EDITORIAL

Marcos Alves Junior

Assistente de Comunicação e Marketing da Brasiliano INTERISK
23/03/2021

Em sua 153ª edição, a Revista Gestão de Riscos orgulha-se de trazer um conteúdo de relevância aos leitores que desejam aprimorar conceitos e também ficar atualizados com aquilo que acontece no Brasil dentro do setor de Segurança de Riscos. Vale destacar que a nossa publicação está sempre comprometida com a responsabilidade social e científica que conquistamos ao longo do tempo junto ao nosso público.

 

Na seção Ponto de Vista, o texto intitulado “Risco Brasil, uma questão de Técnica Prospectiva e não de Negacionismo”, escrito pelo professor, doutor e presidente da Brasiliano INTERISK, Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, há uma análise em relação à edição 144 da revista. Nela, ele previu que medidas ineficazes e a falta de coordenação conjunta resultaria num cenário de caos prolongado no Brasil. O que fazer para mudar esse quadro? Veja e descubra.

Já o Dr. André Vicente dos Anjos, coordenador de Segurança Sênior do segmento varejo, traz para nós o texto “A gestão de pessoas como fator de sucesso”. Nele, Anjos cita uma pesquisa feita pela American Society for Quality (ASQ) sobre o comportamento dos clientes. O autor ressalta o cuidado que as organizações necessitam ter não só com consumidores, mas sobretudo com os colaboradores. Afinal, são eles os principais responsáveis pelo atendimento dado ao cliente.

No artigo “Planos de Emergência em foco”, Walmir Correa Leite, consultor de engenharia de segurança e comandante de resgates, aborda os altos riscos diante da falta de planos de emergência. A negligência nesse sentido já resultou em grandes incêndios. Tragédias que poderiam ser evitadas, mas que ocorreram pela falta de treinamento ministrada aos operadores da Brigada de Incêndio.

 

Cláudio dos Santos Moretti, diretor da Consultoria e Treinamento em Segurança Empresarial, escreveu o artigo “Produção de Inteligência Empresarial”. O texto mostra o quanto é importante investir na inteligência corporativa, revelando também os maiores desafios de implementação desta cultura.

Por fim, no quadro Acontece, você tem a cobertura de dois eventos online nos quais a Brasiliano INTERISK participou. O primeiro foi um bate-papo organizado pela revista Segurança Estratégica, que abordou os riscos globais e as perspectivas de futuro para o Brasil. A live contou com a participação de especialistas na área de segurança e também com o presidente da Brasiliano INTERISK, Antonio Brasiliano, que explicou os dados expostos na 16ª edição do Relatório de Riscos Globais, divulgado no Fórum Econômico Mundial de 2021.  

Ainda em fevereiro, Brasiliano ministrou para Farmoquímica (FQM) um workshop sobre Vazamentos de Dados e implantação da LGPD. Falando nesse assunto, criamos nesta edição a seção “Descomplica LGPD” para sanar todas as dúvidas sobre a implementação da lei.  Boa leitura e até a próxima!