top of page
Âncora 1

ACONTECE

Marcos Alves Junior

Assistente de Comunicação e Marketing da Brasiliano INTERISK

29/10/2021

Gestão de Riscos e Agenda ESG unidos para levar uma cultura mais sustentável para as organizações

No dia 27 de setembro, Antonio Brasiliano, professor, doutor e presidente da Brasiliano INTERISK, juntamente com Silmara Veiga de Souza Calestini Montemor, doutora, mestre em direito ambiental e diretora associada da divisão de consultoria ESG, apresentaram o webinar “Gestão de Riscos e Agenda ESG, como compatibilizar?”, cujo objetivo foi demostrar como a conciliação da gestão de riscos pode agregar valor à implementação das práticas da agenda ESG pelas organizações.

O webinar falou sobre um assunto que está em alta em discussões dos conselhos de gestores e executivos. Por quê? A agenda ESG, está em alta devido ao aumento de clientes e investidores buscando por empresas que evidenciem responsabilidade social, buscando minimizar cada vez mais os impactos no meio ambiente. Dessa forma, tem havido um aumento expressivo no número de organizações buscando se adequar às práticas da agenda ESG.

O evento teve como objetivo apresentar, de maneira clara, métricas utilizadas para a mensuração do nível de maturidade dos fatores-chaves do programa de ESG das organizações. Além disso, também visou sensibilizar as organizações sobre a importância de contar com um programa estruturado para adequação das práticas.

Na palestra foi mencionado que o World Economic Forum vem medindo a eficácia do Stakeholder com respeito à métrica comum e de acordo com a criação do valor sustentável, levando em consideração 4 pilares: Princípios da Governança, Planeta, Pessoas e Prosperidade.

Não conseguiu assistir ao evento online? Não tem problema, todos os eventos são gravados e estão disponíveis no canal oficial da Brasiliano INTERISK no Youtube. Caso também queira ter acesso à apresentação projetada no Webinar, é só acessar o nosso site, onde encontrará todas as apresentações disponíveis para download.

Brasiliano ministra aulas em uma das melhores escolas de negócios da América Latina

Nos dias 21 e 22 de setembro, Antonio Brasiliano, professor, doutor e presidente da Brasiliano INTERISK, ministrou aulas na FDC – Fundação Dom Cabral, considerada a 9ª melhor escola de negócios do mundo, de acordo com o ranking de educação executiva do jornal Financial Times. A FDC é uma organização especializada no desenvolvimento e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos.

O Professor Brasiliano abordou o atual contexto do mercado de Governança, Gestão de Riscos e Compliance e discorreu detalhadamente sobre as 4 miopias costumeiramente encontradas na área de gerenciamento de riscos.

O Professor também retratou, de maneira específica, as melhores práticas de mercado disponíveis para o gerenciamento de riscos, com destaque para a aplicação da ISO 31000:2018 na Gestão de Riscos e para os modelos de controles internos COSO I – Revisão 2013 e COSO II ERM – Integrando Estratégia e Desempenho – 2017. Para finalizar a aula, o Professor falou sobre aspectos relevantes e práticas obrigatórias no contexto da área de gestão de riscos corporativos no âmbito das empresas.

Para ter acesso a todos os nossos conteúdos com exclusividade, aproveite e se inscreva em todos os canais de comunicação da Brasiliano INTERISK.

Influência do Risco Estratégico na Segurança Cibernética para as empresas

No dia 11 de agosto, Antonio Brasiliano, professor, doutor e presidente da Brasiliano INTERISK, participou de um evento chamado Momento Odin, patrocinado pelo Grupo Vikings. Transmitido pelo canal oficial daquela empresa de segurança estratégica, o programa tem como objetivo trazer especialistas de diferentes áreas de atuação para um bate-papo que dissemine o conhecimento. O programa foi apresentado por Erik Christensen, CPP, Diretor executivo da Odin Segurança e Fabio Caruso, Diretor da Revista Segurança Estratégica, Escola Superior de Segurança e Air Patrol - Patrulhamento Aéreo com Drones. O episódio em apreço teve como tema “Segurança Cibernética e o Risco Estratégico para as empresas”.

A palestra teve o objetivo de conscientizar o público em geral da importância do tema, com a consciência de que a audiência provavelmente teria diferentes níveis de conhecimento sobre o assunto. Assim, os assuntos abordados foram desde o que é o espaço cibernético até a razão de o nosso país sofrer constantemente com ataques cibernéticos.

O professor Brasiliano ressaltou que uma das causas do grande número de ataques cibernéticos no Brasil é a ignorância corporativa que resulta na negação dos riscos cibernéticos, colocando nosso país em uma posição de vulnerabilidade. Salientou também o Professor que a grande maioria dos ataques cibernéticos acontece pelo elo considerado o mais fraco na cadeia, o fator humano, resultado de um baixo nível de maturidade dos colaboradores que manuseiam os dados da organização.

Não conseguiu assistir ao evento online? Não tem problema, este evento foi gravado e está disponível AQUI.

bottom of page