GESTÃO

 

Benefícios e Vantagens de uma Certificação Profissional

Dr. Renato Santos Figueiredo, CPSI,CISI,CIGR
Doutor em Ciências da Segurança (Espanha). Presidente CEAS-BRASIL e
secretário geral CEAS-INTERNACIONAL, capítulo Brasil.

O que garante uma certificação ao profissional de segurança?

Uma certificação aumenta as probabilidades, por exemplo, de que a pessoa que a ostenta, possua certos conhecimentos e habilidades em segurança, podemos citar algumas vantagens como:

- Melhora a sua imagem dentro de sua organização.

- Aumenta seu potencial de crescimento e oportunidades dentro da empresa

- Acelera seu desenvolvimento profissional

- Obtém reconhecimento profissional e pessoal

- Habilidade para desenvolver programas de formação internos com pessoal qualificado

- Participação em grupos de profissionais reconhecidos.

- O reconhecimento de suas habilidades como Especialista por colegas profissionais e diretores.

- Potencializar sua carreira profissional devido ao reconhecimento como profissional da área de segurança

- A satisfação pessoal de obter a certificação em sua carreira

- A certificação pode melhorar o rendimento geral, eliminar a incerteza e ampliar as oportunidades de mercado.

- O processo de obter e manter a certificação lhe ajuda a assegurar-se que está continuamente melhorando e refinando suas habilidades. 

Receberá potencialmente uns ganhos maiores por ser formalmente reconhecido como um profissional com experiência.

Uma certificação é uma declaração formal de uma instituição (pública ou privada, nacional ou internacional) que respalda que o candidato foi aprovado satisfatoriamente em um exame ou em uma série de trâmites estabelecidos pela instituição.

É interessante que algumas organizações que coordenavam uma ou duas certificações, viram uma oportunidade de mercado e expandiram sua oferta, mas para obter uma base de certificados em forma rápida implementaram o que eu traduziria como “fábrica de certificações”. Isso quer dizer que quando é outorgada uma certificação, o certificador permite que, cumprindo certos requisitos que incluem experiência comprovada em determinadas áreas e sem apresentar nenhum exame, o candidato receba sua certificação, pois me parece que não ajuda à homogeneidade no nível dos certificados. 

O problema é esperar uma certeza total sobre esses conhecimentos e habilidades. Por exemplo, se uma pessoa for um profissional certificado com a certificação CPSI, podemos supor (com uma alta porcentagem de probabilidade, mas não como uma garantia) que tem um bom nível de conhecimentos gerais sobre a segurança e alguns anos de experiência, pois de outro modo, seria quase impossível obter a certificação CPSI. Por outro lado, poderíamos estar seguros que tal profissional está qualificado para ocupar um posto diretivo em uma empresa na área de segurança.

Em minha opinião, uma das maiores debilidades de muitas certificações é que elas estão mais focadas em provar os conhecimentos dos candidatos, do que em qualificar suas habilidades para enfrentar e resolver os problemas diários do trabalho. Algumas certificações não avaliam, por exemplo, se essa pessoa poderá realizar com sucesso uma análise de riscos ou apresentar satisfatoriamente os resultados de uma auditoria de segurança. Por isso é muito importante uma criteriosa análise de currículo, onde o avaliado terá que possuir certas qualificações e cursos em diversas áreas de conhecimentos, como por exemplo: cursos na área de gestão e análise de riscos. 

Devo dizer que, sim, estou de acordo em que o pessoal se certifique; mas são duas coisas as que não me parecem adequadas: 

(1) que pensemos que por ter uma determinada certificação a pessoa possui, em forma automática, habilidades ou experiências para o trabalho que vai desempenhar, e (2) que vejamos as certificações como um objetivo.

Em outras palavras, acredito que deveríamos estar mais preocupados em melhorar nossos conhecimentos de segurança, incluindo os conhecimentos técnicos muito específicos de temas como Gestão de Riscos, ou os detalhes de uma determinada tecnologia, para somente depois, obtermos uma certificação.

Os certificados profissionais permitem validar as competências e habilidades de um profissional em diferentes áreas de especialização que muitas empresas necessitam. Este tipo de certificação pode ser obtido mediante a certificação de habilidades, ou através de formação específica, presencial ou através de cursos online focados à obtenção de uma certificação profissional concreta.

Obter um certificado profissional supõe o reconhecimento oficial de que uma pessoa tenha habilidades concretas, por isso é muito importante para o crescimento profissional e para a busca de emprego qualificado. Mas a certificação profissional não só contribui para o desenvolvimento profissional, como também para o desenvolvimento pessoal, dando segurança ao profissional de que suas habilidades estão reconhecidas. Neste sentido, os certificados profissionais permitem diferenciar-se e ser mais competitivos.

A certificação profissional é um reconhecimento profissional de competências e habilidades.

A certificação contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dando ao profissional a segurança de possuir as pautas adequadas para levar a cabo seu trabalho.

Os profissionais certificados deverão estar sempre em dia quanto aos novos conhecimentos e estratégias de gestão, dispondo das ferramentas para a melhora contínua.

A cada momento que passa, o mercado de trabalho fica mais exigente, e isto está fazendo com que os profissionais estejam cada vez mais preparados para essas mudanças que ocorrem quase que diariamente.

A obtenção de uma certificação profissional surge dessa forma como uma ferramenta fundamental para os profissionais da área de segurança que almejam conquistar sucesso em sua carreira profissional.

E mesmo após ter obtido a sua certificação o profissional terá que buscar sempre a sua qualificação profissional, pois, a mesma é uma ferramenta de fundamental importância para o seu continuo crescimento profissional e até mesmo para quando for efetuar a renovação de sua certificação, pois o profissional deverá atingir um certo número de créditos, através de certas formas de se qualificar, que vai desde os cursos de segurança e até os famosos MBA`s, Congressos, Seminários, etc. O importante é que o profissional certificado esteja sempre se atualizando.

Obtenha um reconhecimento profissional e faça parte do grupo de profissionais que já se beneficiaram das vantagens que outorga uma certificação profissional da Corporación Euro Americana de Seguridad (CEAS-INTERNACIONAL)*.

* CEAS - Corporación Euro-Americana de Seguridad, é uma rede internacional dedicada ao fomento da formação e profissionalização avançada ao âmbito da segurança. Essa Associação Internacional é composta por profissionais, funcionários, funcionários públicos e empresários comprometidos ou vinculados à prestação de serviços de segurança.

O CEAS Brasil é uma instituição que tem como objetivo responder às demandas de todos os setores da sociedade para alcançar maior eficácia nos serviços públicos e privados dedicados ao campo, contribuindo com o bem-estar social, através do desenvolvimento da cultura de segurança.

Os membros do CEAS Brasil detêm e projetam uma imagem de mérito e um alto senso de identidade, satisfação e solidariedade com a instituição e seus membros.

Nossas redes sociais
Brasiliano INTERISK
Contato

Rua Barão de Jaceguai, 1768 - Campo Belo
São Paulo - SP - CEP: 04606-004

  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle