Sandra Alves Bispo, diretora da Brasiliano INTERISK, é convidada para ministrar palestra sobre “Interconectividade de Risco” em evento do CIESP.
Durante o workshop voltado para Segurança, Tecnologia, Inovação e Tendências, em evento realizado no dia 09 de novembro em Campinas no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP.
Sandra aprofundou os conceitos da integração de Criticidade versus Motricidade com o objetivo de obter uma visão estratégica de antecipação dos riscos e a necessidade do entendimento de quais riscos possuem força e capacidade de influenciar outros riscos, metodologia que é aplicada pelo software INTERISK, a solução de Inteligência em Riscos.
Fotos: CIESP Campinas
16a Turma do Curso de MBA de Gestão de Riscos de Curitiba, retoma as atividades com a aula sobre as melhores práticas, incluindo o novo COSO ERM Alinhando Riscos com Estratégia e Desempenho
As aulas dos dias 19 e 20 de janeiro de 2018, ministradas pelo Prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, CIGR, CRMA, DEA,CES,DSE,MBA; tiveram um caráter estratégico de passar para os alunos o que mercado pratica, dentro das regulações e normas.
O ponto alto das discussões foi a estrutura do novo COSO ERM, denominado Alinhando Estratégia e Desempenho, revista em junho de 2017.
A mudança foi estratégica no sentido de elevar oficializar a gestão de riscos junto ao nível estratégico da empresa, onde terá que participar de forma direta do planejamento estratégico, elaborando suas estratégias alinhadas com o apetite ao risco. Depois terá que medir o desempenho da empresa frente aos riscos materializados e ou potenciais. Ou seja, quais os impactos dos negócios dos riscos internos e externos? Quanto a empresa suporta e quer arriscar?
Foi debatido também a integração com as Três Linhas de Defesa, pois com a nova estrutura do COSO ERM tem que haver uma maior interação com o Conselho e Diretoria, tendo em vista a subida do nível para o estratégico.