EDITORIAL

Marcos Alves Junior

Assistente de Comunicação e Marketing da Brasiliano INTERISK
06/05/2021

Em sua 154ª edição, a revista Gestão de Riscos traz um conteúdo engrandecedor aos leitores que desejam aprimorar conceitos e se atualizar diante aquilo que acontece no Brasil dentro dos cenários de Governança, Riscos e Compliance. É importante reforçar que as nossas publicações são comprometidas com a responsabilidade social e científica. 


Na seção Ponto de Vista, trouxemos o artigo nomeado “A dança das cadeiras dos ministros das Forças Armadas aumenta o nosso Risco Político? CPI da COVID-19 coloca em risco a estabilidade do Brasil?”. Escrito pelo professor, doutor e presidente da Brasiliano INTERISK, Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, o artigo fala sobre o agravamento da pandemia no Brasil e como isso influenciou diretamente na eficácia do governo federal, resultando num aumento expressivo dos riscos políticos.


Já o texto “Empresas brasileiras são alvos fáceis de hackers por falhas de Segurança Cibernética” também redigido por Brasiliano, retrata o aumento elevado de vazamentos de dados na pandemia, destacando que o Brasil se tonou um alvo fácil para os cibercriminosos que fazem uso de informações sensíveis, principalmente aquelas violadas de grandes empresas. 


O texto escrito pelo doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, Walmir Correa Leite, intitulado como “Equipamentos para proteção ativa em incêndios” mostra que inúmeros órgãos públicos e privados tratam itens de segurança e proteção contra incêndios como despesas não obrigatórias. A visão errônea da área resulta em baixo investimento, colocando vidas em risco. 


Já no artigo “A Inteligência aplicada aos negócios”, o diretor da CSM, Cláudio dos Santos Moretti, CES, ASE, ressalta a importância das diferentes categorias de inteligência. O autor destaca que quando elas estão unidas com a difusão do conhecimento, é possível agregar muito mais valor ao negócio já que essa soma amplia a visão para todas as tomadas de decisão. 


A jornalista, Roselaine Araujo, escreveu o artigo “Privatização dos aeroportos brasileiros e os impactos na Segurança Aérea”. O texto aborda a recente privatização de 22 aeroportos brasileiros. Realizada por meio de um leilão, a privatização fez o  governo federal arrecadar mais de três bilhões de reais. O objetivo é estimular os negócios no setor e consequentemente gerar empregos.


E por fim, na seção Acontece, temos a cobertura de um evento online organizado pela LASEC (Latin American Security Expo) no qual o professor, Antonio Brasiliano, participou de um bate-papo com alguns especialistas referente às novidades tecnológicas em ascensão no mercado. Nesta seção, falamos ainda com alguns alunos que estão na nova turma de MBS em Segurança Empresarial, cujo início se deu no mês de março deste ano. Para os alunos, o conteúdo e a troca de experiência com os colegas está sendo bastante enriquecedora. Boa leitura!  

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004