ACONTECE

Marcos Alves Junior
Comunicação e Jornalismo

19/01/2021

Riscos cibernéticos estão se tornando
estratégicos? Por quê?

No dia 21 de dezembro de 2020 o Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, CEGRC, CIEAC, CIEIE, CPSI, CIGR, CRMA, CES, DEA, DSE, MBS, palestrou em uma reunião organizada para colaboradores e convidados da EDP (empresa de fornecimento de energia). Neste evento ele teve como foco abordar a importância dos Riscos Cibernéticos de uma maneira estratégica.

O professor ressalta que assim como o mercado, os métodos também estão em constante mudança. Dessa forma o futuro necessita que as empresas evoluam em seus métodos. Ser somente resiliente, em meio as crises não será o suficiente no futuro. A evolução está em se torna antifrágil. Ou seja, algo que aprende e melhora ao ficar diante de uma situação inesperada. 

Em sua palestra Brasiliano cita as mudanças tecnológicas radicais que nos esperam no futuro. Com todo o avanço da tecnologia, as mudanças irão influir muito no ambiente de trabalho e nas metodologias.

Por fim, o professor fala sobre os perigos que toda essa evolução pode trazer as organizações, já que aquelas empresas que entrarem na cultura da negação se tornaram defasadas e vulneráveis na segurança de seus dados sensíveis e na continuidade das atividades críticas.