam planilhas, como é a postura das empresas em relação a funcionários dependentes químicos? Confira!

Revista GR - 83

Adicione informações sobre este item

Os projetos de Gestão de Riscos Corporativos deveriam possuir planos que minimizassem os efeitos dos riscos sobe eles, por isso o gestor de riscos necessita de cenários prospectivos para ter eficácia na gestão. Saiba também, como a gestão de riscos corporativos pode ajudar as micro e/ou pequenas empresas  e a importância da gestão de segurança nas empresas. Confira!

Revista GR - 82

Adicione informações sobre este item

Terrorismo no Brasil e no mundo, fizemos uma análise sobre esse inimigo invisível que é um desafio para os órgãos de inteligência, veja também um estudo sobre o roubo de cargas no Brasil, a relação entre fraudes corporativas e as 3 linhas de defesa e a inadmissível violência contra as mulheres nas faculdades Brasileiras e Americanas. Confira!

Revista GR - 81

Adicione informações sobre este item

A tecnologia pode e deve ser utilizada a favor da gestão de riscos, saiba se estamos preparados para o mundo VUCA com a gestão de riscos, veja quais são os riscos invisíveis das agressões físicas e morais no trabalho e saiba mais sobre a materialização do serviço de segurança atraves da medição dos indicadores operacionais. Confira

Revista GR - 80

Adicione informações sobre este item

A criticidade versus a Interconectividade entre os riscos gera uma visão estratégica de antecipação para os gestores. Veja também o plano de continuidade de negócios nos meios de hospedagem e o novo viés da auditoria interna. Confira!

Revista GR - 79

Adicione informações sobre este item

Entenda a lógica do fraudador através do novo enfoque do “diamante da fraude” para poder realizar a prevenção a fraudes corporativas e conheça a nova ferramenta de compliance nas empresas, a lei anticorrupção. Confira!

Revista GR - 78

Adicione informações sobre este item

Não existe plano de emergência sem análise de riscos! Podemos transformar riscos em oportunidades, você sabe como é feita a segurança durante um evento? E a importancia de investir em segurança contra incêndio? Confira

Revista GR - 77

Adicione informações sobre este item

Nesta edição conheça o cenário do tráfico de drogas e seus reflexos nas corporações, a ética e suas relações na atividade de inteligência, a gestão de contratos de terceiros e o gerenciamento de riscos atuando na prevenção de perdas do varejo. Confira!

Revista GR - 76

Adicione informações sobre este item

O departamento de compras ou suprimentos é de fundamental importância para o controle dos negócios, fizemos uma retrospectiva da segurança privada e saiba mais sobre o crime de lavagem de dinheiro e como é feita a continuidade dos negócios nos dias de hoje. Confira!

Revista GR - 75

Adicione informações sobre este item

É possível gerenciar o caos? Você conhece o novo enfoque do diamante da fraude? E projeto “Ecobrand Arpoador”? Leia também a matéria sobre o reuso da água, uma questão de sobrevivência. Confira!

Revista GR - 74

Adicione informações sobre este item

Os desabamentos de prédios no Rio de Janeiro, trazem uma transição da gestão de riscos corporativos para a gestão de continuidade de negócios, saiba como prever riscos através da arquitetura e se as portas de segurança no banco são realmente necessárias. Confira!

Revista GR - 73

Adicione informações sobre este item

Nesta edição fizemos um estudo comparativo da responsabilidade social empresarial e filantropia, analisamos o risco estratégicos e o valor da experiência sendo inteligência em riscos. Confira!

Revista GR - 72

Adicione informações sobre este item

A aplicação da inteligência como ferramenta de gestão de riscos na logística intermodal, a ferramenta Background Check de prevenção na lavagem de dinheiro, a importância de conhecermos os riscos em nossas organizações e os mitos e usos da análise de vídeo inteligente, foram os temas tratados nesta edição. Confira!

Revista GR - 71

Adicione informações sobre este item

Veja a importância de gerenciar riscos estratégicos durante a auditoria baseada em riscos, os cenários de riscos na prevenção de perdas no varejo e como a gestão integrada dos riscos é essencial para qualquer empresa no canário de alta transição que vivemos. Confira!

Revista GR - 70

Adicione informações sobre este item

A mentira é uma informação não verdadeira que tem como objetivo causar engano, o principal ponto que precisamos saber sobre ela é que todos nós somos mentirosos, por isso é importante ficarmos atentos durante a entrevista investigativa. Veja também como se antecipar nas crises e emergências e como gerenciar incertezas para enfrentar os cisnes negros. Confira!

Revista GR - 69

Adicione informações sobre este item

Para realizarmos a Gestão de Riscos na Cadeia Logística, não podemos nos restringir apenas a segurança, mas sim, envolver estratégia, tecnologia, fluxo de informações, processos e operações. Nesta edição entrevistamos brasileiros que se reúnem para combater a fraude, analisamos quais cuidados devem ser tomados durante a aplicação de sistemas eletrônicos de segurança e o que fazer quando os riscos no trabalho estão presentes. Confira!

Revista GR - 68

Adicione informações sobre este item

Desde 2004 o Rio de Janeiro vem passando pelo problema de bueiros explosivos, preenchendo a cidade como um campo minado, veja a análise de risco empresarial na cadeia logística, a segurança em condomínios verticais e o processo para construir um plano de gestão de continuidade de negócios. Confira!

Revista GR - 67

Adicione informações sobre este item

As organizações no mercado empresarial, precisam de agilidade para ter a condição de prosperar, num mundo cada vez mais dinâmico e competitivo. Conheça a ferramenta GIS,  a importância da tecnologia para a segurança e da auditoria interna para a gestão. Veja também a relação entre segurança pública e privada nas práticas de prevenção e controle do crime . Confira!

Revista GR - 66

Adicione informações sobre este item

A imagem de uma corporação esta suscetível a mudanças e impactos “fora da curva”, a teoria do caos está extremamente relacionada a essas ocorrências, impactando financeiramente todo o conglomerado econômico. Entrevistamos Vanderlei Reis sobre o dispositivo que mancha as notas e analisamos a gestão de riscos, controles internos e marketing. Confira!

Revista GR - 65

Adicione informações sobre este item

A auditoria interna com foco em governança corporativa, a chave para o sucesso do gestor de segurança empresarial, o medo dos brasileiros com as fraudes bancárias, gerenciando o superior hierárquico e o foco em governança corporativa da auditoria interna. Confira!

Revista GR - 64

Adicione informações sobre este item

O termo Engenharia Social passou a ser amplamente disseminado na área de Segurança nos últimos anos, mas você sabe o que ele quer dizer? Veja também como desenvolver um projeto arquitetônico com segurança, o perigo da amônia e como é feita a Gestão de Riscos em Supermercados. Confira!

Revista GR - 63

Adicione informações sobre este item

Veja a análise do embate entre sociedade e criminalidade, a importância da identificação dos temperamentos psicológicos em entrevistas investigativas, a integração da gestão dos riscos corporativos, como é a tecnologia utilizada nos sistemas de segurança e a análise do exército nas ruas. Confira!

Revista GR - 62

Adicione informações sobre este item

Os desastres naturais têm sido tratados de forma segmentada entre os diversos setores da sociedade. Nos últimos anos vem ocorrendo uma intensificação dos prejuízos causados por estes fenômenos devido ao mau planejamento urbano, por este motivo precisamos de um modelo de análise de risco! Fique por dentro do ISPS CODE no maior porto da América Latina, e conheça a importância das ferramentas sistêmicas no gerenciamento de risco empresarial. Confira!

Revista GR - 60/61

Adicione informações sobre este item

Neste especial duplo, analisamos as fraudes contra organizações e o papel da auditoria interna, até que ponto pode chegar a competitividade e espionagem no meio empresarial, as mudanças de paradigmas em segurança patrimonial e prevenção de perdas, ISO 28002 – sistema de gestão de segurança e como é realizado o planejamento de segurança em eventos. Confira!

Revista GR - 59

Adicione informações sobre este item

Voltada para soluções integradas de segurança, esta edição explica porque a investigação empresarial no século XXI é extremamente importante, as pulseiras eletrônicas em recém-nascidos e realiza a análise da fuga involuntária da informação. Confira!

Revista GR - 58

Adicione informações sobre este item

As mudanças no ambiente de negócios são tão aceleradas quanto as que já podemos observar nos ecossistemas e no clima da Terra, fatos que alterarão substancialmente nosso modo de estar no mundo, veja a relação entre o risco social e a sustentabilidade empresarial na gestão de riscos nesta edição. Saiba mais sobre o planejamento para o gerenciamento de crises, os riscos perversos e o esgoto que salva. Confira!

Revista GR - 57

Adicione informações sobre este item

Veja os riscos em infraestruturas críticas, o impacto das chuvas no Nordeste, a gestão de riscos na investigação empresarial, o risco de apagão logístico, os cenários prospectivos na segurança pública e porque investir em prevenção de perdas. Confira!

Revista GR - 56

Adicione informações sobre este item

Como é realizada a gestão de riscos em plataformas marítimas, ISO 31000 e Técnicas de avaliação de riscos! Veja tudo isso nesta edição que tem a temática focada na pergunta: Por que a GR não evita acidentes nas plataformas? Confira!

Revista GR - 55

Adicione informações sobre este item

Nesta edição abordamos a estrutura de controles internos, analisamos a importância de cenários prospectivos na segurança patrimonial e o perigo dos perfis falsos em redes sociais. Leia também como é feita a gestão de riscos na área hospitalar. Confira!

Revista GR - 54

Adicione informações sobre este item

Veja a entrevista com o Claudio Weber Abramo sobre corrupção, o plano de contingência para os desastres pluviais, os perigos da vacina contra a gripe A H1N1 e como a gestão de risco é importante no serviço de proteção pessoal. Confira!

Revista GR - 53

Adicione informações sobre este item

As empresas brasileiras não possuem a prática de formalizarem seu gerenciamento de riscos no transporte rodoviário. Planos eficientes do transporte de cargas precisam ser elaborados para se adaptarem às mudanças. Veja também o novo paradigma da repressão e prevenção e a educação para a gestão da mobilização e segurança nacional. Confira!

Revista GR - 52

Adicione informações sobre este item

​A constante luta por vantagens competitivas em meio a concorrência corporativa e às mudanças de comportamento dos consumidores, faz com que as organizações invistam no profissionalismo de suas atividades, fazendo com que a Prevenção de Perdas esteja cada vez mais presente na estrutura organizacional. Veja também a análise da segurança da informação e o exercício da advocacia. Confira!

Revista GR - 51

Adicione informações sobre este item

Não existe gestão de crise sem análise de riscos! nesta edição veja a análise completa do gerenciamento de crise, os riscos de aderir ou não ao desenvolvimento sustentável, aspectos legais e cloud computing e a vida no exterior, comparando o sonho com a realidade. Confira!

Revista GR - 49/50

Adicione informações sobre este item

Nesta edição em dobro abordamos o polêmico apagão e as muitas contingências verificadas, por falta de plano e para o nosso prejuízo. Falamos do PCN que toda empresa deve ter no quesito restaurante empresarial, partindo do caso dos hambúrgueres contaminados nos Estados Unidos. Confira!

Revista GR - 48

Adicione informações sobre este item

Esta edição foca no risco de compliance e aborda temas como a política de gestão de risco, as responsabilidades sobre a conexão wireless, a importância do compliance nas organizações e o risco da informação. Confira!

Revista GR - 47

Adicione informações sobre este item

Principais elementos da ISO 31000, a Gestão de Risco Positivo, o Framework do processo de Gestão e Análise de Riscos Corporativos no Método Brasiliano Avançado, Veja tudo esta edição focada no novo desafio ISO 31000! Confira!

Revista GR - 46

Adicione informações sobre este item

A perícia, antes profissão de poucos, vem ganhando terreno e profissionais. Com o aumento da demanda, aumentaram também os profissionais da área, mas nem tanto e às vezes nada, a qualidade da formação. Entrevistamos o presidente do IBP Giuliano Giova! Veja também: de quem é a responsabilidade da segurança bancária? Confira!

Revista GR - 45

Adicione informações sobre este item

Num mundo tão complexo que escapa à nossa capacidade de fazer previsões exatas, a elaboração de cenários, etapa do processo de gestão de riscos corporativos, visa transformar as incertezas totais em incertezas parciais. Acompanhe nossa análise sobre a auditoria investigativa e as ações de contingência para a gripe A H1N1. Confira!

Revista GR - 44

Adicione informações sobre este item

Nesta edição da revista Gestão de Riscos a insegurança jurídica na terceirização é tema de uma matéria imprescindível a todos os médios e grandes empresários e gestores. Além dos riscos jurídicos, a RGR deste mês aborda riscos operacionais, análises comparativas de normas e processos de gestão de risco além dos riscos digitais, caracterizando vítimas e criminosos. Confira!

Revista GR - 43

Adicione informações sobre este item

Num mundo de crises, em que quando estamos nos recuperando de uma ou nos habituando a ela surge outra para nos pegar desprevenidos, nunca é tarde para começarmos a nos precaver. Existem várias formas de nos prepararmos para tais situações. Para auxiliar nessas situações de crise, esta edição da Revista Gestão de Riscos traz uma matéria especial sobre Plano de Continuidade de Negócios para o surto pandêmico da Gripe A. Confira!

Revista GR - 42

Adicione informações sobre este item

Na investigação empresarial é imprescindível dominar técnicas de entrevista para, principalmente, desvelar as mentiras dos entrevistados. Nesta edição, veja a taxionomia da mentira, excelente para os envolvidos nos processos de investigação empresarial. Confira!

Revista GR - 41

Adicione informações sobre este item

Nesta edição você irá saber Como terceirizar serviços de segurança, através do artigo da Técnica de Segurança Patrimonial Silvia Ferreira Netto, na seção Outsourcing. Também vamos aborda fraudes, e destacar as ações preventivas que podem ser tomadas contra os fraudadores. Confira!

Revista GR - 40

Adicione informações sobre este item

Esta edição foca nos riscos na segurança pública, destacando como combater a violência no Brasil com reestruturação vemos também o treinamento em tempos de crise e uma análise sobre a ISO 31000. Confira!

Revista GR - 39

Adicione informações sobre este item

O objetivo da instalação de um sistema de controle de acesso é o de aumentar o nível de segurança em um local, ao mesmo tempo em que se melhora o das informações obtidas e se aumenta a velocidade com que os usuários podem passar pelos controles. Conheça os grupos de sistemas de controle de acesso e a subtração de informações empresariais sensíveis nesta edição. Confira!