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Dicas para potencializar o sucesso da Gestão de Riscos com a ajuda do Endomarketing | parte 3

Olavo Tokutake. CIGR, CPSI, CIEIE

Consultor em Gestão de Riscos e Especialista em Endomarketing da Brasiliano INTERISK

Fevereiro | 2023                                                                                                                                                                     

Dando prosseguimento às dicas para que o trabalho de Endomarketing seja realizado de maneira prática, objetiva e eficiente, seguem mais seis orientações para que a comunicação ajude a Gestão de Riscos a alcançar os resultados necessários e esperados.

 

Caso não tenha acompanhado a sequência, clique aqui e leia as partes 1 e 2 do artigo “Dicas para potencializar o sucesso da Gestão de Riscos com a ajuda do Endomarketing”.

Seguem as novas dicas:

 

#13 – Aproveite e respeite as características dos meios de comunicação. Por exemplo, um cartaz de mural pode ser usado para causar impacto visual, com chamadas curtas e diretas; em meios que possibilitem o uso de vídeos, você pode ganhar a atenção por meio de emoção e/ou mostrar um passo a passo; em outros, em que é possível utilizar áudios, a força da trilha sonora pode ajudar a envolver a audiência e a modulação de voz pode ajudar no entendimento e retenção da atenção. Como disse o filósofo e teórico da comunicação canadense Marshall McLuhan, em 1967, “o meio é a mensagem”.

 

#14 – Se a estratégia de comunicação permitir e a verba também, avalie a utilização de meios fora do formato usual, como adesivos em espelhos ou elevadores, apliques na borda de monitores, distribuição de brindes etc. Faça um brainstorming com sua equipe e pensem em ideias fora da caixa. Surpreender é uma ótima maneira de ganhar a atenção e angariar engajamento.

 

#15 – Eventos também funcionam muito bem. E para isso, nem sempre é preciso montar grandes estruturas nem contratar atrações badaladas. Por exemplo, pode-se organizar um quiz, estendendo um pouco a hora do almoço, para os colaboradores responderem sobre um tema específico, com entrega de prêmios (que podem ser simbólicos) aos vencedores; dependendo do tamanho da empresa e do número de colaboradores, um telão ou tv de tela grande, um microfone e a animação dos participantes já são suficientes.

 

#16 – Interações com o público interno também são sempre bem-vindas. Convidar os colaboradores a darem suas opiniões sobre determinados assuntos, ainda que de maneira anônima, ajuda muito no mapeamento de pontos de interesse. Isso pode ser feito por meio de urnas espalhadas pela empresa, nas quais cada um pode depositar sua opinião, por e-mail ou até por meio de uma empresa terceirizada que coletará as informações sem passar os dados do colaborador à empresa, garantindo o seu anonimato. Mas lembre-se de que é fundamental uma campanha de comunicação para convidar o público interno à participação e para dizer como ele pode tomar parte.

 

#17 – Comunicar sempre os resultados das ações da Gestão de Riscos. Isso sempre ajuda no engajamento dos colaboradores, seja pelo orgulho de participar de algo que está dando certo, seja por perceber que é preciso que todos façam um algo a mais para o sucesso das ações.

 

#18 – A Comunicação é dinâmica, como deve ser para poder acompanhar as necessidades de mudanças que os trabalhos da Gestão de Riscos possam demandar. Por isso, ao planejar as fases da sua campanha de Endomarketing, pense também nos possíveis cenários. Assim será mais fácil e ágil realizar alterações no seu planejamento e nas ações.

 

Espero que essas dicas sejam úteis para você, no dia a dia da Comunicação na Gestão de Riscos. Se tiver alguma dúvida em relação a elas, envie um e-mail para otokutake@brasiliano.com.br que eu procurarei saná-la para você.

 

Até a próxima, com mais algumas dicas.

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