Marcos Alves Junior
Assistente de Comunicação e Marketing da Brasiliano INTERISK
26/08/2021
Em sua edição 157, a revista Gestão de Riscos traz um conteúdo enriquecedor aos leitores que estão desenvolvendo conceitos e se atualizando diante aquilo que acontece no Brasil e no mundo relacionado aos cenários de Governança, Riscos e Compliance. É importante ressaltar que as nossas publicações são comprometidas com a responsabilidade social e científica.
Na seção “Ponto de Vista”, expusemos o artigo “Riscos Político e Econômico Brasil causam Instabilidade: vamos superar?”, escrito pelo professor, doutor e presidente da Brasiliano INTERISK, Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, em que o autor discorre sobre os impactos econômicos gerados pelas decisões dos nossos governantes.
Já na seção “Cibernético”, também redigido pelo Prof. Brasiliano, o texto trata sobre como as organizações podem adquirir uma visão de antecipação e adaptação diante do aumento expressivo do número de ataques cibernéticos no Brasil e no mundo.
No texto “ESG E O MEIO AMBIENTE: Precaução e Prevenção de Riscos”, a doutora em direito ambiental, advogada, Consultora Sênior Associada da Brasiliano INTERISK, Silmara Veiga de Souza Calestini Montemor discorre sobre a agenda ESG, uma iniciativa que tem como objetivo fazer com que as organizações tratem as questões ambientais, sociais e de governança com maior responsabilidade.
O artigo intitulado “NÃO SE FAZ SEGURANÇA COM ATOS E SISTEMAS ISOLADOS: em defesa de profissionais qualificados e de uma segurança integrada”, o autor, Carlos Alberto Zanandreis da Silveira, gestor de segurança e especialista em gestão de crises e emergências na Fundação Renova, aborda os desafios enfrentados no gerenciamento da segurança no âmbito das organizações.
Na seção Gestão escrita por Carlos Köhler, graduado em segurança pública, pós-graduado em segurança privada e CEO do Grupo CINDAPA, o texto “O que traz a sensação de segurança - Condomínios”, faz uma breve reflexão em relação aos recursos que trazem a sensação de segurança às pessoas.
A leitura da análise de autoria de Gustavo Vedove, especialista em riscos, GCN e proteção de dados, permitirá compreender como funciona o método para mensuração do NRGCN - Nível de Resiliência em Gestão de Continuidade de Negócios, criado pelo próprio autor, com o objetivo de mensurar o nível de resiliência em Gestão de Continuidade de Negócios das empresas.
No artigo “Mundo Líquido - A Era da Informação, Fake News e Desinformação”, escrito por Cláudio dos Santos Moretti, CES, ASE – Diretor da CSM – Consultoria e Treinamento em Segurança Empresarial, o autor relata que, em paralelo com o surto do COVID-19, o mundo sofre com uma epidemia de desinformação e fake news.
Por fim, na seção “Acontece”, é possível acompanhar a cobertura de dois eventos. Um deles foi o webinar organizado pela Brasiliano INTERISK. Já o outro foi uma aula ministrada pelo professor Antonio Celso Ribeiro Brasiliano na 9ª melhor escola de negócios do mundo, de acordo com o ranking de educação executiva do jornal Financial Times.