ACONTECE

 
Atentado, Terrorismo, Atentado NY, Lobo solitári, Revista GR, Gestão de Riscos, Auditoria, contraterrorismo,

O prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano ministra palestra no 10º Simpósio deControle Interno da 1a ICEFEX – Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro 

O prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, presidente da Brasiliano INTERISK, abordou o conceito de Inteligência em Riscos, com a visão holística de processos críticos mapeados, fatores de Riscos identificados, riscos inerentes críticos, Controles existentes e que suportam os fatores que compõem os riscos críticos e o quanto de eficácia possui. A eficácia dos controles passa a ser estratégica em função do apetite ao risco em aceitar o residual do risco. Todo este processo deve estar suportado por um software, visando enxergar a interconectividade entre riscos. O sistema INTERISK é um dos únicos do mercado que realiza esta função.


Na palestra realizada no dia 25 de outubro, no 10º Simpósio de Controle Interno, estiveram presentes os auditores das Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica. O tema da palestra foi: “A intenção de se aceitar o risco não se equivale ao desejo irresponsável de se apostar na sorte” nas Instituições de controle e órgãos judiciários.

Palestra sobre as Fases do Processo Gestão de Riscos é sucesso de conceito em São Paulo

Durante a manhã do dia 10 de novembro, o prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, presidente da Brasiliano INTERISK, ministrou a palestra “Fases do Processo Gestão de Riscos”, em São Paulo, na faculdade FESP, apresentando os conceitos da Inteligência em Riscos Corporativos para o público presente.


Foi discutido a aplicação da Integração de Riscos corporativos na visão sistêmica de um único Framework, integrado ao modelo internacional de Governança das Três Linhas de Defesa, onde segrega claramente as funções das áreas de Riscos, Controles Internos, Conformidade e Auditoria Interna.


Salientou que neste século XXI, as empresas não podem mais realizar a gestão de riscos com o famoso “SAP” – Sistema Avançado de Planilha, tem que possuir um sistema que suporte todas as informações, filtrando-as e controlando-as. 

Palestra no XII Encontro das Auditorias Internas das Empresas de Saneamento e Serviços Públicos

Durante os dias 25 a 27 de outubro, em Curitiba, foi realizado o XII Encontro das Auditorias Internas das empresas de Saneamento e Serviços Públicos e a Brasiliano INTERISK marcou presença com a palestra do nosso presidente prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano sobre “O Desafio da Operacionalização das 3 Linhas de Defesa: Uma Questão Cultural”. A palestra versou sobre a dificuldade em operacionalizar o conceito do Modelo de Governança das Três Linhas de Defesa, onde a auditoria interna tem uma função estratégica de verificar a eficácia da governança, gestão de riscos e controles internos.


A auditoria deve cobrar e ajudar o processo de gestão de riscos, base da governança e controles internos, visando homologar para depois realizar a auditoria na primeira linha. A economia de tempo é ganha com as informações consolidadas que a segunda linha deve possuir sobre processos críticos, riscos inerentes críticos e controles chaves a serem testados.
 

Na visão do Prof. Brasiliano, somente desta forma que o conceito das três linhas de defesa (proteção por camadas) será efetivamente implantado, exaltando a necessidade de possuir um software de gestão de riscos com vários módulos, assim como a solução INTERISK, que integre o grande volume de informações e consiga controla-las, além de fazer a interconectividade.  
 

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004

  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle