EDITORIAL

Marcos Alves Junior

Assistente de Comunicação e Marketing da Brasiliano INTERISK

18/02/2021

A Revista Gestão de Riscos em sua 152ª edição traz um conteúdo de grande relevância aos seus leitores com objetivo de proporcionar informações valiosas, lembrando sempre da responsabilidade social e científica que a publicação tem com seu público.

No artigo “Risco político no Brasil: teste de resiliência e ética usando como reflexão a fábula do Anel de Giges”, o autor Antonio Celso Ribeiro Brasiliano faz uma analogia ao livro “O Anel de Giges - Uma Fantasia Ética”, de Eduardo Giannetti. Nesta publicação, Giannetti utiliza a fábula citada pelo filósofo Platão, no segundo livro “A República” para nos fazer pensar sobre ética. Brasiliano une o conhecimento de ambos os autores, estabelecendo uma comparação com o atual momento político no Brasil.

No texto “Impactos das fake news como instrumento de manipulação”, escrito por Cláudio dos Santos Moretti, somos alertados sobre os perigos que a disseminação de notícias falsas gera na sociedade. Moretti revela as graves consequências dessa prática e mostra como as fake news são usadas para manipular a população, favorecendo os governos.

A matéria “Vazamento de dados: emergência à vista”, escrita a quatro mãos pelo professor Brasiliano e a jornalista Roselaine Araujo, fornece aos leitores uma visão ampla sobre cibersegurança. O texto repercute e explica os impactos do megavazamento de dados que veio à tona em janeiro, expondo dados sensíveis de 200 milhões de brasileiros. Com uma visão técnica, o professor ressalta a falta de metodologia em Data Loss Prevention, o que facilita o caminho para os cibercriminosos.

Numa análise minuciosa da 16ª Edição do Global Risk Report de 2021, Brasiliano revela os principais riscos que estão previstos para esse ano. Além disso, avalia os cenários prospectivos que nos esperam pós-pandemia.

Na matéria “Gocil implementa Software INTERISK de gestão de riscos”, a jornalista Roselaine Araujo entrevista, Lourival Junior, atual head of technology da empresa Gocil, que recentemente implementou o Software INTERISK e conta detalhes sobre como foi a execução do projeto.

Por fim, no quadro Acontece você tem a cobertura de dois eventos. Um workshop no qual Antonio Brasiliano ministra uma palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e um bate papo sobre gestão de riscos organizado pela B&C Relacionamento Comercial e Eventos Corporativos, que reuniu especialistas de diferentes áreas para promover uma conversa engrandecedora com diferentes pontos de vista.

 

Boa leitura!