A importância da
Gestão de Riscos para o profissional de Facilities
“Inicialmente gostaria de agradecer a toda equipe da Brasiliano INTERISK, pela oportunidade, de deixar um comentário referente ao profissional de Facilities e a importância de trabalhar as lacunas da Gestão de Riscos, que considero um dos grandes desafios na gestão de serviços atualmente, um tema de grande relevância dentro de uma organização, ou melhor, uma Estratégia de Competitividade no mercado corporativo”.
Rosângela de Queiroz, Gerente de Facilities
A atuação dos profissionais de facilities vem evoluindo e consolidando a importância de estarem integrados com a Gestão de Riscos, investindo em treinamentos e especialização como fator básico para a amplitude de atuação dessa área.
Rosângela de Queiroz - MBA em Gestão em Negócios e Especialização em Gerenciamento de Condomínio pelo Mackenzie; Gestão em Facilities pelo Senac, é gerente de Facilities no Condomínio Vila Nova Reserved São Paulo; recentemente concluiu o EAD da Brasiliano INTERISK completando o curso de “Gestão de Riscos Corporativos em conformidade com a ISO 31.000” e vai iniciar o MBS em Segurança Empresarial, em agosto pela Brasiliano INTERISK.
Com o objetivo de incentivar os profissionais da área que atuam nos diversos segmentos e com diferentes disciplinas de riscos, conversamos um pouco com a Rosângela.
Pode nos dizer um pouco sobre as principais atividades realizadas no seu cotidiano no Vila Nova Reserved?
O Gerenciamento de Facilities, para muitos, principalmente no Brasil, ainda é uma nomenclatura desconhecida, em muitos países esse profissional é muito reconhecido e de grande valor para a organização em que atua.
O Gerente de Faciilities, começa a ganhar notoriedade, espaço e reconhecimento, em função da necessidade de um gerenciamento que engloba maior complexibilidade e assertividade. A informatização dos processos internos, a demanda de serviços personalizados e de públicos cada vez mais exigentes, faz com que o mercado busque um profissional com uma visão holística do ambiente organizacional.
Quando se refere ao segmento de Gestão de Condomínios, para gerir empreendimentos que possui uma infraestrutura que compreende muitas vezes um Condomínio Parque, o mercado busca profissionais capacitados e que possuam habilidades para gerenciar todas essas facilidades, pensando na geração de valor para o patrimônio.
Costumo dizer que gosto dessa área, porque não existe rotina. A todo instante temos uma situação que exige atenção para resolução do problema. A única coisa que faz parte de nosso cotidiano é aprender a se REINVENTAR todos os dias. E isso nos faz sair totalmente da zona de conforto.
As atribuições em um Condomínio de alto padrão, são inúmeras, engloba a responsabilidade com todo operacional, desde o gerenciamento de todos os prestadores de serviços terceirizados e equipe de colaboradores orgânicos, Limpeza, Segurança, Paisagismo, Cotações, Negociações, Gestão de Manutenção, Relacionamento com cliente exigente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, elaboração de procedimento para todos os setores e Monitoramento dos processos implantados, contribuindo assim para uma prestação de serviço com foco na qualidade.
Quais são as maiores dificuldades encontradas pelos gestores de Facilities hoje?
O maior desafio encontrado no Gerenciamento de Faciliteis, no segmento em que atuo é sem dúvida a Gestão de Conflitos, pois exige muita habilidade, bom senso, saber filtrar e principalmente, “SER RESILIENTE” as inúmeras problemáticas. Um aprendizado diário.
O segundo maior desafio é a deficiência na prestação de serviço, por parte dos fornecedores. Falta profissionalismo, qualidade na mão de obra contratada e principalmente comprometimento na execução dos serviços. O resultado é insatisfação, atraso, impacto no cronograma de entrega por parte do gerenciamento, pois dependemos muito da mão de obra de terceiros.
No entanto, no dia a dia, fui percebendo que existe um Desafio Maior, “Minimizar os Riscos”, se antecipando à possíveis falhas, identificando e criando estratégias para se trabalhar de forma preventiva. E uma maneira de minimizar, por exemplo, a insatisfação com a prestação do serviço é projetar especificações no processo da negociação e monitorá-los.
Então, comecei a estudar um pouco sobre o tema, e uma outra janela, ou melhor, um leque de conhecimento surgiu a “Gestão dos Riscos”, que me despertou muito interesse e tive a percepção que esse de tipo de gerenciamento tem um alcance ainda maior na execução de minhas atribuições e na minha produtividade. Fiz o curso e percebi que a metodologia aplicada, atende totalmente minhas necessidades, hoje estou colocando em prática e percebo que posso fazer análise de risco de todos os setores que contemplam a prestação de serviço, dentro do meu ambiente de trabalho. Isso é muito motivador.
Como você acha que os profissionais de riscos corporativos podem evoluir nos próximos anos?
Cabe ao profissional que projeta um crescimento e reconhecimento de sua carreira, buscar conhecimentos e se capacitar para uma área que está em fase de expansão e que tende a evoluir. Se especializar na área, através de cursos, em instituições de credibilidade no mercado e buscar literaturas que possam agregar e ampliar os horizontes, assim, poderá desenvolver a criatividade, inovação e qualidade do serviço.
Considero que será um grande diferencial no mercado corporativo, profissionais que tiverem essa percepção, estarão preparados para assumir essa responsabilidade dentro de uma organização contribuindo de forma significativa para resultados satisfatórios e ganhando oportunidades. É uma visão de futuro.
O conhecimento é sempre o melhor investimento. Procuro enfatizar, que devemos ter uma mentalidade de crescimento, melhorar sempre, para ficar melhor no que se faz.
Como você avalia a importância da especialização em cursos e treinamentos para profissionais da sua área?
Considero uma Vantagem Competitiva. Para esses profissionais, é extremamente importante o investimento em cursos e treinamento, pois, contribui para a evolução e crescimento do setor. A capacitação através do conhecimento, favorece de forma significativa para o diferencial do profissional e reconhecimento no mercado de trabalho.
As organizações, estão buscando soluções para o gerenciamento dos riscos e perdas, buscam melhorar os resultados, e os profissionais preparados terão possibilidades de sucesso, as ferramentas e técnicas aplicadas por esse profissional contribuirão, com a satisfação do cliente e fidelização de sua marca.
Na sua opinião, como enfrentar assertivamente as incertezas críticas em um cenário tão complexo como o que presenciamos hoje?
O planejamento estratégico, alinhando as políticas da empresa, considero o estágio inicial o modelo da diretriz a ser seguido, ferramenta que dará o “Norte”, para resultados positivos. O estudo macro e micro do ambiente organizacional, o mercado concorrente, a percepção das expectativas dos clientes ou melhor o saber “ouvir” e entender as necessidades do cliente e principalmente criar um processo de comunicação eficiente com clientes internos e externos.
Trabalhei na implantação de empreendimentos, no qual tive que criar e implantar vários procedimentos para melhorar a dinâmica dos processos, mas tinha convicção que se tivesse os recursos certos teria um melhor desempenho. Portanto, é importante ressaltar que é necessário o investimento em recursos e ferramentas, como softwares, canais de comunicação, que agilizem e que te auxiliam nas suas tarefas. Hoje, aprendi que temos mais uma ferramenta importante que é apresentar uma análise dos fatores de risco, isso, pode reduzir de forma significativa o risco de negócio. Penso que é um caminho para assertividade.
Gostaríamos também de saber um pouco sobre o curso EAD realizado na Brasiliano INTERISK, como foi sua experiência?
Minha experiência com o curso EAD, na Brasiliano INTERISK, realmente foi uma surpresa, desde o custo, conteúdos teóricos, metodologia e material de apoio de excelência. Custo x Benefícios satisfatórios, os diagramas muito bem elaborados. Perceptível, a seriedade do profissional palestrante professor Brasiliano, como desenvolve seu trabalho com comprometimento e preocupação com a qualidade dos conteúdos que estavam disponíveis.
O suporte atencioso, sempre disponível, para os esclarecimentos de dúvidas. Um conteúdo complexo, além da abrangência da Gestão de Risco, muito se falava sobre metodologias aplicadas na gestão da qualidade, conteúdo que na minha opinião estão totalmente integrados. Gostei e recomendo.
Qual a importância do profissional que atua com Facilities estar inteirado sobre a Gestão de Riscos?
A Gestão de Risco é realmente uma ferramenta essencial, no Gerenciamento de Facilities, uma estratégia para melhorias no desempenho e valor agregado para sua carreira. Um conhecimento, que estabelecerá critérios que o tornará um profissional diferenciado no mercado, uma competência com futuro promissor.
Esse profissional, terá a capacidade de apresentar um novo panorama do ambiente da empresa a “Análise dos riscos”. Integrar a Gestão de Risco, na execução de suas tarefas, permitirá identificar os processos críticos e dará a esse profissional “alta performance”, será uma espécie de consultor.
Como cita, o autor Michael Heppell “Há oportunidades excelentes em toda a parte, mas às vezes precisamos mudar e alterar a perspectiva, para poder enxergar completamente o que está a nossa disposição” (Livro: Mude! Como ajustar seu ponto de vista e tirar o melhor de todas as situações - Editora Integrare).
A informatização dos processos internos, a demanda de serviços personalizados e de públicos cada vez mais exigentes, faz com que o mercado busque um profissional com uma visão holística do ambiente organizacional.
O planejamento estratégico, alinhando as políticas da empresa, considero o estágio inicial o modelo da diretriz a ser seguido, ferramenta que dará o “Norte”, para resultados positivos.