Matheus Fridori, MBS

Publicitário, Pós-graduado em Marketing pela ESPM.
Analista de comunicação da Brasiliano INTERISK

ACONTECE

Equipe da Brasiliano INTERISK participa de evento do IPRC

Antonio Celso Ribeiro Brasiliano - Presidente da Brasiliano INTERISK, Enza Cirelli – Vice-presidente e Mário Alves – Gerente de Consultoria, prestigiaram o evento do IPRC (Instituto de Pesquisa de Risco Comportamental), realizado dia 06 de novembro no Museu de Som e Imagem.

O evento foi marcado pelo lançamento do instituto e contou com uma sessão de assinaturas do livro “Manual do Entrevistador Investigativo Moderno” com os autores Mario da Silva Junior e Renato Santos. Assunto é de extrema importância por se tratar de um mercado em crescimento no Brasil, onde as empresas estão percebendo a necessidade de aprofundamento da técnica de entrevista no processo investigativo.

Realizamos uma entrevista com o Renato Santos sobre o Instituto e sobre o livro que pode ser lida na Integra Clicando Aqui. Renato faz parte do IPRC que vem com o propósito de profissionalizar uma necessidade fundamental para qualquer organização: o de mitigar o risco comportamental. Com a intenção de, por meio da ciência e prática, difundir conhecimento e ferramentas que possibilitem o aprofundamento das causas que levam as pessoas cometerem atos antiéticos nas organizações.

Na entrevista Renato contou quais foram os maiores desafios para formar o Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental – IPRC e como foi o processo para que ele e o Mario da Silva Junior escrevessem o Manual do Entrevistador Investigativo Moderno.

1. Como você avalia o mercado para os entrevistadores investigativos

Aqui no Brasil ainda está em crescimento, pois as empresas estão percebendo a necessidade de aprofundamento da técnica de entrevista no processo investigativo.

Quando temos os EUA como referência, percebemos que os entrevistadores são mais respeitados e considerados em suas atuações, mas isto por conta de um nível mais avançado de amadurecimento das empresas no tocante à investigação de uma maneira geral.

 

2. Como você espera que o IPRC colabore com as pessoas

O IPRC vem com o propósito de profissionalizar uma necessidade fundamental para qualquer organização: o de mitigar o risco comportamental.

Temos a intenção de, por meio da ciência e prática, difundir conhecimento e ferramentas que possibilitem o aprofundamento das causas que levam as pessoas cometerem atos antiéticos nas organizações.

 

3. Quais foram os maiores desafios para formar o Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental – IPRC?

Nosso maior desafio é o casamento entre o rigor científico com a forma desruptiva de comunicar.

Criar conteúdo com base em teoria e com metodologia consistente é fundamental para dar um alicerce para tudo o que criamos e desenvolvemos no IPRC, mas a teoria desassociada da prática pouco servirá para o dia a dia das empresas e pessoas. Por isso, transformamos estes conteúdos profundos em algo palatável e pragmático. A experiência está sendo riquíssima e temos certeza que o público a que se destina (Auditoria, Compliance, Segurança, RH, Jurídico).

 

4. Como surgiu a ideia para você e o Mario da Silva Junior escreverem o Manual do Entrevistador Investigativo Moderno?

Essa ideia na verdade nem foi uma ideia e sim uma demanda de diversos alunos, clientes e amigos. Há mais de 10 anos recebemos essa demanda e estamos maturando a ideia do livro desde então. Agora, depois de mais de 4.000 entrevistas com fraudadores e assediadores confessos, decidimos colocar nossa experiência e principalmente técnica em um livro.

E mesclamos bem as duas dimensões: teoria e prática o tempo todo. É imperdível!

Instituto Paranaense de Compliance entrevista o Presidente da Brasiliano INTERISK

Letícia Ribas, sócia fundadora da Veritaz Gestão de Riscos e Compliance, realizou uma entrevista exclusiva com o prof. Dr. Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, presidente da Brasiliano INTERISK, no dia 30 de outubro. 

A entrevista abordou temas relacionados a Compliance e é disponibilizada somente para os associados do o Instituto Paranaense de Compliance - IPACOM. 

Prof. Dr. Antonio C. R. Brasiliano ministra sobre “A Influência da 4ª Revolução Industrial no Controle Tributário”

O presidente da empresa de software Brasiliano INTERISK participou do 3º Fórum Internacional Tributário - FIT apresentando sobre como a 4ª Revolução Industrial interfere no Controle Tributário. 

O evento ocorreu dos dias 5 à 9 de novembro, com palestras presenciais e online, com o objetivo de sugerir modelos de tributação que visem a propiciar a máxima eficiência ao modelo tributário nacional.

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004

  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle