ACONTECE

Marcos Alves Junior

Assistente de Comunicação e Marketing da Brasiliano INTERISK

23/03/2021

Riscos Globais: Perspectivas de Futuro e Impactos para o Brasil

No dia dois de março de 2021, Antonio Brasiliano, professor, doutor e presidente da Brasiliano INTERISK, participou do evento online sobre Riscos Globais, organizado pela revista Segurança Estratégica. Na 26ª edição do quadro Observatório Estratégico, o encontro gerou um bate-papo enriquecedor entre diferentes especialistas da área.

 

Além dos Riscos Globais, os convidados também falaram sobre as perspectivas de futuro e seus impactos para o Brasil. Também participaram da live, o diretor da revista Segurança Estratégica e moderador do evento, Fabio Caruso e o especialista em inteligência e antiterrorismo, Linaldo Guimarães.

 

Caruso mencionou o panorama geral sobre geopolítica global. Já Antonio Brasiliano falou de forma detalhada sobre os Riscos Globais. Contou as razões pelas quais devemos nos preparar e, principalmente mostrou de que forma as novas ameaças impactam no dia a dia das pessoas e das empresas. Brasiliano revelou ainda os fatores mais críticos divulgados na 16ª edição do Global Risk Report, publicada no início do ano de 2021.

 

Transmitida ao vivo pelo canal oficial da Revista Segurança Estratégica, a live teve um público bastante participativo. No chat do encontro, pessoas de diferentes regiões do Brasil enviaram perguntas.

 

Ao ser questionado sobre as fake news durante a pandemia, Brasiliano disse que é primordial combater desinformação de maneira enfática. “As notícias falsas agem como um câncer e geram uma cisão proposital na população para depois se ganhar com isso. Para enfrentá-las, é preciso melhorar muito a comunicação no geral e de riscos também. A área de comunicação de risco precisa alertar e auxiliar empresas e o próprio governo. É fundamental contestar e checar as notícias sempre”.

 

Por fim, Fabio agradeceu a presença dos convidados e, sobretudo do público que participou ativamente do encontro, cuja duração chegou a quase duas horas. Para aqueles que não tiveram a oportunidade assistir ao vivo a gravação, ela está disponível no link aqui.

WORKSHOP:  Vazamentos de dados tornam implantação da LGPD indispensável

Antonio Brasiliano, professor, doutor e presidente da Brasiliano INTERISK, ministrou uma palestra sobre Vazamentos de Dados e implantação da LGPD. Realizado no dia 22 de fevereiro de 2021, o workshop foi direcionado aos membros, diretoria e presidência da Farmoquímica (FQM). O evento que aconteceu internamente por meio da ferramenta do Microsoft Teams, contou com a participação de representantes das empresas, além de convidados. O objetivo do workshop foi esclarecer os principais quesitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mostrando fatores críticos, impactos na organização e pontos de sucesso para implementação da lei. O professor Brasiliano ressaltou a parceria estratégica da Brasiliano INTERISK com a Stefaninirafael. A união tem como objetivo o fortalecimento dos clientes em busca da resiliência na jornada digital.

 

Durante o evento, Brasiliano fez um levantamento dos cenários que exigem proteção de dados. De forma clara e objetiva, ele mostrou as razões pelas quais a empresa deve se preocupar, gerando quadros prospectivos que podem se concretizar no futuro. Além disso, o professor apresentou exemplos de organizações que sofreram com grandes vazamentos de dados. Um caso recente é o Serasa, que ganhou as manchetes após sofrer um megavazamento de dados no mês de janeiro. Por fim, o presidente da Brasiliano INTERISK abriu um espaço para explicar qualquer tipo de dúvidas sobre os assuntos já tratados. Neste bate-papo espontâneo, os participantes tiveram uma vasta troca de experiências.

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato
  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004